TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Intrafamiliar

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.015 Palavras (17 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

A violência Intrafamiliar configura-se em uma questão que atinge toda á sociedade e torna-se um problema de saúde publica, e tem uma grande amplitude de complexidade, requerendo uma grande compreensão da sociedade e dos profissionais que contribuem para amenizar esse problema social. Que afeta a grande massa de forma continua. Na grande parte, mulheres, crianças e idosos. A violência intrafamiliar esta presente por vários motivos, a exclusão e a desigualdade social assim como a reprodução da violência sofrida no passado e o uso de drogas são grandes causadores que incentivam adultos a serem mais violentos, pelo fato de que a sociedade por meio de movimentos sociohistoricos estabelece normas que toleram a violência como forma de educar as crianças a traves da força, sendo assim um desrespeito a elas que são pessoas em condição peculiar de desenvolvimento e dependência com prioridade absoluta de atendimento. Enfrentar é preciso, conscientizar é necessário! Substituir a negligencia e a agressão, por um modelo educacional fundamentado, no carinho e no amor, são o trabalho do assistente social frente a tal demanda, visto que o profissional é habilitado para compreender e intervir nas situações familiares para promover o bem estar da criança e do adolescente na dinâmica família. Este trabalho tem por finalidade, dar conhecimento sobre a temática que envolve a violência intrafamiliar sofrida por mulheres, crianças e adolescentes e todas as pessoas que sofrem o descaso da sociedade em relação ao tema. Nele destacamos a violência intrafamiliar e social, e sua presença no processo histórico da sociedade, bem como suas características e principais determinantes que agravam ou dão origem a violência.


A Violência Intrafamiliar

Quando ouvimos falar de violência intrafamiliar, podemos entender como uma forma de maus-tratos físicos, psicológicos, sexuais, ou até econômicos sobre questões patrimoniais. Os serviços de saúde têm bastantes dificuldades para diagnosticar e os casos de violência. Para O ministério da saúde (2002) citado por Sharder (1992) “A violência intrafamiliar toma a forma de maus-tratos físicos, psicológicos, sexuais, Econômicos ou patrimoniais, causando perdas de saúde ainda pouco dimensionadas.”

Percebê-la e registrá-la vem sendo um desafio para profissionais de todas as áreas. Segundo recentes estimativas, só são denunciados 2% dos casos de abuso sexual infantil dentro da família, 6% dos casos de abuso sexual fora da família e entre 5 e 8% dos casos de abuso sexual contra adultos. Nos casos de violência intrafamiliar contra, mulheres adultas, segundo estudos realizados em vários países da América Latina, são denunciados entre 15 e 20% dos eventos. Umas das violências que mais se destaca é á violência contara as mulheres, em grande parte dos casos, á violência no Brasil são registrados com ações policiais, na maioria das vezes, trata- se de casos de violência explicita. Em geral, existe a violência psicológica, que só podem ser percebidas e diagnosticadas, pelos profissionais habilitados, no caso o psicólogo. É necessário o acompanhamento de um psicólogo tanto pelo agressor ou pela própria vítima. Um acompanhamento especializado é prioridade para quem está sendo vitima de abuso e maus tratos, na maioria das vezes os autores das violências, são os próprios familiares, tornando ainda mais difícil as seqüelas da vitima, seqüelas tanto físicas, quanto psicológica. De acordo com Neves, (2011, p.301)

A família é uma unidade dinâmica, um g social, grupo um espaço convivência fundamental ao desenvolvimento dos seus membros; contudo possui características e funções próprias, que são historicamente questionadas e redefinidas. A família não comporta uma definição unívoca, primordialmente centrada em parâmetros excludentes.

O desafio é que a violência doméstica nem sempre é claramente identificável e a vítima, inerte, sujeitas ao sofrimento, sofre, mas tem dificuldade de encontrar alternativas de ajuda, seja pela ameaça sofrida, seja pela ausência de elementos norteadores de auxílio, como a escola, a creche e os vizinhos, no caso de crianças, e com os adultos, é a negligencia das autoridades, Negligência, representa a falha ou omissão dos pais responsáveis ou autoridades. Em prover as satisfações físicas e emocionais, desde que a falha não seja mero resultado das condições de vida. A violência intrafamiliar pode se manifestar de várias formas e com diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma seqüência crescente de episódios no cotidiano, do qual o homicídio e a manifestação mais extrema. Esta violência pode ser manifestada de várias formas: tapas, empurrões, socos, mordidas, chutes, queimaduras cortes e estrangulamento. Lesões por armas ou objetos, ser obrigado a tomar medicamentos desnecessários ou inadequados, álcool, drogas ou outras substâncias, inclusive alimentos.

A violência Sexual

 É a ação na qual uma pessoa em relação de poder e por meio de força física, ou intimidação psicológica, obriga outra ao ato sexual contra a sua vontade, ou que a exponha em interações sexuais que facilite sua vitimização, da qual o agressor se prevalece e tenta obter sua própria satisfação sexual. A violência sexual ocorre em uma variedade de situações como estupro, sexo forcado no casamento, abuso sexual infantil, abuso incestuoso e assédio sexual. Incluem, carícias não desejadas penetração oral anal ou genital com pênis ou objetos de forma forçada exposição obrigatória a material pornográfico exibicionismo e masturbação forçados usa de linguagem ironizada, em situação inadequada impedimento ao uso de qualquer método contraceptivo ou negação por parte do parceiro (a) em utilizar preservativo ser forçado (a) a ter ou presenciar relações sexuais com outras pessoas, Os abusos sexuais institucionais, ou seja, os que são da proteção e bem-estar da criança, adolescente, deficiente, idosos, doentes mentais. A violência contra crianças e adolescente é um fenômeno que tem como um determinante a violência social. A sociedade por meio das instituições sociais sustenta valores que alegam o bater como forma pedagógica, o que torna mais difícil essa luta tanto para as famílias vitimizadas, quanto para as instituições voltadas às famílias em questão.

O projeto prevenir propõe-se a desenvolver uma atuação conscientizadora ampla, alertando a população dos sistemas educacionais e o público, em geral, sobre as conseqüências devastadoramente negativas da vitimização para a criança e o adolescente e a conseqüente necessidade de lutar não apenas para combate-lá, mas para impedir sua eclosão. (AZEVEDO e GUERRA, 2007, p. 183)

A violência também pode ser determinada por uma reprodução de uma causa sofrida no passado, ou seja, um adulto que quando criança foi violentada, passa a vitimar seus filhos. O uso de bebidas alcoólicas e outras drogas também são grandes causadores que leva os adultos a serem mais violentos. A violência intrafamiliar contra criança e adolescente tem uma relação com a violência social, e é um fenômeno difícil de ser lidado pelo fato de ter camuflado em nossa sociedade valores não naturais, mas sim sociais e históricos de que a criança é dependente e submissa ao adulto, e que é preciso castigá-la como forma de aprendizado, um conceito imposto pela sociedade por meios de valores sociais e culturais que reflete no comportamento da sociedade, desrespeitando-a como pessoa humana com direitos. Portanto é dever do assistente social promover programas, projetos e campanhas que visa não só notificar e denunciar a ocorrência de tais violências, mas também prevenir a população por meio da reformulação e reconstrução de valores como igualdade e respeito, para assim promover uma sociedade mais justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com