TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIVÊNCIAS MATERNAS: DA GESTAÇÃO AO PUERPÉRIO

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  7.175 Palavras (29 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

AYLLA CAICY DAS VIRGENS OLIVEIRA

BRENDA LOPES SERRA

CAREM SILVA DA PAIXÃO

ISA LAURY OLIVEIRA PEREIRA

LIDIANE QUEIROZ SILVA

VIVÊNCIAS MATERNAS: DA GESTAÇÃO AO PUERPÉRIO

ITABUNA – BA

2018

[pic 2]

AYLLA CAICY DAS VIRGENS OLIVEIRA

BRENDA LOPES SERRA

CAREM SILVA DA PAIXÃO

ISA LAURY OLIVEIRA PEREIRA

LIDIANE QUEIROZ SILVA

VIVÊNCIAS MATERNAS: DA GESTAÇÃO AO PUERPÉRIO

     

     

     

Atividade apresentada como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Estágio Básico II do curso de Psicologia da faculdade UNIME (União Metropolitana de Educação e Cultura) – Itabuna/BA – 5º semestre – noturno.

Orientadora: Kellen Verena Souza

ITABUNA – BA

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

3 METODOLOGIA        6

4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

4.1 PERÍODO GESTACIONAL        7

4.1.1 GRAVIDEZ PLANEJADA VERSUS INDESEJADA        8

4.1.2 AUTOIMAGEM DA MULHER GESTANTE        9

4.1.3 GESTAÇÃO E SAÚDE MENTAL        11

4.2 VIVÊNCIAS DO PUERPÉRIO        12

4.2.1 RELAÇÃO ENTRE AMAMENTAÇÃO E VINCULO MÃE-BEBÊ        13

4.2.2 RELACIONAMENTO FAMILIAR NO PERIODO PUERPERAL        14

4.4 A IMPORTANCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NO PERIODO DA GESTAÇÃO AO PUERPÉRIO.        17

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        20


1 INTRODUÇÃO

              Ser mãe é considerado por muitos como uma dádiva, outros denominam até mesmo de milagre, mas é importante compreender que a gestação e o nascimento de um bebê muda totalmente o curso da vida da mulher, como também da família.

              O período gestacional é uma fase muito complexa para a mulher, que passa por inúmeras transformações físicas e psicológicas, além da imensa cobrança social para com a mesma, exigindo que seja uma mãe perfeita.

              Ao se deparar com a notícia de que está gravida, muitas são as reações sentimentais em relação ao bebê e a si próprias, principalmente quando a gravidez não é planejada ou desejada, sentimentos de rejeição podem acontecer nesses casos de gravidez indesejada.

              As maiores preocupações que permeiam os pensamentos da mulher gestante são voltadas para o bebê, mas levando em consideração as preocupações relacionadas a si mesmas, podemos elencar a autoimagem como uma das principais. O ganho de peso e o medo de não conseguir retornar ao peso antecedente à gestação as deixam insatisfeitas consigo mesmas, o que já pode desencadear também reações psicológicas negativas, como a baixa autoestima por exemplo.

              Por ser um período de grandes mudanças físicas e perceptíveis na mulher durante o período gestacional, percebe-se que há uma grande preocupação para com sua saúde física, até pelo fato de que ter sua saúde afetada automaticamente afetará a saúde do bebê. Mas este cuidado coma saúde, não deve ser apenas para com a saúde física. É imprescindível que haja um cuidado com a saúde mental no período gestacional e também puerperal, pois um turbilhão de sentimentos e emoções causadas pelas mudanças hormonais estão presentes durante todo o processo. Por estar num período de fragilidade, a mulher se torna mais suscetível a desenvolver transtornos psicológicos, como a Depressão pós-parto, por exemplo, que é um dos mais comuns e acomete uma parte significativa das puérperas em todo o mundo.

Com o nascimento do bebê, a forma de se relacionar familiarmente também é modificada, pois o bebê e a puérpera requerem determinado cuidado e atenção. Então é necessário um apoio maior dos familiares, assim como certo esforço. Os avós geralmente desenvolvem um papel bastante significativo nesse sentido, por terem certa experiência.  

              Quando a gravidez é desejada e bem-sucedida, a mãe já desenvolve um sentimento de amor para com esse filho desde o primeiro momento, mas algo importante para o desenvolvimento do vínculo entre a mãe e o bebê após o nascimento, é a amamentação. A amamentação tem esta importância, não apenas para a saúde do bebê, por ser o alimento mais adequado neste período, é importante também para fortalecer a relação afetuosa entre mãe e filho.

              Diante de todos os aspectos que fazem parte da gestação e puerpério, mostra-se necessária a participação do profissional de psicologia nesse processo, para auxiliar essa mãe a lidar com suas emoções e evitar que sejam duradouros qualquer tipo de sofrimento psíquico.


2 OBJETIVOS 

2.1 OBJETIVO GERAL 

              Analisar as principais experiências vivenciadas pela mãe no processo de gestação ao puerpério.

     

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

     

              Conhecer as principais vivências da mulher durante a gestação e puerpério, verificar os aspectos emocionais e ambientais deste período, como também compreender os principais aspectos do processo de adaptação do puerpério.

3 METODOLOGIA 

              A pesquisa será realizada através do método qualitativo, pois o tema proposto requer um aprofundamento no estudo; as vivências e experiências a serem analisadas são de caráter subjetivo, o que caracteriza os dados como qualitativos.

(Segundo Gil, 1991):

Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo é a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em número. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significado são básicos no processo de pesquisa qualitativa. Não requer os usos de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo é seu significado são os focos principais de abordagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (475.3 Kb)   docx (482.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com