TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Socio-Interacionista - Desenvolvimento Da Linguagem

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Socio-Interacionista - Desenvolvimento Da Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2014  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  2.719 Visualizações

Página 1 de 6

• Teoria Socio-Interacionista

A teoria Socio-interacionista tem como base os trabalhos de Vygotsky e Bruner. Começemos por Vygotsky, este assume que o desenvolvimento mental individual tem uma origem socio-cultural, ou seja, as alterações individuais do sujeito, são provenientes de inputs das mudanças históricas e sociais.

A teoria de Vigotsky, envolve não só o desenvolvimento da linguagem mas tambem outros processos mentais, incluindo todas as formas de inteligência e memória. De facto, Vigotsky deseja descrever e especificar o desenvolvimento de todas essas formas de inteligência prática, que é caracteristica dos humanos (Vygotsky, 1978) . Este autor, teve como principal preocupação, o facto de que estes aspectos da inteligência sejam uteis para cumprir as funções humanas.

Vygotsky, fez contribuições substanciais, para o estudo do desenvolvimento mental, incluindo o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Os animais e humanos são equivalentes, relativamente ao uso de ferramentas externas para a alcançar a mudança , mas apenas os humanos têm a capacidade de trabalhar algumas dessas mudanças em função das suas capacidades especificas. Vygotsky estende este argumento á utilização de simbolos. O sistema de simbolos inclui a linguagem oral, o sistema de escrita e o sistema de numeros, que foram criados pelas sociedades ao longo da história, para satisfazer apenas as necessidades humanas. Segundo o autor, é precisamente, a mestria de determinandos sistemas de simbolos que marcam o desenvolvimento individual, tanto para as crianças como para a sociedade, histórica e culturalmente (Garton e Pratt, 1998).

O desenvolvimento da linguagem e escrita da criança, ocorrem em paralelo com as mudanças culturais. A teoria de Vygotsky prende-se no aspecto fundamental de que o desenvolvimento ocorre ao nivel social, e respectivo contexto cultural.

A posição Vygotskyana, relativamente ao desenvolvimento humano, afirma que este é determinado exclusivamente pelo funcionamento social, e a estrutura mental do individuo é o reflexo da respectiva sociedade. Se interação social deriva do presente cultural ou da prespectiva histórica, em certos sentidos cria a lingua (Garton e Pratt, 1998).

Na interação social, as crianças apredem como usar as suas competências, e isso irá permitir-lhes alcançar os fins ou objectivos que requerem. .

As crianças usam a sua própria linguagem de forma a apelar aos adultos, ou seja, é uma linguagem social ou interpessoal. Num nivel mais avançado de maturação, a linguagem da criança advém de um ponto mais intrapessoal, esta tem capacidade de apelar aos outros o seu próprio conhecimento. A linguagem da criança surge de forma a guiar as suas actividades, a proceder as suas acções, a planear (Graton e Pratt, 1998).

Uma importante distinção feita por Vygotsky, é entre o desenvolvimento e a aprendizagem na infância, dois processos que acredita estarem inter-relacionados mas não coincidentes ( Bruner, 1971; Pratt, 1985; Graton,1992).

A aprendizgem está associada á sala de aulas e á escola. No entanto, para Vygotsky a aprendizagem não implica ser feita em contexto escolar, este descreve como ponto central desta teoria, a chamada zona de desenvolvimento proximal. Este conceito teórico foi introduzido de forma explicar a diferença entre o nivel de desenvolvimento actual das crianças, medido por exemplo com testes de inteligência, e o nivel de desenvolvimento potencial (Garton e Pratt, 1998).

Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal como a distancia entre o nivel de desenvolvimento actual determinado pela resoluçao de problemas independentes, e o nivel desenvolvimento potencial determinado pela resoluçao de problemas com apoio de um adulto ou em coloboração com um par mais capaz (Vygotsky.1978).

De acordo com o autor, o desenvolvimeto e a aprendizagem estão inter-relacionados, desde dos primeiros tempos de vida da criança.

No desenvolvimento da linguagem, Vygotsky apelou a crianças a aprender a lingua com adultos, de modo a assimilar o nome dos objectos em contexto. As crianças fazem perguntas aos adultos, e não apenas adquirem informação linguística, mas tambem informção sobre o som do fonema. Na generalidade, as crianças usam a linguagem de forma a serem instruidas , a aprender (Garton e Pratt, 1998).

Tal como Vygotsky, Brunner preocupou-se com o desenvolvimento da linguagem e a aprendizagem das crianças. No entanto, a visão de Brunner sobre a educação (Bruner, 1966, 1971), teve maior influência nos curriculos modernos e na educação prática.

Na teoria de Bruner, sobre o desenvolvimento do conhecimento ou de competências, o ser humano é considerado um criador activo e aprendiz. O conhecimento pode ser adquirido de diversas formas e via diferentes modos (Graton e Pratt, 1998).

Partindo dos seus primeiros trabalhos, sobre os processos mentais dos adultos (Bruner, Goodnow and Austin, 1956), Bruner mostrou-se direcionado para o estudo do crescimento de competências em crianças e o desenvolvimento de actividades qualificadas na infancia.

As ferrementas que disposmos, a nivel mental facilitam o crescimento cognitivo, mas a participação social e instrução são igualmente componentes importantes. A ferramenta mais importante para o crescimento cognitivo da criança é a linguagem. A linguagem é uma ferramenta mental que facilita a representação que temos do mundo (Graton e Pratt, 1998).

Nos seus estudos sobre o desenvolvimento da linguagem, Bruner tentou sintetizar três aspectos, que acredita serem cruciais. Primeiramente, o autor acredita que as crianças aprendem a lingua com um objectivo, ou seja, para uma finalidade. Segundo, Bruner teve a preocupação de explicar como a criança vem a desenvolver expressões significantes e como a criança usa os recursos linguísticos para se referir a coisas. Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com