TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO DE LEITURA: UM OLHAR PARA O QUE DIZEM OS ALUNOS

Por:   •  5/5/2016  •  Artigo  •  6.078 Palavras (25 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 25

TÍTILO: A PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO DE LEITURA: UM OLHAR PARA O QUE DIZEM OS ALUNOS

NOME DA AUTORA: ANUCIATA MORETTO

INSTIUIÇÃO: (NEAD) CRUPO UNIASSELVI

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo geral analisar o que dizem os alunos sobre a participação em um projeto de leitura denominado “A poesia como meio incentivador da leitura”. Este projeto realizou-se em uma escola da rede Estadual de Ensino de Educação na cidade de Indaial, Santa Catarina, no período de março de 2004 a novembro de 2009. O objetivo era despertar o interesse e o gosto pela leitura através da poesia. Na época, havia alunos que não demonstravam interesse nem gosto pela leitura e, consequentemente, apresentavam dificuldades na escrita. Os sujeitos da pesquisa são cinco alunos, que participaram dos cinco anos de projeto e já concluíram o Ensino Médio. A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo e foi realizada a partir de um questionário enviado por e-mail aos alunos. A partir dos questionários realizados, percebeu-se que o trabalho com a poesia em sala de aula despertou e motivou o gosto pela leitura, construindo e produzindo conhecimentos, incentivando a criatividade e estimulando as inteligências múltiplas. Além disso, resgataram-se os valores humanos que são pouco trabalhados no dia a dia, como a humanização dos indivíduos. Por fim, através do questionário, depreende-se que o projeto alcançou resultados positivos na vida dos educandos. Realizando este trabalho diversificado e criativo, a oralidade, a leitura e a escrita tornaram-se consequência do objeto.

Palavras-chave: Projeto de Leitura; Poesia; Alunos.

ABSTRACT: The actual article aims at analyzing what the students say about participating in a reading project called "Poetry as a means of encouraging reading." This project took place in a school of the statewide network of Schools of Education in the city of Indaial, Santa Catarina, from March 2004 to November 2009. The objective was to arouse the interest and love of reading through poetry. At the time, there were students who showed no interest or taste for reading, and therefore had difficulties in writing. The study participants are five students who participated in the five years of the project and have completed high school. The research developed is qualitative and was conducted from a questionnaire sent by e-mail to students. From the questionnaires applied, it was noticed that the work with poetry in the classroom awakened and motivated the taste for reading, constructing and producing knowledge, encouraging the creativity and stimulating multiple intelligences. Furthermore, the human values that are not worked in a daily basis were rescued, as the humanization of individuals. Finally, through the questionnaire, it is noticed that the project has achieved positive results in the lives of students. Performing this diverse and creative work; speaking, reading and writing became a consequence of the object.

Key-words: Reading Project; Poetry; Students.

1 INTRODUÇÃO

As dificuldades encontradas pelos professores para desenvolver a escrita e a leitura em alunos do ensino Fundamental e Médio, são constantes. Muitas vezes, o educando lê e escreve por obrigação. Diante dessa realidade, leem pouco e apresentam dificuldades de leitura, interpretação e em expor suas ideias. Não conseguem formular opiniões, deixando de ter um olhar de leitor crítico. Por vezes, não demonstram interesse nem gosto pela leitura e, por consequência, apresentam dificuldades na escrita.

Essas dificuldades são visíveis nas produções de textos. As sentenças são mal formuladas e redigidas, além de não terem sentido, pois está faltando o conhecimento de mundo para produzirem. Carecem de leituras para criarem textos de forma crítica, de um cidadão engajado na sociedade. Esta, por sua vez, exige que as pessoas dominem a língua falada, a leitura e a escrita. A escola é um dos espaços responsáveis por trabalhar e estimular esses conhecimentos.

Durante a caminhada como professora e os anos de experiência, percebe-se que, na sala de aula, existem diversos alunos com dificuldades e que acabam se desinteressando pela leitura. Foi devido a essas dificuldades percebidas que surgiu a proposta do desenvolvimento de um projeto de leitura, com o tema: “A poesia como meio incentivador da leitura”. A intenção era realizar o estudo de poemas como subsídio para despertar no educando o gosto pela leitura, bem como desenvolver a oralidade, escrita e a formação de leitores críticos e conscientes de seus direitos. Além de desenvolver habilidades de imaginação, de expressividade, de fantasia, de criatividade e ao mesmo tempo mostrar a vida de uma forma mais poética, resgatando valores que andam esquecidos pela sociedade. Nesse contexto, os educandos têm maior liberdade para construir seu conhecimento.

A partir do exposto, desenvolve-se o presente artigo com o objetivo de analisar o que dizem os alunos sobre a participação no projeto de leitura. Para alcançar esse objetivo foram formulados três objetivos específicos, a saber: identificar o papel do projeto na vida dos alunos, descrever a sua participação no referido projeto e discutir a compreensão sobre o uso da poesia em sala de aula. Com esses objetivos, busca-se responder à seguinte pergunta: o que dizem os alunos sobre a sua participação em um projeto de leitura na escola?

Após essa breve introdução, será apresentado o projeto que instigou a realização dessa pesquisa. Em seguida será descrita a metodologia utilizada. Na sequência, será apresentado o aporte teórico que guia o estudo desenvolvido, para, assim, poder discutir o que dizem os alunos que responderam ao questionário. Para finalizar, serão feitas considerações sobre os enunciados dos alunos na pesquisa.

1.1 A POESIA COMO MEIO INCENTIVADOR DA LEITURA: O PROJETO

O projeto “A poesia como meio incentivador da leitura”, foi desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino de educação na cidade de Indaial, Santa Catarina. O referido educandário atende aos educandos nos períodos matutino, vespertino e noturno. Possui em torno de 1700 alunos. Para envolver o maior número de alunos, o projeto foi desenvolvido nos três períodos, cada aluno participava em seu turno. Participaram alunos da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O projeto teve início em março de 2004 e término em novembro de 2009. Teve, portanto, a duração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com