TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO A VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA OS IDOSOS

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.077 Palavras (13 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................1

   

2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................2

      2.1. Breve caracterização social local do munícipio de Mâncio Lima – AC.................2

3.  Conceito e Definição de Violência Intrafamiliar..............................................3,4

4. As principais formas de violência contra idosos...............................................5

      4.1. A violência Física e psicológica............................................................................5

4.2. A violência sexual e financeira ............................................................................6

4. CONCLUSÃO..........................................................................................................7

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................8


  1. INTRODUÇÃO 

                          A sociedade moderna passa por importantes transformações quanto à mudança de valores éticos morais e culturais. As gerações desse novo milênio estão cada vez mais perdendo os vínculos sociais e familiares ocasionadas pelo isolamento provocado pela tecnologia. Os muitos problemas sociais como desemprego, salários baixos, violência, falta de serviços básicos e outros, tem trazido problemas também para dentro dos lares brasileiros, onde fundidos com as mudanças de valores e comportamentos das pessoas acaba por ferir gravemente os vínculos familiares.  

                   O referido trabalho coloca em pauta esse grave problema social em foco, sendo que a desestruturação da família acaba por gerar uma demanda social de abandono de incapazes, contribuído assim para um dado muito negativo na nossa sociedade. No Brasil, os casos de violência familiar contra idosos continua crescendo a cada dia agravada pela negligência provocada tanto por seus responsáveis quanto pelas autoridades competentes. O objetivo aqui é principalmente realizar u diagnostico dessa problemática social e quais os efeitos que surte no Brasil e no município de Mâncio Lima.

                 A violência domestica ou intrafamiliar é apresentada nesse trabalho como um ato covarde e silencioso, muitas vezes difícil de detectar, em razão do constrangimento que passa a vítima e também pela falta de ações dos órgãos de proteção a pessoa idosa para buscar alternativa como forma de inibir tais práticas. Sabemos também, que a maioria das vítimas sofre sem saber a quem recorrer, e que por isso os agentes socais podem desenvolver um papel fundamental em ações que priorizem atendimento a pessoa idosa, e através de diagnósticos e estudos socais possam tomar outras medidas protetivas e preventivas, no combate a esse crime infelizmente tão comum hoje na nossa sociedade.

                  Dessa forma, pretendemos descrever como essa prática é real também na nossa localidade (município), e, portanto, nosso objeto de estudo, apresentando-se assim como uma mazela social que merece atenção de todos os setores sociais, não isoladamente, mas o envolvimento da sociedade geral alertando para essa realidade que gera cada vez mais outros problemas sociais familiares.

 

02. DESENVOLVIMENTO

2.1. Breve caracterização social local do munícipio de Mâncio Lima – AC

                Mâncio Lima está localizado no extremo norte do estado do Acre, uma pequena faixa de terra da Amazônia ocidental. É um dos munícipios mais isolados dos grandes centros urbanos do país e do estado sendo assim considerado o ponto mais ocidental do Brasil.

               O território de Mâncio ocupa uma área de 4.672, Kmcercados por uma vasta rede de rios e igarapés. Sendo um típico município do interior amazônico, uma variedade de culturas e costumes e sotaques, fruto da união de vários povos indígenas e brancos que se instalaram na região. A população atual é de aproximadamente 16.795 habitantes, basicamente urbana que desenvolvem diversas atividades na área de agricultura, pesca, pequenos negócios, logísticas e supermercado.

              O munícipio possui uma população basicamente jovem, correspondendo quase 70% do total com faixa etária entre 15 e 30 anos. Os números da população idosa de acordo com dados coletados no CRAS e Coordenação do Idoso podem ser de pouco mais 1.200, correspondendo 8,4% da população. Os idosos fazem parte de um projeto chamado “Força da Maturidade” desenvolvida pela Coordenação do Idoso e parcerias de instituições e órgãos governamentais e não governamentais que trabalham com esse público alvo.  Os encontros são realizados mensalmente, através de acompanhamentos, realização de palestras, consultas, corte de cabelos atendimentos médico e psicológico, finalizado com a realização de um baile da terceira idade.

              A partir da apresentação desse pequeno diagnostico podemos perceber que Mâncio Lima encontra-se vulnerável a alguns sérios problemas sociais, como é o caso do tema a ser desenvolvido nesse trabalho. Cabe então, aos gestores socais e sociedade civil organizada a busca de interação com a realidade local com objetivos concretos de intervir em casos de violação dos direitos da pessoa idosa, e é de fundamental importância que o profissional em serviço social esteja preparado para intervir de acordo com seu código de ética em situações que envolva esse tipo de vulnerabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (209.7 Kb)   docx (239.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com