TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Relatório de pesquisa: VISÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  1.193 Visualizações

Página 1 de 4

VIGOTSKI

Quando falamos no desenvolvimento humano, não podemos deixar de falar no nome do autor soviético Vigotski. Lev Semenovich Vigotski nasceu no ano de 1896, ele faleceu muito jovem apenas com 37 anos de idade. Vigotski foi um dos teóricos que buscou uma alternativa dentro do materialismo dialético para p conflito entre as concepções idealista e mecanicista na Psicologia. Junto com Luria e Leontiev, construiu propostas teóricas inovadoras sobre temas como relação e pensamento e linguagem, natureza do processo de desenvolvimento da criança e o papel da instrução no seu desenvolvimento.

Vigotski foi ignorado no Ocidente, e mesmo na ex União Soviética a publicação de suas obras foi suspensa entre 1936 e 1956. Atualmente, no entanto, seu trabalho vem sendo estudado e valorizado no mundo todo. Vigotski não via o homem um ser passivo, consequência dessas relações. Entendia o homem como ser ativo, que age sobre o mundo.

A VISÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos: instrumental, cultural e histórico. E é Luria que nos ajuda a compreendê-los.

• O aspecto instrumental refere-se à natureza basicamente mediadora das funções psicológicas complexas. Ex: costume popular de amarrar um barbante no dedo para lembrar algo.

• O aspecto cultural da teoria envolve os meios socialmente estruturados pelos quais a sociedade organiza os tipos de tarefa que a criança em crescimento enfrenta. Um dos instrumentos básicos criados pela humanidade é a linguagem. Por isso Vigotski deu ênfase, em toda sua obra, à linguagem. E sua relação com o pensamento.

• O aspecto histórico, como afirma Luria, funde-se com o cultural, o homem usa, para dominar seu ambiente e seu próprio comportamento. Os instrumentos culturais expandiram os poderes do homem e estruturaram seu pensamento.

No estudo que Vigotski fez, sobre o desenvolvimento da fala, sua visão fica bem clara: inicialmente, os aspectos motores e verbais do comportamento estão misturados.

Todos os movimentos e expressões verbais da criança, no inicio de sua vida, são importantes, pois afetam o adulto, que os interpreta e os devolve à criança com ação ou com a fala. A fala inicial da criança tem, portanto, um, papel fundamental no desenvolvimento de suas funções psicológicas.

VIGOTSKI E PIAGET

Se compararmos os dois maiores teóricos do desenvolvimento humano, podemos dizer, correndo algum risco de sermos simplistas, que Piaget apresenta uma tendência hipercons trutivista em sua teoria. Maturação, experiências físicas. Vigotski por sua vez enfatiza o aspecto interacionalista, pois considera que é no plano intersubjetivo, quer dizer na troca entre pessoas, que tem origem às funções mentais superiores.

A teoria de Piaget apresenta também a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico.

A teoria de Vigotski, por outro lado, também apresenta um aspecto construtivista, na medida em que busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento a partir do mecanismo de internalização.

VIGOTSKI

Vigotski foi um autor que produziu toda sua obra no inicio do nosso século, pois morreu muito cedo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com