TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO NOVO OLHAR - REGIÃO NORDESTE

Por:   •  30/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  13.627 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO

INTERDISCIPLINAR:

NOVO OLHAR -

REGIÃO

NORDESTE

JUSTIFICATIVA:

Uma das mais importantes regiões na construção do Brasil nos aspectos históricos, econômicos e culturais é a Região Nordeste. Sua riqueza cultural se deve principalmente pela diversidade étnica de seus primeiros habitantes: povos indígenas, europeus e africanos. Essa pluralidade cultural se manifestou nas mais diversas áreas, por meio das artes, da música, da dança, do teatro, da literatura, de sua culinária, entre outras. A Região Nordeste também é berço de notáveis personalidades músicos, artistas, humoristas, atores, escritores, políticos, pensadores, esportistas, cientistas... Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, José de Alencar, Chacrinha, Renato Aragão, Romero Britto, Marta, são alguns exemplos. As personalidades nordestinas são inúmeras, muitas apesar de não serem famosas, contribuíram para a formação dessa maravilhosa região.

Diante da riqueza de aprendizado que a cultura Nordestina pode proporcionar, desenvolvemos o PROJETO NOVO OLHAR- REGIÃO NORDESTE com o intuito de agregar novos conhecimentos em nossos educandos, de despertar o interesse sobre diversos aspectos que envolvem a Região Nordeste além de (re)conhecer e valorizar essa fantástica região.

OBJETIVO GERAL:

•Possibilitar ao aluno um conhecimento amplo sobre a Região Nordeste, nos seus mais variados aspectos: históricos, culturais, sociais, geográficos, dentre outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Promover a aproximação do aluno com a cultura nordestina;

• Valorizar a diversidade cultural nordestina em seus diversos aspectos;

• Reconhecer as contribuições da cultura nordestina para a formação de nosso país;

• Possibilitar o aluno o conhecimento da linguagem de cordel;

PÚBLICO ALVO:

5º ano Ensino Fundamental

DURAÇÃO:

01 semana

DESENVOLVIMENTO:

O PROJETO NOVO OLHAR - REGIÃO NORDESTE será desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Artes, Língua Portuguesa e Educação Física.

DISCIPLINA

TEMA

História

Formação da região, colonização, fatos e personalidades históricas.

Geografia

População, clima, relevo, vegetação, hidrografia.

Artes

Manifestações culturais: dança e teatro, música, culinária.

Língua Portuguesa

Literatura de cordel e linguagem regional.

Educação Física

Dança: Xaxado

*Obs.: Essas são apenas algumas sugestões de temas a serem trabalhados, outros poderão ser acrescidos a critério do professor e de acordo com as necessidades da turma. As estratégias adotadas e a forma que as atividades serão realizadas ficará a encargo dos professores.

 Abaixo estão descritas alguns temas que poderão ser abordados nas disciplinas.

ETAPAS

AÇÕES

DURAÇÃO

Conhecendo o projeto

Apresentação do projeto ao corpo docente e discente.

01 dia

Elaboração de

Atividades

Aulas expositivas e dialogadas; Pesquisas feitas na escola ou como atividades de casa; Trabalhos realizados em duplas ou grupos; Rodas de conversa; Confecção de material para exposição no dia da culminância sobre: Aspectos históricos e geográficos, construção da Região Nordeste e curiosidades sobre a mesma; Folclore regional; Danças; Culinária; Literatura de cordel; Origem do Xaxado; Ensaios para a apresentação dentre outros.

04 dias

*Incluindo a apresentação do mesmo.

Culminância

Exposição dos trabalhos desenvolvidos durante a semana e apresentação de dança: Xaxado.

01 dia

Avaliação

A avaliação ocorrerá por meio da observação permanente do professor durante as etapas do projeto, de registros (fichas de avaliação) e através da realização de testes em grupos e da avaliação bimestral.

__

CRONOGRAMA

CONHECIMENTO

A Região Nordeste é formada por nove estados litorâneos e ocupa uma área de 1.554.291.607 km², o equivalente a 18,27% do território brasileiro. Inicialmente essa região era coberta por uma vasta extensão da Mata Atlântica, porém com sua exploração econômica passou a sofrer um grande processo de desmatamento.

Composta por nove estados: Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Bahia (BA). É economicamente uma das regiões que mais crescem no Brasil, de acordo com dados do PIB de 2014 o Nordeste cresceu 3,7%.

O Nordeste também se destaca por suas festas folclóricas, sua culinária, seu riquíssimo artesanato, e lindas paisagens de tirar o fôlego. Nele é situado o território de Fernando de Noronha, um arquipélago de formação vulcânica (com vinte ilhotas) localizado no Oceano Atlântico a 350 quilômetros do litoral pertencente atualmente ao Estado de Pernambuco. Possui cerca de 26 quilômetros quadrados, mas apenas a ilha principal é habitada. O referido arquipélago é habitat de inúmeros tipos de pássaros e de peixes, é considerado uma área de preservação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (462.3 Kb)   docx (312.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com