TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visao Do Adolescente De Homossexualidade

Exames: Visao Do Adolescente De Homossexualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Visão do adolescente de homossexualidade

Foi realizada pesquisa qualitativa, que assume a postura teórica da composição cultural da realidade social e subjetiva (FLICK, 2004). Participaram desta pesquisa 283 alunos dos últimos anos do ensino fundamental da região metropolitana de um estado da Região Sudeste. Foi aplicado um questionário constituído de duas partes: na primeira parte havia dados pessoais e na segunda parte, questões abertas pertinentes ao objetivo da pesquisa: O que é homossexualidade segundo o seu entendimento? O que a homossexualidade representa para você? Quais são os comportamentos que caracterizam a pessoa homossexual? Para você, o que leva à homossexualidade?

A aplicação do questionário foi feita de modo coletivo (em sala de aula) e individual (cada pessoa respondia o seu questionário de maneira individual).

A análise do corpus foi feita considerando os grupos adolescentes de escola particular e de escola pública em separado.

Os resultados foram divididos em classes.

 Escola particular

- Na classe 1 (62,77% dos discursos) contido o discurso que considera o homossexual uma pessoa que se sente atraída por outra do mesmo sexo ou tem a opção sexual por uma pessoa do mesmo sexo. Outra característica é achar que a homossexualidade deve ser respeitada, porém, ao mesmo tempo contém um discurso que a considera um desvio. Exemplos: “Uma pessoa que se atrai por pessoas do mesmo sexo. Algo terrível. Eu acho muito estranho e incompatível com a sociedade”; “Respeitar a opção sexual da pessoa”.

- A classe 2 (21,27% do discurso) compreende os homossexuais como sendo homens com vontade de se transformar em mulheres. Devido à proximidade da relação entre a classe 2 e 3, verifica-se em parte do discurso dos entrevistados que a homossexualidade não está apenas em se vestir e se comportar como mulher, mas também em realizar modificações corporais (que pode ser por meio de cirurgias plásticas) para parecer mulher. Nessa classe, também estão presentes aspectos pejorativos e críticas: “A homossexualidade é quando os homens querem virar mulher”; “Às vezes tem homens que fazem até cirurgia para ficarem mais parecidos com mulheres”.

Embora na análise do discurso não tenha surgido uma classe que indique as causas da homossexualidade, esse discurso esteve presente: aspectos biológicos, doença, pecado, escolha pessoal, curiosidade, insatisfação pessoal e socialização:

Já nascem com essa vontade.

Para mim, é uma doença, a pessoa nasce ou não com ela.

Pessoas que não tem o entendimento de Deus, que acabam desviando para um caminho de engano.

Novas experiências para saber como é namorar alguém do mesmo sexo.

Problemas familiares, a vida vivida de forma solitária ou até mesmo a educação que a pessoa recebe.

- Na classe 3 a visão de homossexualidade está vinculada ao homem que se comporta como mulher, pois fala como mulher, se veste como mulher, é delicado: “Quando a pessoa começa a ter muita frescura, tem a voz fina e seu andar é delicado”; “O jeito de andar, de falar, de se vestir, de se comportar”.

 Escola pública

- Na classe 1 (58,55%) a homossexualidade é tida como inata ou como escolha pessoal.

Encontra-se o discurso em que o homossexual é uma pessoa que escolheu gostar de outra pessoa do mesmo sexo, ou que a homossexualidade é inata, a pessoa nasce homossexual. Os adolescentes acrescentam que esta característica é normal e deve ser respeitada. Além disso, verifica-se um discurso baseado na religião que propõe de certa forma que esse comportamento não é adequado. Essa classe apresenta conteúdos contraditórios: a homossexualidade é uma opção do sujeito versus a homossexualidade é determinada biologicamente; a homossexualidade é normal versus a homossexualidade não é adequada.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com