TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Psicólogo no âmbito de violência intrafamiliar.

Por:   •  29/11/2021  •  Bibliografia  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Atuação do Psicólogo  no âmbito de violência intrafamiliar.

Dentre as diversas áreas de atuação que a psicologia  jurídica pode trabalhar, o presente trabalho trata do papel do psicólogo forense no que se refere a violência intrafamiliar.

Pode-se pensar na violência intrafamiliar como toda  ação  ou omissão que prejudique o bem- estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Normalmente, é cometida por algum membro da família ou pessoas que passam a assumir função parental, ou seja, que não possuem laços consanguíneos.

No que se refere a violência domestica, intervir na família para proteger a vitima, deve-se avaliar tais questões: qual é o limite entre a proteção, os direitos ? Que nível de violência justifica a intervenção? Em que circunstancia  o afastamento apresenta benefícios ?

Considerando que a violência possui causas multifatoriais e necessita de uma intervenção interdisciplinar (psicólogos, assistentes sociais, médicos, entre outros) para o atendimento resolutivo, todos os profissionais que possuem contato direto com o paciente tem uma importância crucial na identificação, notificação e intervenção das situações de violência dentro de suas especificidades.

Segundo Hanada et al(2010) o papel do psicólogo é fundamental no auxilio nos casos de violência domestica, pois ele é capaz de não só realizar  um trabalho de acolhimento, mas também contribuir para a compreensão da construção do sujeito e abordar sua relação com a sociedade.

O atendimento psicológico tem como função abordar questões: orientar, acolher, trabalhar a autoestima, trabalhar questões como a identidade, em alguns casos solicitar o afastamento da vitima com o agressor. O profissional também atua no sentido de: evitar julgar, buscar entender a origem do sofrimento para acabar com a dinâmica abusiva, mapear a rede de suporte social para acionar, avaliar potencias de risco , entre outras.

Referencias: conselho federal de psicologia, CFP(2012). Referencias técnicas para atuação de psicólogas(os) em programa de atenção à mulher em situação de violência. Brasilia.

Data senado(2015). Violência domestica e familiar . secretaria de transparência . Senado federal

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com