TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henri Paul Hyacinthe Wallon. Estudos no ensino de crianças com deficiência

Artigo: Henri Paul Hyacinthe Wallon. Estudos no ensino de crianças com deficiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

Henri Paul Hyacinthe Wallon

Henri Wallon nasceu na França no ano de 1.879 e faleceu aos 83 anos na cidade e capital Paris onde viveu toda a sua vida. Se formou em Medicina, Filosofia e Psicologia adicionando em sua vida a política influenciado por seu avô. Baseado em suas pesquisas ao dar aula para crianças com deficiência, Wallon mostrou com muita garra que esses pequenos seres também têm corpo e emoções, não apenas a cabeça na sala de aula. Com isso, discordava dos métodos autoritários empregados para o controle disciplinar, pois prova com suas teorias que o esquema corporal deve ser avaliado como uma construção do ser e não apenas uma unidade biológica fundamentando assim quatro elementos básicos: afetividade, movimento (expressivo e instrumental), inteligência e a formação do eu como pessoa.

Ao elemento afetivo, Wallon expressa três pontos fundamentais:

1. Emoção: primeira manifestação de afetividade, ação instintiva.

2. Sentimento: representação da sensação.

3. Paixão: auto controle em função de um objetivo, domínio.

O movimento é o primeiro sinal do ser e também é dividido em duas partes:

1. Expressiva: base das emoções.

2. Instrumental: ação direta sobre o meio físico e concreto.

A inteligência como meio de linguagem e o eu como pessoa, articula os demais onde a pessoa é inserida em seus meios vivendo sua conduta em função do qual está inserido.

Wallon então começa a distinguir estágios do desenvolvimento onde as etapas diferenciam por suas características apresentando tipos particulares de interações.

1. Estágio Impulsivo-emocional ( 0 a 1 ano):

• Impulsivo ( 0 a 3 meses): reação do bebê com as pessoas que intermediam sua relação com o mundo, expressões e reações que indicam mal ou bem-estar, e a afetividade.

• Emocional ( 3 a 12 meses): o bebê começa a se manifestar por meio de gestos que demonstram suas emoções, comunicam-se com o corpo e por vocalização, desenvolvem as condições sensório-motoras.

2. Estágio Sensório-motor ( até os 3 anos)

A criança adquire autonomia na manipulação de objetos e na exploração de espaços, a linguagem começa a ser desenvolvida.

3. Estágio do Personalismo ( 3 a 6 anos)

Pode se dar ao primeiro dia de aula ou em casa imitando seus pais criando sua personalidade.

4. Estágio Categorial ( 7 a 12 anos )

A inteligência avança em seu desenvolvimento e a criança começa a interessar-se mais pela exploração de objetos e do meio. Começa a perceber o eu e o não eu., tem seu ponto de vista.

5. Estágio da adolescência

Há um desequilíbrio, na verdade por causa dos hormônios e da mudança corporal, o adolescente busca uma transformação de personalidade. Há uma reformulação onde pode haver crises interferindo no comportamento.

Wallon acreditava que o um adulto em sua personalidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com