TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo sobre a Influência dos Jogos Eletrônicos sobre os Usuários.

Por:   •  27/10/2017  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Graduação em Psicologia

Josué Alves

Karoline Evelyn

RESENHA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Poços de Caldas

2017

ARTIGO 1.  

BATISTA, M. de L. S.; QUINTÃO, P. L.; LIMA, S. M. B.; Um estudo sobre a Influência dos Jogos Eletrônicos sobre os Usuários. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, n. 4. Jan/Jun. 2008.

Disponível em: < http://re.granbery.edu.br/artigos/MTM4>

Os jogos de videogame influenciam seus jogadores tanto positiva quanto negativamente, isto porque os jogos de videogame exigem o desenvolvimento de uma série de habilidades (AGUILERA E MÉNDIZ; 2003 apud BATISTA et. Al; 2008) para que os jogadores possam superar os diversos desafios que se encontram neles, estimulando o pensamento lógico (ABRAGAMES, 2004 apud BATISTA et. Al, 2008).

1.1 As influências positivas

Algumas habilidades que se desenvolvem ao longo de um jogo seriam, a habilidade de observação, representação espacial, resolução de problemas e toma de decisões, planejamento de estratégias, habilidade motora; desenvolvimento de discernimento visual e atenção seletiva; desenvolvimento de lógica indutiva; desenvolvimento cognitivo em aspectos científicos e técnicos; desenvolvimento de habilidades complexas e indução de descobertas. (BATISTA et. al; 2008). Os jogos também desenvolvem outros elementos além de habilidades cognitivas e motores, como por exemplo a curiosidade, a autoconfiança, iniciativa e desenvolve a procura por aprendizagem de novas linguagens para interação com os jogos (RIZZI, 1994; apud BATISTA et. Al; 2008)

Atualmente vemos cada vez mais a inserção de jogos de videogame nas escolas como métodos e técnicas auxiliares pedagógicas, pois são considerados excelentes elementos motivadores para aprendizado, estimulando o desenvolvimento das diversas habilidades (FALKEMBACH et. al.; 2006; apud BATISTA et. al.; 2008).

1.2 As influências Negativas

Claro que não somente existem influências positivas com relação a jogos de videogames, o uso inadequado assim como sua frequência não monitoria, podem causar problemas de saúde, físicos e emocionais, assim como gerar um vício (BATISTA et. al; 2008), assim o prazer de jogar pode se tornar um tensão (MENA, 2003; apud BATISTA et. al.; 2008) quando não se está em contato com o jogo, podendo gerar sintomas como insônia, baixo rendimento escolar, isolamento de convívio social e físico, cansaço físico e mental (MENA, 2003; apud BATISTA, 2008), anorexia e aumento de pressão arterial (ONG, 2033; apud Batista, 2008).  Outros elementos físicos podem ser abordados como problema de cansaço visual, dores de cabeça, problemas posturais, e, alguns jogos, utilizam-se de mensagens subliminares para os jogadores, podendo os mesmo manterem certos pensamentos negativos (ONG, 2003; apud BATISTA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com