TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Sócio Histórico na área Escolar

Por:   •  21/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

A teoria sócio histórica na área escolar

Antes da palestra começar, foram trocadas informações sobre a professora Fernanda (Espírito Santo) e a professora Raquel Cassoti (São Paulo) e ela diz que se não fosse o ensino a distância, essa conversa não aconteceria.

A professora Raquel Cassoli, é uma especialista, mestre e doutora em psicologia educacional, nos trouxe um breve relato da sua trajetória e como ela conheceu a abordagem Sócio histórico. Pensou em falas que trazem a prática (o que é e o que faz a psicologia escolar).

Ela explica que ela faz todo sentido dentro da psicologia escolar e dentro da educação devido ela ser uma visão Marxista da psicologia. Que ela traz uma visão ideológica dentro da sociedade, daquilo que a sociedade mobiliza. Faz também a comparação da psicologia sócio histórica como o olho, que ela é os óculos, ela é aquilo que orienta nosso olhar. Ela sustenta a visão de homem e de mundo, ou seja, para atuação profissional, ela que vai basear nossas a técnicas, ela tem que ser suficiente para o profissional. Aonde ela tem que nos ajudar para nossa atuação dentro do nosso trabalho.

Ela nos explica como nos relacionamos com a realidade, e partindo que o Homem que é histórico e culturalmente constituído e base social do desenvolvimento humano, ter em vista que as bases teóricas que alicerçam as suas práticas.

E olhando dentro da realidade das escolas públicas e a realidade das escolas particulares, precisamos olhar como essa escolha foi construída historicamente, quais foram os determinantes ideológicos e científicos.

A Psicologia Escolar, enquanto campo de produção científica e de atuação profissional do psicólogo, caracteriza-se pela inserção da Psicologia no contexto escolar com o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem e da relação entre esses dois processos. Precisamos olhar com um olhar multidisciplinar. Profissionais formados no curso de Psicologia e registrados no Conselho Regional de Psicologia podem se especializar no campo da psicologia escolar. Entre as atribuições do psicólogo escolar estão o cuidado com toda a prática psicológica educacional, desenvolvendo avaliações, diagnósticos, intervenções, prevenção, etc.

Enquanto área de atuação do psicólogo, tem enfrentado uma série de dificuldades e contradições. Essa área é quase tão antiga em nosso país quanto a profissão de psicólogo; porém as práticas realizadas pelos psicólogos escolares vêm sendo constantemente objeto de críticas, por serem consideradas inadequadas e insatisfatórias nas suas respostas às questões educacionais e escolares desenvolvidas no Brasil.

Ela trouxe algumas dificuldades que psicologia enfrenta, aonde tem a visão que a psicologia escolar aonde o psicólogo está na escola para estar recebendo os alunos. E temos problemas ainda nas escolas até hoje com a Psicologização com o uso indiscriminado de teste buscando patologias e problemas nos alunos. A medicalização aonde é dado diagnostico devido a criança não para quieto e sendo necessário medicar essa criança para que ela possa prestar atenção e fazer as atividades.

A identidade do psicólogo escolar e a especificidade de sua atuação são dadas, sobretudo, pela configuração de um campo de atuação profissional, e não por um campo de saberes delimitado por uma abordagem teórica e/ou metodológica. Em sua atuação profissional o psicólogo escolar utiliza múltiplos e diversos conhecimentos, organizados em diferentes áreas da Psicologia, para contribuir com os processos de aprendizagem e de desenvolvimento que ocorrem no contexto escolar. Ademais, a especificidade da Psicologia Escolar vem da articulação que o profissional faz dos diversos conhecimentos psicológicos na direção de mediar as relações entre aprendizagem e desenvolvimento que têm lugar no contexto escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com