TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

Por:   •  10/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

VITAMINA

NOMENCLATURA

FUNÇÕES

CARÊNCIAS/ SINTOMAS

FONTES

B1

Pirofosfato de Tiamina (Tiamina)

Interfere no metabolismo dos carboidratos, como integrante de uma enzima essencial para a degradação da glicose e para a produção de energia;

Serve como coenzima no processo de descarboxilaçãooxidativa do piruvatoe alfa-cetoglutarato;

Mantém o sistema nervoso circulatório em bom funcionamento;

Previne o envelhecimento;

Melhora a função cerebral;

Combate a fadiga e a depressão.

Apresentam inapetência;

Baixa aceitação da dieta e consequente perda de peso; Confusão mental e fraqueza muscular;

Em casos mais graves pode haver comprometimento do coração.

Em crianças apresenta sintomas como taquicardia, vômito, convulsões e se não tratado leva a morte. Em adultos os principais sintomas são, pele seca, irritabilidade, pensamento alterado e paralisia progressiva (Doença de BERIBÉRI)

Origem Vegetal: Vegetais de folhas, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, farinha de trigo integral e legumes.

Origem Animal: Carnes em geral (atum, bovina, aves e principalmente suína)

B2

Riboflavina

(Formas ativas: FMN- FlavinaMononucleotídeo e FAD- Flavina Adenina Dinucleotídeo).

Fundamental para o crescimento, a vitamina B2 combinada com proteínas forma grupo de coenzimas (flavoproteínas), essenciais para oxidação dos carboidratos e para o transporte do hidrogênio. Previne a catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina.

Geralmente acompanha outras deficiências vitamínicas. Doenças provocadas pela carência (avitaminose): inflamações na língua (aspecto liso e avermelhado), anemia, seborreia, dermatite, fissuras no canto da boca (queilose).

Origem Vegetal: Vegetais de folhas verdes, grãos integrais.

Origem Animal: Carnes, fígado, ovos e leite.

B3

Niacina (Ácido nicotínico)

É biologicamente precursora de duas coenzimas que intervém em quase todas as reações de oxido-redução: *Nicotinamida ademinadinucleotídeo (NAD); *Nicotinamida ademinadinucleotídeo fosfato (NAFP+); A niacina é convertida para NADH nos organismos vivos, servindo como auxiliar nas reações de oxi-redução como “transportadora” de elétrons; Reduz o triglicérides e colesterol; Auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico; Essencial para uma pele saudável; Protege o fígado, os tecidos e o aparelho digestivo.

Doenças provocadas pela carência são: insônia, dor de cabeça, dermatite, diarreia, depressão. A deficiência de niacina causa PELAGRA, uma doença envolvendo a pele, trato gastrointestinal e o SNC; Os sintomas da evolução da Pelagra compreende três Ds; Dermatite, Diarreia, Demência e, se não tratada, morte. A niacina é especialmente útil no tratamento de hiperlipidemia.

Origem Vegetal: ervilha, amendoim, fava, feijão.

Origem Animal: especialmente em fígado, leite e peixe.

Também podem ser obtidas em pequenas quantidades através do metabolismo do triptofano.

B5

Ácido Pantotênico

Vitamina “rara”, auxilia na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química; Previne a degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos; Atua no metabolismo das enzimas e das proteínas, gorduras e açúcares e na proteção do sistema nervoso.

Causa fadiga, câimbras musculares e insônia.

Origem Vegetal: grãos integrais, cogumelos, milho amendoim, levedura, vegetais, algumas frutas (como abacate).

Origem Animal: carnes, fígado, ovos, leite, ovas de peixe de agua fria e geleia real.

B6

Piridoxina/Piridoxima/Piridoxal

Reduz os riscos de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico; Alivia enxaquecas e náuseas; Atua no crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas e produção de hormônios.

A carência da piridoxina na dieta é rara, mas observada em recém-nascidos alimentados com leite em pó com baixos níveis de vitamina B6, e em mulheres que fazem uso de contraceptivos e em alcoólatras.

Causa seborreia, anemia e distúrbios de crescimento.

Origem Vegetal: frutas, verduras, cereais integrais, semente de girassol, tomate, abacate, espinafre, banana e amendoim.

Origem Animal: peixes, aves e carnes.

B7

Biotina (Vitamina H)

Vitamina “rara”, diretamente ligada ao processo de formação da pele, além de contribuir para a manutenção de unhas e cabelo, promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue; Previne a calvície e também alivia dores musculares.

A sua carência pode causar fadiga, falta de apetite, depressão, problemas capilares, dores musculares e ressecamento da pele.

A biotina e tolerada pelo homem sem efeitos colaterais, mesmo em doses altas.

Origem Vegetal: alfafa geminada, avela, germe de trigo, iogurte, laranja, levedura, melão, nozes, couve-flor e ervilha.

Origem Animal: carnes de aves, fígado, rins, queijo e gema de ovo.

B9

Ácido Fólico

O ácido fólico e essencial para a biossíntese de vários compostos; Atua como uma coenzima no metabolismo dos aminoácidos, na formação dos ácidos nucleicos (purinas), das hemácias e do tecido nervoso; Fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológicos, circulatório e nervoso; Promove a saúde dos cabelos e da pele, além de ser essencial na síntese de DNA. A B9 também ajuda no combate do câncer de mama e de colón.

Causa anemia nutricionais, como a anemia megaloblástica, devido a deficiência de ácido fólico ou de vitamina B12; Acúmulo na medula óssea, de um precursor grande e imaturo do eritrócito, conhecido como megaloblasto; E doenças do tubo neural e em fetos

Origem Vegetal: hortaliças verdes, cogumelos, cereais integrais e leguminosas.

Origem Animal: carnes, peixes e fígado.

B12

Cobalamina

É necessária para duas reações enzimáticas: síntese de metionina e a isomerização do metilmalonil-CoA; Age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equlibriohotmonal e na beleza da pele; Importante sua presença na medula óssea para produção de hemácias.

Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, deve-se tomar um suplemento alimentar, para evitar anemias e outras complicações; Sua carência pode causar alterações neurológicas e anemia perniciosa; Normalmente, a vitamina B12 obtida na dieta liga-se ao fator intrínseco no intestino e a falta desse fator impede a absorção da vitamina acima citada, resultando na anemia perniciosa.

Encontrada em alimentos de origem animal como: leite, ovos, queijos, peixe, fígado, carnes de porco e de frango.

Vitamina C

Ácido Ascórbico

Diretamente ligada a formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares e na formação de glóbulos vermelhos do sangue, além de atuar no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B, auxilia na formação dos dentes e ossos efavorecea cicatrização de queimadura; Age na primeira linha de defesa contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa do processo de reação inflamatória; Agente antioxidante; Atua como coenzima;Favorece a absolvição de ferro da dieta no intestino.

A deficiência de ácido ascórbico resulta no ESCORBUTO; Doença caracterizada por gengivas doloridas e esponjosas, dentes frouxo, fragilidade dos vasos sanguíneos, edemas nas articulações e anemias.

Origem Vegetal: acerola, pimentão vermelho cru, goiaba, kiwi, brócolis cru, brócolis cozido, maracujá, mamão papaia, repolho cru, limão, manga, melão, abacaxi, morango e laranja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com