TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HENRI WALLON

Seminário: HENRI WALLON. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Seminário  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 3

HENRI WALLON:

Henri Wallon, nasceu em 15 de julho de 1879, médico, psicólogo e filósofo. É conhecido por seu trabalho na psicologia do desenvolvimento da infância.

De 1908 a 1931, trabalhou diretamente com crianças com deficiência física. Mostrou que crianças têm corpo e emoções, não somente cabeça em sala de aula.

Seu primeiro trabalho foi: Delírio de perseguição, o delírio crônico na base da interpretação. Ublicado em 1909.

Em 1914, serviu como médico no exercito Frances.

Em 1927 foi nomeado diretor de estudo, da escola prática de estudo avançado.

Faleceu no dia 1/12/1962, em Paris, aos 83 anos.

Wallon alem de um grande psicólogo, foi também político. Presidiu até o dia de sua morte o movimento Frances “Escola nova”, onde criticava o ensino tradicional. Ele discordava dos métodos autoritários usados para controle disciplinar.

Wallon não via o esquema corporal como unidade biológica ou psíquica, mas como construção.

Fundamentou suas idéias em 4 elementos:

1. Afetividade, expressa em três maneiras:

Emoção:Tem uma atuação orgânica, é uma ação instintiva.

Sentimento: Representação da sensação, quando a pessoa já consegue falar sobre o que lhe afeta.

Paixão: Característica o alto controle em função de um objetivo, manifesta-se quando um individuo domina o medo em prol de sair de uma situação.

2. Movimento (dimensão motora)

3. Inteligência (dimensão cognitiva)

4. Formação do EU com pessoa.

Wallon considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que está imersa, com os seus aspectos afetivo, cognitivo e motor também integrados.

Assim, a ênfase é para a integração – entre organismo e meio e entre as dimensões: cognitiva, afetiva, e motora na constituição da pessoa. A pessoa é vista como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, cujo desenvolvimento se dá na integração de seu aparato orgânico com o meio, predominantemente o social.

Contribuições da teoria à Educação e o Estagio de desenvolvimento

Wallon promoveu uma prática que atende as necessidades da criança nos planos afetivo, cognitivo e motor. Pode-se compreender o que é significativo nas condutas infantis e nas interações que acontecem no meio: a linguagem utilizada e as ações somadas à postura, o jeito de caminhar, a maneira de executar os gestos e as expressões faciais.

As crianças têm uma maneira muito especial de entender o mundo. Conforme vão crescendo e se desenvolvendo, passam a ter acesso a novas informações e experiências, assim esquece seu antigo modo de pensar. O desenvolvimento ocorre por uma sucessão de estágios, através de um processo assistemático e contínuo, em que a criança oscila entre a afetividade e a inteligência. Em seus estudos.

Wallon

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com