TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky História pessoal e história intelectual

Tese: Vygotsky História pessoal e história intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Tese  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo1

História pessoal e história intelectual.

Vygotsky nasceu em 17/11/1986, na extinta União Soviética, membro de uma família judia, de situação econômica confortável, considerada uma das mais cultas da cidade. Crescendo em um ambienta com grande estimulação intelectual, desde cedo se interessou pelo estudo de várias áreas do conhecimento. A maior parte da sua educação formal não foi realizada na escola, mas sim em casa, por meio de tutores particulares.

Cursou Direito na Universidade de Moscou, e concomitantemente, frequentou cursos de História e Filosofia, aprofundou seus estudos em Psicologia, filosofia e literatura, o que foi de grande valia para sua vida profissional. Estudou também Medicina, como forma de compreender o funcionamento psicológico do homem e pelo seu interesse em problemas neurológicos.

Teve uma vida profissional muito diversificada, trabalhando em diversos locais como professor e pesquisador nas áreas de pedagogia, psicologia, filosofia, literatura, deficiência mental e pedologia (ciência da criança que integra os aspectos biológicos, psicológicos e antropológicos).

Criou um laboratório de psicologia na escola de formação de professores de Gomel, mantinha vários grupos de estudos, fundando uma editora e uma revista literária, coordenando o setor de teatro do Departamento de Educação de Gome Casou-se em 1924 com Roza Smekhova, com quem teve duas filhas. Desde 1920 conviveu com a tuberculose, doença que levaria à morte em 1934.

Teve uma produção escrita muito vasta para uma vida tão breve. Escreveu aproximadamente 200 trabalhos científicos, com temas desde a neuropsicologia até a crítica literária, passando por deficiência, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas metodológicas relacionadas às ciências humanas.

Apresentou textos críticos, cheios de ideias e misturas de reflexões filosóficas que refletem a vida breve, não constituindo um sistema articulado do qual pudéssemos extrair uma “teoria vygotskiana” bem estruturada, e sim textos jovens, escritos com entusiasmo repleto de ideias fecundas que precisam ser canalizadas para um trabalho mais completo.

A ideias de Vigotsky não limitaram -se a um programa individual, e sim com diversos colaboradores. Estas ideias foram muito marcantes para todos ao seu redor, encantando plateias e adquirindo admiração de seus alunos.

Vigotsky, Luria e Leontiev eram idealistas pós guerra que acreditavam na emergência de uma nova sociedade e de uma nova

psicologia que consistisse numa síntese das duas psicologias existentes na época, a psicologia como ciência natural , e a psicologia como ciência mental, esta segunda tendência coloca a psicologia como sendo mais próxima da filosofia e das ciências humanas. Enquanto a psicologia experimental deixava de abordar as questões psicológicas mais complexas dos seres humanos, a psicologia mentalista não chegava a produzir descrições aceitáveis destes processos complexos. Na tentativa de superar esta crise, Vygotsky e seus colaboradores buscaram uma abordagem alternativa, possibilitando uma síntese entre as duas psicologias.

Para Vigotsky a síntese não é a penas a justaposição de dois elementos, mais sim a emergência de algo novo, anteriormente inexistente, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com