TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A violencia sexual infantil intrafamiliar

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  1.626 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS

Karen Roberta Alves de Carvalho Pereira

A VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL INTRAFAMILIAR




RONDONÓPOLIS

2015


 KAREN ROBERTA ALVES DE CARVLHO PEREIRA[pic 1]

[pic 2]

PROJETO DE PESQUISA

A VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL INTRAFAMILIAR

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Direito da Instituição Faculdade Anhanguera de Ensino Superior, sob orientação da Professora Orientadora: Denise Pinheiro de Alcântara.


RONDONÓPOLIS

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        4

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        RESULTADOS ESPERADOS        

7.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        6

8.        REFERÊNCIAS        

        


  1. INTrODUÇÃO

Falar do tema violência sexual infantil intrafamiliar é bastante complexo, uma vez que este tipo de comportamento está se tornando algo comum e cada vez mais frequente na sociedade.

Abuso sexual na infância é a situação em que uma criança ou adolescente é usado para gratificação sexual, de um adulto ou adolescente mais velho, baseado em uma relação de poder.

A qualidade das interações no âmbito familiar, principalmente na relação pais e filhos, influência na formação pessoal da criança já que o desenvolvimento emocional e intelectual é definido a partir destas interações. Muitos problemas sociais e comportamentais podem ter seu surgimento em questões afetivas mal resolvidas, decorrentes de tal influência.

  1. PROBLEMA

Como identificar e quais providencias judiciais cabíveis a serem tomadas contra a violência sexual infantil intrafamiliar? 

  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Alertar a sociedade como se pode identificar a violência sexual infantil intrafamiliar e quais as providencias judiciais cabíveis a serem tomadas.   

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Identificar os métodos utilizados pelo infrator contra a criança; 

              Apresentar de que forma evitar este tipo de violência; 

Alertar os cuidados a serem tomados em favor da criança para prevenção da violência sexual; 

Apontar o posicionamento do estatuto da criança e do adolescente, assim como as demais legislações. 

  1. JUSTIFICATIVA

Nenhum tipo de violência contra a criança é justificável todos esses tipos de violência podem e devem ser prevenidos. 

Sendo assim há de se assegurar por consequências, o direito da criança uma educação não violenta garantindo que não sejam submetidas a estes atos, violando seu direito fundamental ao respeito, proteção e a dignidade. 

          É de grande valia que a sociedade tenha ciência deste assunto, pois assim facilita o combate a essas barbáries contra as crianças. 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O abuso sexual supõe uma disfunção em três níveis: o poder exercido pelo grande (forte) sobre o pequeno (fraco); a confiança que o pequeno (dependente) tem no grande (protetor); e o uso delinquente da sexualidade, ou seja, o atentado ao direito que todo indivíduo tem de propriedade sobre seu corpo (GABEL, 1997, p.10).

Para Saffioti & Almeida (1995), o conceito de violência de gênero designa um tipo específico de violência que visa à preservação da organização social de gênero, fundada na hierarquia e desigualdade de lugares sociais sexuais. Segundo essas duas autoras, a violência de gênero tem duas faces: é produzida no interior das relações de poder, objetivando o controle de quem detém a menor parcela de poder, e revela a impotência de quem a perpetra para exercer a exploração-dominação, pelo não consentimento de quem sofre a violência. No exercício da função patriarcal, os homens detêm o poder de determinar a conduta das categorias sociais nomeadas, recebendo autorização ou, pelo menos, tolerância da sociedade para punir o que se lhes apresenta como desvio. Ainda que não haja nenhuma tentativa, por parte das vítimas potenciais, de trilhar caminhos diversos do prescrito pelas normas sociais, a execução do projeto de dominação- exploração da categoria social homens (grifo da autora) exige que sua capacidade de mando seja auxiliada pela violência. Com efeito, a ideologia de gênero é insuficiente para garantir a obediência das vítimas potenciais diante dos ditames do patriarca, tendo este necessidade de fazer uso da violência. Nada impede, embora seja inusitado, que uma mulher pratique violência contra seu marido/companheiro/namorado. As mulheres como categoria social não têm, contudo, um projeto de dominação exploração dos homens. Isso faz uma gigantesca diferença (SAFFIOTI, 2001, p.115).

Pode-se afirmar que violência doméstica contra menores de idade […] representa todo ato ou omissão, praticados por pais, parentes ou responsáveis, contra crianças e adolescentes que – sendo capaz de causar dano físico, sexual e/ou psicológico à vítima – implica, de um lado, uma transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, de outro, uma coisificação da infância, isto é, uma negação do direito que crianças e adolescentes têm de serem tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento. (HOUAISS, VILLAR, FRANCO, 2001, p. 2.866).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com