TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VYGOTSKY - TEORIA SOCIO HISTÓRICA

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.847 Palavras (16 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE AMERICANA

CURSO DE PSICOLOGIA

ROSANA RUIZ DA SILVA

 A TEORIA HISTORICO-CULTURAL

LEV SEMENOVICH VYGOTSKY

Americana – SP

2016

FACULDADE DE AMERICANA

CURSO DE PSICOLOGIA

ROSANA RUIZ DA SILVA

A TEORIA HISTORICO-CULTURAL

LEV SEMENOVICH VYGOTSKY

Trabalho elaborado a partir das principais ideias apresentadas na teoria Histórico-cultural postulada por Lev Semenovich Vygostky, que nos ajudam a compreender a importância da socialização do indivíduo para o seu desenvolvimento.

Americana – SP

2016

Sumário

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................PG 4
  2. HISTÓRIA.....................................................................................................................PG 4
  3. TEORIAS......................................................................................................................PG 6

3.1) MEDIAÇÃO SIMBÓLICA...........................................................................PG  6

3.2) SIGNOS E INSTRUMENTOS......................................................................PG 7

3.3) OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO...........PG 7

3.4) PENSAMENTO E LINGUAGEM.................................................................PG 9

3.5) DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM................................................PG 10

3.6) INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.................................................................PG 11

4) PRESSUPOSTOS TEÓRICOS............................................................................................PG 12                      5) BIBLIOGRAFIA...............................................................................................................PG 13

  1. Introdução

Lev Semenovich Vygotsky foi um pesquisador bielo-russo que deu origem a conceitos muito importantes para a área educacional, que abrange desde o jardim de infância até a graduação, contribuindo na compreensão dos processos superiores, característicos dos seres humanos. Vygotsky construiu a teoria Histórico-cultural, influenciado principalmente pelas teorias de Marx e Engels que difundiram a ideia de um materialismo dialético e materialismo histórico.

Em parceria com Lúria e Leotiev, Vygostsky pode observar que, os dois principais conceitos de psicologia vigentes na época tinham certa deficiência e não apresentavam uma proposta sólida e científica, eram elas: a psicologia como ciência mental, e a psicologia como ciência natural. Diante disso, Vygotsky propôs uma síntese entre as duas teorias, algo que fosse novo e que ainda assim carregasse traços de suas duas vertentes originais, criando assim a teoria Histórico-cultural.

Em sua teoria, Vygostky criou conceitos que explicam a importância da socialização e da mediação para o ser humano, seja para facilitar sua relação com o outro, seja para elaboração de uma personalidade ou mesmo até dentro da escola, diante de um professor onde o aluno faz uma troca de informações com o mundo externo e vice versa. Para Vygostky, todo indivíduo influencia na sua cultura e é influenciado por ela.

Os conceitos de mediação, internalização, signos, sistemas simbólicos, reforçam a ideia de necessidade de inserção do indivíduo em uma sociedade para seu pleno desenvolvimento social, cultural e psíquico. Tudo isso foi observado por Vygostky e faz parte da teoria Histórico-cultural.

  1. História

Em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, na Rússia, nasce Lev Semenovich Vygotsky, criador de uma nova concepção de psicologia, denominada por ele como enfoque histórico-cultural.

Vygotsky fazia parte de uma próspera família Judia, o que o proporcionou ingressar em uma instituição superior bem cedo, aos 17 anos, formando-se em no ano de 1918. Durante seu período acadêmico, interessou-se principalmente por literatura e história na Universidade Popular de Shanyavskii.

No ano em que se formou em direito (1918) voltou para a cidade de Gomel, onde se casou seis anos mais tarde com Rosa Smekhova, com quem teve duas filhas. Ainda na cidade de Gomel, Vygotsky apresentava muito interesse para os campos de psicologia e desenvolvimento infantil mesmo tendo formação em outra área, destacando-se na sua época por críticas literárias e análise do significado histórico das obras de arte, o que podemos observar com melhor abrangência no livro escrito por ele entre 1924 e 1926, denominado “Pisicologia e arte”, o qual fez parte da tese de doutorado que defendeu em 1925. A partir disto, Vygotsky começou a buscar conhecimento científico voltado para psicologia, sendo influenciado por técnicas behavioristas, psicanalistas e gestatistas, que na época eram as principais vertentes. Além destas técnicas, Vygotsky também admirava o trabalho voltado para o desenvolvimento psicológico infantil apresentado pelo do epistemólogo e psicólogo suíço Jean Piaget.

Após viver a revolução russa, em meados de 1917, Vygostky se interessou pelas obras de Karl Marx e Friedrich Engels e a partir das proposições teóricas do materialismo histórico, propôs um novo conceito na psicologia, prevendo a tendência de unificação das ciências, que foi denominado por ele como "psicologia cultural-histórica".

A experiência vivida por Vygotsky na formação de professores despertou seu interesse pelo ao estudo dos distúrbios de aprendizagem e de linguagem, das diversas formas de deficiências congênitas e também adquiridas. Seu interesse por tais distúrbios foi tão grande, que o induziu a buscar mais conhecimentos na área médica, sua segunda graduação, que foi iniciada e substituída por Direito em Moscou. As suas principais contribuições à defectologia estão reunidas no livro "Psicologia Pedagógica".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com