TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS PARA ENTRETER AS CRIANÇAS VISANDO MINIMIZAR E LIDAR COM A ANSIEDADE DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Por:   •  25/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

ANGÈLICA REIS SILVA RODRIGES, AYANNE VICTÓRIA COSTA BARBOSA, DAIANE CRISTIANE DA CRUZ, FRANCIELE CRISTINE DOS SANTOS ARAUJO, LÍVIA MARIA DA SILVA MACHADO, LUIS VELOSO SIMAO, THAYNARA PRISCILA DE OLIVEIRA SILVA;

TÉCNICAS PARA ENTRETER AS CRIANÇAS VISANDO MINIMIZAR E LIDAR COM A ANSIEDADE DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Belo Horizonte

2020

 ANGÈLICA REIS, AYANNE VICTÓRIA, DAIANE CRISTIANE, FRANCIELE ARAUJO, LÍVIA MARIA, LUIS VELOSO, THAYNARA PRISCILA;

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Projeto de intervenção apresentado ao curso de psicologia da Faculdade de Minas como requisito parcial à disciplina trabalho interdisciplinar supervisionado – Tis III

Orientadora: Cintia Yoshihara

Belo Horizonte

2020

Sumário

Sumário        3

1.        Tema        4

1.2        Problema        4

2.        Justificativa        5

3.        Objetivo geral        6

4.        Revisão Bibliográfica        6

5.        Método        8

6.        Cronograma        18

7.        Resultados esperados        18

8.        Referências        19

  1. Tema

O presente trabalho terá como tema a ser trabalhado “As crianças e o isolamento social em uma situação de isolamento”, neste projeto o objetivo e oferecer dicas e opções de atividades e informação para as crianças e seus pais ou responsáveis, contribuindo, no entanto para o controle de uma possível ansiedade e uma melhora de qualidade de vida nessa situação de isolamento.

  1.  Problema

O tema desta intervenção coloca-se uma questão a ser resolvida: Como se pode ajudar as crianças e os pais ou responsáveis a lidarem com a nova rotina neste período de isolamento social?

Para a resolução do mesmo pensa-se como projeto de intervenção, a confecção de vídeos curtos, divididos em três episódios. O primeiro será um vídeo produzido para as crianças, realizado com fantoches, explicando de forma lúdica e na linguagem delas sobre aCovid-19 e a importância com a higienização e o isolamento social. O segundo episódio também realizado com fantoches trará dicas de brincadeiras e entretenimentos para ser realizado com as crianças em casa. E o terceiro episódio vai abordar sobre a importância de manter uma rotina neste período de isolamento social.


  1. Justificativa

Devido à crise gerada pela pandemia do vírus covid-19, foram criadas várias medidas de segurança, para a contenção do avanço da contaminação pelo novo Covid-19 dentre elas, o que mais afetou a população foi o isolamento social, que impede a interação entre pessoas. Foi escolhido o presente tema pois, as crianças, passaram a ficar em casa, sem poderem comparecer as atividades e brincadeiras nos ambientes escolares e públicos, que são utilizadas muitas vezes para o seu desenvolvimento.

Nesta situação de afastamento social, faz com que as pessoas mudem suas rotinas e deixem de realizar suas atividades normais, podendo gerar nas crianças um quadro de ansiedade, pois ainda não possuem ainda um pleno entendimento da situação.

Pretende-se através deste trabalho preventivo, auxiliar as crianças a compreender de forma lúdica o cenário que estamos vivendo; criar conteúdo capaz de contribuir para gerar momentos em família; e demonstrar como uma rotina equilibrada pode ser importante em uma situação de isolamento.

  1. Objetivo geral

Tendo em vista o atual cenário brasileiro de afastamento social, esse trabalho tem como objetivo geral promover um melhor convívio familiar durante o período de isolamento, através de atividades lúdicas e também da conscientização das crianças sobre a importância das medidas preventivas adotadas pelo governo, para que desse modo a relação entre pais e filhos, possam ocorrer de forma saudável, nestes tempos de isolamento.

  1.  Objetivos específicos

  1. Trazer informações pertinentes de entretenimento sobre o covid-19, a importância das medidas de higiene preventivas e o isolamento social durante esse período.
  2. Sugerir atividades que possam ser feitas dentro de casa, para que as famílias possam estar realizando durante o período de isolamento.
  3. Falar sobre a relevância da elaboração de uma nova rotina durante o isolamento social.

  1. Revisão Bibliográfica

De acordo com o Uol, Folha de S.Paulo (2020), o corona vírus no ano de 2002 e 2003 matou mais de 800 pessoas no mundo e 42% dos sobreviventes desenvolveram algum transtorno. Pesquisa realizada pela revista East Asian Arch Psychiatry em 2014.

Dessa forma é possível imaginar um grande aumento nos casos de ansiedade e depressão durante o isolamento, que de fato aconteceu. A revista veja (2020) trouxe uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mostrando um crescimento de 50% da depressão e de 80% da ansiedade desde o início do isolamento no brasil.

No mês de dezembro de 2019 foi confirmado o primeiro caso da síndrome respiratória aguda grave (Corona vírus SARS-CoV-2) na China, logo após sendo nomeada de COVID19, até trinta e um de março de dois mil e vinte obteve cerca de trinta e nove mil e quatorze mortes no mundo. De acordo com Souza e Cristina (2020) o COVID19 e uma doença que se caracteriza por ter um quadro de dificuldade respiratória aguda, podendo gerar infecções até ocasionar uma pneumonia vira, onde pessoas idosas e pessoas com algum problema de saúde constante como diabetes seriam caracterizadas como grupo de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com