TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Intrafamiliar

Dissertações: Violência Intrafamiliar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  4.843 Palavras (20 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 20

VIOLÊNCIA

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

INFÂNCIA E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

-Desenvolvimento

-Conseqüências

-Crianças especiais

-Incesto

WWW.VIOLÊNCIA.COM

AS MUITAS FACES DA VIOLÊNCIA

VIOLÊNCIA - INTRODUÇÃO

No dicionário a definição de violência é "ação ou efeito de violentar, de empregar força física contra alguém ou algo ou intimidação moral; ato violento, crueldade, força".

No aspecto jurídico, sua definição é "constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coação".

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define violência como sendo "a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis".

Mas os especialistas afirmam que o conceito é muito mais amplo e ambíguo do que essa mera constatação de que a violência é a imposição de dor, a agressão cometida por uma pessoa contra outra; mesmo porque a dor é um conceito muito difícil de ser definido. 

Na comunidade internacional de direitos humanos, a violência é compreendida como todas as violações dos direitos civis (vida, propriedade, liberdade de ir e vir, de consciência e de culto); políticos (direito a votar e a ser votado, ter participação política); sociais (habitação, saúde, educação, segurança); econômicos (emprego e salário) e culturais (direito de manter e manifestar sua própria cultura). 

               No campo da ciência psicológica, Bock, Furtado e Teixeira (1995, p. 283), definem violência como o uso desejado da agressividade, com fins destrutivos, podendo ser voluntário, racional e consciente ou involuntário, irracional e inconsciente. Complementando, afirma que a violência ocorre quando a agressividade não está relacionada à proteção de interesses vitais, trazendo em si a ideia de destruição, do investimento destrutivo entre seres da mesma espécie quando outras vias de solução poderiam ser empregadas. 

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

O crescimento da população idosa é uma realidade nas estatísticas sócio-demográficas no contexto brasileiro e mundial. Nunca na história e evolução do homo sapiens teve uma esperança de vida tão significativa, sendo um divisor de águas nas políticas públicas, na ciência e a gestão de saúde na velhice. Estas mudanças devem-se a alguns fatores como: avanço nas pesquisas científicas, acesso aos serviços sócio-sanitários e a cura de algumas doenças.

De acordo com as estatísticas do IBGE de 2010 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número da população idosa aumenta aceleradamente no Brasil, causando assim, uma transformação demográfica que inverterá a pirâmide social, contendo mais idosos do que jovens, as projeções indicam que, em 2050, a população idosa será de 1 bilhão e 900 milhões de pessoas, montante equivalente à população infantil de 0 a 14 anos de idade.

No último censo a população de idosos atingiu 19,07 milhões de pessoas, 10,2% da população. Os dados mostram que 30,9% dos idosos estão no mercado de trabalho. Quase um em cada cinco aposentados (19,2%) volta a trabalhar. De forma geral, 44,5% dos idosos moram com os filhos, mas o número de idosos que moram sozinhos está crescendo.

Junto com esse fenômeno de crescimento da população idosa, um outro fenômeno ganha notoriedade, a violência, maus tratos e negligência na velhice.

- Violência Intrafamiliar

As agressões existentes contra a pessoa idosa contextualizam diversos aspectos que se qualificam em violência social e familiar, sendo essa última, uma das maiores agravantes sob o ponto de vista de alguns pesquisadores. A violência doméstica praticada no ambiente familiar por parentes, curadores ou por cuidadores do idoso, enquanto que a violência social é identificada pelas ações de discriminações e preconceitos por parte da sociedade ou de instituições privadas ou públicas.

De um modo geral, os abusos familiares contra o idoso é o que mais preocupa os estudiosos, pois é na família que a pessoa idosa encontra laços fraternais, o seu habitat, a sua história, uma segurança como forma de proteção humana. O idoso se sente protegido por permanecer sobre a companhia daqueles parentes que ele ajudou a evoluir sua geração, são rostos conhecidos que representam a continuidade de sua existência.

A violência doméstica ou intrafamiliar pode-se afirmar que é toda e qualquer ação ou omissão que restringe a dignidade, o respeito, a liberdade, a integridade física e psicológica e o pleno desenvolvimento por parte de um membro familiar. A pessoa que pratica essa agressão pode ser da família, como parente ou pessoa que exerce a função parental sem haver laços sanguíneos.A violência doméstica pode acontecer dentro ou fora do ambiente familiar.

A violência ocorre em diversos países, sem distinções de classe, raças, religiões, etnias, culturas entre outros. Muitos estudiosos apontam como principais causas da violência questões sócio-econômicas e culturais, outros acreditam ser por conta da impaciência quanto à questão da saúde frágil dos idosos e outras.

Na verdade o entendimento sobre a violência contra a pessoa idosa é devido a todos os argumentos juntos: questões sociais, econômicas, culturais e de saúde que compõem o universo do meio familiar e social por não saberem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com