TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Familiar

Artigo: Violencia Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

violencia familiar

Não é de hoje que está em pauta, tal tema sobre a violência familiar, que segundo a minha ótica nos arremete a duas vertentes, a primeira é a de que a instituição familiar está desestruturada e a segunda é que a família é a grande causadora do caos mundial.

De acordo com os noticiarios atuais percebemos que violência familiar não está presente apenas em familias pobres, sendo abrangente em todas as classes socias, dando como exemplo, o caso Isabella onde uma família de classe média alta, mata uma criança por ciúmes, se encaixando ai na primeira vertente citada que é a da família desestruturada, onde os pais sao separados, a madrasta compete atençao com uma criança e o pai que é sustentado pelo avó tendo tudo desde criança e agora até mesmo o seu apoio icondicional( e ainda se dizendo super familia). Que raios de família é essa que se unem até para acobertar um crime ediondo?

Daí vamos a outro caso assustador que é o da Austria onde uma criança passou a ser estuprada e violentada pelo próprio pai desde os onze anos de idade chegando a ter filhos com ela. Isso pra mim é realmente um caos mundial onde além de se provocar o incesto, uma criança que jamais foi criança dentro de um porão sendo usurpada de todos os seus direitos como cidadã. Sem falar no caso de Recife onde uma moça que pediu o carro emprestado para a mae para ir a uma balada e teve seu pedido negado, a matou com 27 facadas e foi para a balada como se nada tivesse acontecido. Que mundo é esse?

Já é hora de se repensar o papel das famílias mundiais para que haja um projeto de reestruturação da mesma, pois com certeza este já será um caminho para não vermos mais casos como o de Isabella, cartões coorporativos, mensalão e tantos outros.

Violência Familiar

"A família como base do desenvolvimento humano deve ser o ponto de partida para uma criança receber orientação e amor. No entanto, diversas famílias proporcionam esse desenvolvimento moldado por agressões gratuitas ou ainda violência justificada supostamente pelo amor".

Existia uma musica que dizia “Dói...um tapinha não dói, um tapinha não dói”, que fez o maior sucesso quando foi lançada há uns anos atrás, lembra? Pois é um tapinha dói sim, e as vezes é o começo de uma ação maior e muito mais violenta. Quantas mulheres e crianças, infelizmente são agredidas todos os dias no Brasil, e por mais absurdo que pareça dentro de suaprópria casa.

A violência familiar continua matando muita gente e o preocupante e que muitas vitimas continuam seguindo caladas. É um fantasma escondido, desgastando uma relação, uma convivência, transformando numinferno, aquilo que deveria ser amor. O pior e que essas torturas e maus-tratos, muitas vezes são apresentados com certo caráter de normalidade.

A violência familiar deveria ser tratada como um problema sério, algo de muitas discussões e de forma a ser erradicada.

No Brasil, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada 15 segundos, em algum lugar, uma mulher sofre violência e maus-tratos, até mesmo as grávidas, o que significa aproximadamente 2,1 milhões de vítimas por ano.

As agressões ocorrem independente de raça, classe social, grau de instrução e idade, e das mais diversas maneiras, como: violência física, e verbal.

Humilhações, torturas e abandonos, são violências difíceis de superar, fazendo com que as mulheres percam a referência de cidadania.

Com relação a criança o crescimento do número de agressões pelos próprios pais tem sido motivo de preocupação com cerca de 360 mil denúncias registradas em 12 Estados do Brasil. Por incrível que pareça as mães lideram a contagem da agressão com 26,2%, os pais ficam em segundo lugar, com 24% das acusações.

Existem varias organizações no Brasil trabalhando para evitar que os maus-tratos continuem acontecendo, mas o trabalho é difícil porque muitas crianças não têm coragem de contar que estão sendo agredidas. Além do medo têm também vergonha em contar e a dúvida sobre em quem podem confiar.

Violência familiar é um termo aplicado ao mau trato físico ou emocional de uma pessoa por alguém numa relação íntima com a vítima. O termo inclui violência doméstica, maus tratos, negligência e abuso sexual a criança , maus tratos a pessoas mais velhas e muitas vezes agressão sexual. Podem ser encontradas violências familiares em todos os países do mundo e podem ser praticadas em ambos os sexos e tipos raciais, étnicos, religiosos e sócio-econômicos. Embora varie de cultura para cultura, a violência familiar representa um problema primário de saúde público em virtude das muitos mortes, danos e conseqüências psicológicas adversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com