TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE TIRADENTES PSICOLOGIA

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE TIRADENTES

PSICOLOGIA 


RAFAELA OLIVEIRA MENEZES











PSICOGERONTOLOGIA - 

ANÁLISE DO FILME “LITTLE MISS SUNSHINE’’


















Aracaju

2020

RAFAELA OLIVEIRA MENEZES

ANÁLISE DO FILME “A PEQUENA MISS SUNSHINE’’





Atividade de medida de eficiência apresentada à Universidade Tiradentes como parte da nota da II unidade para a disciplina de Psicogerontologia, sob orientação da Prof.ª Livia Melo de Barros, no 1º semestre de 2020.














Aracaju

                                                     2020

LITTLE MISS SUNSHINE. Direção: Jonathan Dayton e Valerie Faris. Roteiro: Michael Arndt. Estados Unidos. Fox Searchlight Pictures. 2006. 1 DVD (102 minutos)


[pic 1]

“O verdadeiro fracassado não é alguém que não vence. O verdadeiro fracassado é aquele que tem tanto medo de não vencer que não chega a tentar” - Avô de Oliver.


A Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, 2006) trata-se de um filme de comédia dramática (com traços de humor negro) que apresenta em seu roteiro a trajetória de vida da menina Olive e a sua família, os Hoover, que ao longo da trama mostra-se bastante conturbada. Desse modo, a dinâmica familiar é negativamente influenciada pelas problemáticas e peculiaridades e cada membro, fugindo do padrão de família romantizada que costuma aparecer nos filmes desse gênero. Além disso, são abordadas diversas questões sociais, sem perder o tom de humor. 

Desse modo, diante de uma situação familiar complexa, surge a notícia que Olive foi classificada no concurso "A Pequena Miss Sunshine" na Califórnia. Então, toda a família viaja para levá-la rumo ao seu sonho: O avô paterno de Olive, que ensaia todos os dias a neta para o concurso e que foi expulso de uma casa de repouso pelo uso de drogas; o pai Richard, que vende um programa de auto-ajuda para quem quer ser um vencedor, apesar de não obter muito êxito com isso; a mãe, que apesar de valorizar a honestidade, é uma fumante compulsiva que desmente tal hábito; o tio Frank, que é homossexual e acaba de tentar um suicídio, e é recomendado que fique ao lado da família; e o irmão mais velho de Olive, o Dwayne, um típico jovem roqueiro e filosófico, que obcecado em ser piloto da Força Aérea, decide fazer um "voto de silêncio" até conseguir. 

Acima de qualquer coisa e apesar de tudo, a família se une em prol de um foco e decidem levar a pequena Olive, sonhadora e desengonçada, rumo ao que deseja. Logo, é nessa viagem de três dias em uma kombi velha que o filme acontece, em meio a momentos de alegria, tristeza e descobertas nessa jornada. Assim, de forma cativante e comovente, questões que ainda são tabus são vistas com frequência, como por exemplo, a dependência química do avô, em plena terceira idade. Além de assuntos como: depressão, suicídio, padrão moderno de beleza, conceito de fracasso e sucesso, vícios, entre outros. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (250.5 Kb)   docx (186.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com