TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Resumo Fahrenheigt 451

Por:   •  25/9/2018  •  Resenha  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO FAHRENHEIGHT 451

A história do livro  é contada em um mundo fictício de 1990,onde a estrutura  social é bem diferente do que conhecemos. A obra de Ray Bradbury descreve uma sociedade que vive sobre uma lei anti-livros. Nesta a função dos bombeiros passa a ser queimar toda e qualquer obra literária, logo, quem as possuía era visto e tratado como criminoso. Dada essa construção, no desenrolar da historia podemos identificar neste grupo os seguintes pontos:

Ideologia: A idéia defendida pelo governo, reafirmada pelos bombeiros e seguida cegamente pela sociedade, é o entendimento de que os livros  são em sua totalidade geradores de infelicidade,frustração e loucura nos cidadões de bem,portanto proibidos.

Pensamento: A ideologia imposta no grupo apresentado, provoca uma perda do pensamento e questionamento dos indivíduos,tornando-os assim apenas marionetes,vivendo no automático.Todo e qualquer fruto desse mundo era visto como normal,sem questionamentos. Com isso não enxergavam mais nada além de diversões imediatas que as deixaria entretidas e “felizes”.  Logo A felicidade é obtida por não se ter tempo para pensar ou refletir, as pessoas são bombardeados por informações, imagens ,situações, cores, sons tudo muito rápido para tornar impossível o refletir sobre o que está acontecendo a sua volta. 

Linguagem: Baseava-se no que viam na tela,era influenciada.

Comunicação: A falta dos livros e excesso de telas os fazia manter uma rotina superficial, e conseqüentemente sua comunicação baseava-se em coisas superficiais, não pertencentes ao real viver, as pessoas não conversavam.

Grupo:?

Identidade: ?

Resumo:

 Guy Montag, um bombeiro de 30 anos é o personagem principal.Seu trabalho de incinerar livros parecia lhe agradar,até a noite em que conhece Clarisse MecCleann, que ao levantar um tanto de questionamentos sobre o funcionamento do mundo  da o pontapé inicial para Guy ter um “despertar de consciência” sobre o que acontecia em sua volta. Após sua breve conversa com Clarisse, Guy chega em casa e se depara com sua mulher tendo overdose por excesso de medicamentos para dormir (prática cada vez mais comum naquela sociedade).O episódio foi resolvido rapidamente,no entanto, deu inicio ao ciclo de indagações e hesitação que tomaria conta dos dias de Montag á partir daquela noite. Clarisse sumiu rapidamente dos cenários, o bombeiro sentiu sua falta e pensando no que a jovem  lhe dissera em seus poucos encontros,Guy começou a questionar seu casamento, sua vida e até mesmo seu trabalho.

Em uma noite de trabalho como as demais, Montag atende uma denúncia em que uma senhora escondia diversos livros no porão de sua casa, e para a surpresa do bombeiro, a mulher preferiu ser queimada juntos aos livros à se entregar como criminosa.O ocorrido perturbou ainda mais a mente confusa de Guy,que se questionou sobre o conteúdo dos objetos literários tão demonizados e quando se deu conta havia pego um dos livros que seriam queimados e levou para casa (o que o tornaria criminoso). Depois daquela noite Guy não queria mais trabalhar, e para fugir de seu oficio, na manhã seguinte disse que está doente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com