TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM EDEMA CEREBRAL

Por:   •  24/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 8

         CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO[pic 1]

EDEMA CEREBRAL

UBERLÂNDIA  

MAIO,2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO[pic 2]

DURÂES, MURILLO HENRIQUE NOGUEIRA

LEMOS, AMANDA CASTILHO  

OLIVEIRA, DAMARIS SOUZA DE  

SILVA, GISLAYNE DOS SANTOS  

EDEMA CEREBRAL

GERALDO MAGELA CARDOSO FILHO

VIVIANE RODRIGUES VIEIRA ALBINO

UBERLÂNDIA

 MAIO ,2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO[pic 3]

EDEMA CEREBRAL

Atividade interdisciplinar relativo

ao 5º período do curso de Fisio-

terapia, do Centro Universitário

de Uberlândia , sob a orientação

dos docentes Geraldo Magela Cardoso

Filho e Viviane Rodrigues Vieira

Albino.

UBERLÂNDIA

 MAIO ,2016

                                Introdução    

 Edema é definido como acúmulo de líquido no espaço intersticial. Na prática clínica, nos deparamos com pacientes com edemas de pequenas dimensões, localizados, por exemplo, em uma extremidade de um membro. Em outras situações, somos apresentados a pacientes com grandes edemas, envolvendo, inclusive, cavidades. (COELHO EB ,2004).

São vários os tipos de edema, entre eles: edema Localizado nele é comum o edema inflamatório. Generalizados em sua maioria são edemas renais, cardíacos e  pulmonares.( Cotran,2000).

Quanto mais cedo as primeiras medidas foram tomadas melhor será os resultados , pois o edema tem como consequência diminuição da concentração de sódio, isquemia pela diminuição de oferta de sangue, um déficits neurológicos graves,como hemiplegias e hemianestesia completas, hemi anopsia, descio forçado do olhar e da cabeça , diminuição de retorno venoso, perda da força muscular e comprometimento das articulações .

É importante conhecimento sobre o edema de forma geral independente do tipo de edema , pois esse problema é grave, e quanto mais cedo o tratamento melhor será o prognóstico do paciente, e a fisioterapia  tem um papel importante  para reabilitação do paciente .

 

                              Objetivo  

Tem como objetivo principal a aprimoração dos conhecimentos, sobre o edema de uma forma geral e sobre o edema cerebral que é o do nosso tema, causas, sintomas, e tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico. A fisioterapia entra com a utilização dos métodos de tratamento como kabat, bobath, fortalecimento, reeducação funcional, caso haja alguma sequela após a cirurgia.

                   Metodologia    

Os artigos, foram pesquisados no site da scielo como também no google acadêmico, foram encontrados vários artigos alguns não estavam tão completos sobre o nosso tema, selecionamos os mais interessantes e que traziam uma linguagem melhor, e mais clara e objetiva sobre o edema cerebral e todos os escritores dos artigos que foram citados são neurologistas.

 Durante nossas pesquisas foram encontrados 3.050 artigos e selecionamos 5 para nossas pesquisas de conhecimento e informação dos anos de 2000,2014,1982,2003.

Uma parte do trabalho será apresentado em banner em uma data selecionada pela universidade do triângulo mineiro.

 

                                        Desenvolvimento    

 

O edema cerebral é o acúmulo anormal líquido nos espaços intersticial e/ou intracelular, resultante do funcionamento inadequado dos mecanismos de transporte da água e eletrólitos entre os capilares eespaços extra e intracelular (Wood, 1985; Lundberg,1974; Pope,1977). De acordo com o mecanismo de formação, pode ser subdividido em vasogênico e citotóxico (Klatzo, 1972)  

Edema Vasogênico resulta da quebra da barreira hematoencefálica que provoca aumento da permeabilidade do endotélio capilar e permite a passagem de água e proteínas do plasma para o espaço intersticial (Bakay, 1985; Bourke, 1977). A partir do local de lesão, o líquido do edema espalha-se pela substância branca adjacente por gradiente de pressão (Reulen 1977). A sua resolução ocorre pela reabsorção para dentro do sistema vascular por diminuição da pressão oncótica do líquido do edema devida à redução da quantidade de proteínas deste líquido causada por sua incorporação por diferentes tipos de células, especialmente os astrócitos (Persson 1976)

Edema Celular ou Citotóxico é o acúmulo de líquido no espaço intracelular, caracterizado por um aumento do volume intracelular e redução do volume extracelular (Hossman, 1976). O mecanismo ultra-estrutural do edema celular é a alteração da permeabilidade celular. Segundos após a falência da bomba de Na+ e K+ , verificase o acúmulo de água e Na+ dentro da célula e de K+ no líquido, cujo grau depende da duração e intensidade da isquemia extracelular (Astrup, 1982) .Os astrócitos edemaciados interferem com o transporte de solutos e gases para o neurônio e comprimem os capilares, acentuando a isquemia, fatores estes que contribuem para hipóxia e para morte neuronal. A reversão do edema intracelular pode ocorrer quando os mecanismos de troca iônica ativa na membrana celular são restabelecidos.

 O edema cerebral é o inchaço de uma região delimitada do cérebro ou de todo ele, resultante do aumento de líquidos dentro e entre as células que o compõem, aumentando o seu volume e, assim, a pressão intracraniana. Na hidrocefalia, em que o líquido se acumula nos ventrículos cerebrais, tem-se uma situação parecida de hipertensão endocraniana (Figueira, 2014) 

   

O edema cerebral tem uma natureza bifásica. Inicialmente, a falência nas bombas de sódio dependentes de energia leva ao edema intracelular pelo acúmulo de sódio e água dentro da célula. Com a reperfusão do sangue e quebra da barreira hematoencefálica no tecido isquêmico ocorre edema extracelular, pelo acúmulo local de proteínas plasmáticas e celulares. Com a progressão do edema há deslocamento das estruturas encefálicas através da linha média. Muitas vezes o volume do edema não é compensado pela acomodação de outras estruturas resultando em elevação da PIC. As alterações no tecido isquêmico e a elevação da PIC serão responsáveis pelo declínio neurológico do paciente (Magalhães, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com