TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral do filme Taare Zameen Par

Resenha: Visão geral do filme Taare Zameen Par. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Resenha  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

Como Estrelas Na Terra, que tem como título original Taare Zameen Par, é um filme indiano de 2007. Dirigido por Aamir Khan, o qual também atua no filme como um dos personagens principais.

O filme relata a história de um garoto de 9 anos chamado Ishaan Awasthi, que possui dislexia, porém ninguém a sua volta consegue identificar que o menino possui um problema, apenas pensam que ele é indisciplinado e preguiçoso. Ishaan já repetiu de ano e corre o risco de perder o ano novamente, ele tem dificuldade de prestar atenção nas aulas, não consegue ler nem escrever corretamente; e por este motivo as suas professoras sempre o estão castigando. Ele também é frequentemente comparado ao seu irmão, que sempre tem as melhores notas da classe e é muito habilidoso nos esportes.

Seus pais são chamados na escola para discutirem o “mau” comportamento de Ishaan, o pai insatisfeito com o desempenho de seu filho na escola decide por enviá-lo a um colégio interno para que lá ele possa aprender a ter disciplina, os adultos o fazem acreditar que isso é um castigo. A partida do pequeno Ishaan para o internato é muito dolorosa, ele que nunca ficou separado de sua família, de repente se vê sozinho em um lugar estranho com pessoas desconhecidas. Neste novo colégio, mais uma vez o garoto é incompreendido, nenhum dos seus professores conseguem identificar que Ishaan possui um problema de aprendizado, e mais uma vez é penalizado com uma série de castigos. O menino vai ficando cada vez mais triste e solitário, entrando numa profunda depressão, não possui mais vontade de viver, nem mesmo de pintar, que era um grande talento que possuía.

Em um dado momento entra no colégio um novo professor substituto, que possui uma metodologia de ensino própria, ele não possui a metodologia rígida de ensino do colégio. Este professor, chamado Nikumbh, logo percebe que Ishaan é um garoto inteligente e não indisciplinado, que ele apenas possui um problema de dificuldade na área da leitura, escrita e soletração, ou seja, a dislexia.

Nikumbh faz Ishaan sentir-se especial. Ele consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador. Ele vai em busca dos pais do garoto para tentar mostrar-lhes o problema que o filho possui e assim tentar ajuda-lo. Depois da metodologia do novo professor, Ishaan consegue melhorar na escola. Nikumbh o incentiva também na pintura, onde Ishaan possui uma grande habilidade.

O filme nos mostra uma grande lição de vida, onde nunca devemos subestimar a capacidade dos outros. Uma linda história, onde um professor trata um aluno com total respeito, que soube valorizar e entender as suas diferenças, fazendo-o superar suas dificuldades, e mostrando-lhe que era igual aos outros. E esta situação, infelizmente é uma realidade; muitas crianças com necessidades especiais são deixadas nas escolas normais, onde não há profissionais habilitados para atendê-los. É necessário que essa situação seja revertida, que hajam mais profissionais qualificados nas instituições de ensino, e que essas crianças tenham todo o apoio possível nas escolas e em suas próprias casas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com