TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER PRATICADA NO AMBIENTE FAMILIAR

Trabalho Escolar: A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER PRATICADA NO AMBIENTE FAMILIAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 11

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER PRATICADA NO AMBIENTE FAMILIAR

Mossoró/2014.1

ALINE ERINETE DA SILVA

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER PRATICADA NO AMBIENTE FAMILIAR

Trabalho da Disciplina Desafios Contemporâneos e Cidadania Inclusiva apresentado ao Curso de graduação em Enfermagem da UnP - Universidade Potiguar, orientado pelo Professor Washington Sales.

Mossoró/2014.1

RESUMO

A violência é um problema social e ocorre no mundo inteiro. No Brasil a violência ocorre da mesma forma em várias relações sociais. Neste, estudaremos a violência cometida contra as mulheres; a violência conjugal. A violência doméstica contra a mulher ocorre basicamente devido às concepções conservadoras machistas, hierarquizadas que são alimentadas pela forma como a sociedade é educada. Mesmo em pleno século 21, a violência contra a mulher é gerada a partir da dominação masculina, onde o homem exerce uma posição de dominação sobre a mulher em vários aspectos da vida. Neste trabalho pretende-se estudar o que pode ser feito para reduzir os casos de violência e suas consequências principalmente no que se refere ao sofrimento de milhares de mulheres. Esta pesquisa teórica de caráter bibliográfico deve servir para alertar a sociedade das implicações e dimensões que a violência ocupa na vida social particular e coletiva das pessoas. Além de valorizar e motivar práticas pedagógicas na prevenção à violência contra a mulher.

PALAVRAS-CHAVE: Violência, Ambiente, Saúde, Social, Lei.

ABSTRACT

Violence is a social problem and occurs worldwide. In Brazil the violence occurs similarly in various social relations. In this, we will study the violence committed against women; conjugal violence. Domestic violence against women occurs basically due to conservative designs macho, prioritised who are fed by the way society is educated. Even in the 21 century, violence against women is generated from male domination, where the man has a position of dominance on women in various aspects of life. In this paper we intend to study what can be done to reduce the cases of violence and its consequences, especially with regard to the suffering of thousands of women. This theoretical research of bibliographic character should serve to alert the League of implications and dimensions that violence takes on particular social and collective life of the people. In addition to valuing and motivating pedagogical practices in preventing violence against women.

KEYWORDS: Violence, Environment, Health, Social, Law.

INTRODUÇÃO

A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública e se expressa sobre várias formas no âmbito familiar, ela consiste num fenômeno mundial que não respeita fronteiras de classe social, raça, etnia, religião, idade e nível de escolaridade. A violência contra a mulher cresce a cada dia e torna-se mais frequente na vida dos brasileiros, atualmente não importa o nível social da mulher, o centro da violência continua sendo o ambiente familiar, sendo que, o risco de a mulher ser agredida pelo próprio marido, companheiro, ou mesmo ex-marido, é na maioria das vezes maior do que por uma pessoa estranha.

A violência contra a mulher é toda e qualquer ação ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual, psicológico ou moral à mulher que ocorra dentro da própria casa, em relações pessoais e/ou de convívio, inclusive nas relações de namoro. O estupro, a violação, os maus-tratos e o abuso também são considerados violência contra a mulher.

Desde tempos atrás, sempre de forma indiscreta, á passada a ideia de que a mulher é inferior ao homem, este que é dado como autoritário e insubmisso, que sempre dita as regras e a mulher sendo vista como vulnerável, delicada e submissa ao extremo, isso somado às diferenças e desentendimento numa relação dá a origem de várias violências, não só a física, mas também a psicológica, cujo a principal característica é a humilhação na frente de outras pessoas como amigos e parentes, fazendo com que a maioria das mulheres encontrem dificuldades para cuidar de si próprias, procurar emprego, estudar e desenvolver formas de viver com mais conforto e autonomia. Um fator que contribui para a impunidade e crescimento da violência contra mulher se dá quando a mulher não denuncia o crime à policia, mulheres que têm uma longa vida ao lado do agressor e filhos, que não querem que a família se desestruture e por fim se separe, outras até se sentem culpadas por algo que fizeram e aceitam a agressão como um modo de se redimir diante o parceiro e por fim aquelas que tem medo que o mesmo faça algo relativamente pior consigo ou até com familiares.

Pelo exposto, pode-se dizer que a violência contra a mulher ocorre na maioria das vezes devido ao sistema de dominação exercido pelo homem, transmitida através da relação de poder, social gerado pelo machismo reproduzido na família, igreja, escola, no espaço jurídico, na mídia, e mesmo na produção artística. Algumas letras musicais, algumas cenas de novelas, algumas peças de publicidade, piadas, ditados populares são exemplos de elementos culturais que inferiorizam a mulher e motivam a violência cometida contra elas. A violência praticada pelo cônjuge está em qualquer uma destas situações mencionadas, e muitas vezes são praticadas por marido, ou namorado. A violência assume outras dimensões onde o medo, a vergonha, os traumas físicos e psíquicos entre outros sentimentos são resultados de espancamentos ou mesmo de violência verbal, esta que é mais difícil de ser medida.

A violência sofrida pela mulher é tema de interesse social, por afetar todo o desenvolvimento nas relações pessoais na sociedade, assim, causa prejuízo à sociedade, às futuras gerações, pois, deixa traços de violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com