TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Politica e Sociedade - resumo de aulas

Por:   •  30/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  23.562 Visualizações

Página 1 de 2
  • Aula 00 – Dia 17 de Agosto de 2015

O professor apresentou a toda turma, o conteúdo a ser estudado durante o segundo semestre de 2015. Aula expositiva e dialogada ele nos mostrou a justificativa da disciplina, que fala para o profissional que ingressa no ensino superior para ser competente, deve possuir referencial teórico que o capacite a compreender a sociedade em que vive. E também explicou para a sala que o objetivo geral da matéria é promover o exercício do pensar filosófico, através de questionamentos e da formulação de um pensamento argumentativo, proporcionando a análise do momento histórico atual.

  • Aula 01 – Dia 24 de Agosto de 2015

Conceitos Básicos: ética é o que estuda a boa conduta, para existir ética tem que ter o próximo no pensar e agir. Ética pensa no modo de ser de cada ser vivo, ou seja, a moral (de acordo com a regra a liberdade, ação propriamente dita).

Comunidade: associação de pessoas que partilham o mesmo principio. Ao contrário de sociedade que são pessoas que não vivem a partir de mesmos princípios.
Lei: é imperativo (aquilo que impõe), não se pode fazer diferente.

  • Aula 02 – Dia 31 de Agosto de 2015

Estudamos a partir do tema: Liberdade e determinismo.

Se não é livre não pode ser considerado moral ou imoral. Dado que vinculamos liberdade e moral, bem como liberdade e responsabilidade cabe perguntar, “Somos realmente livres para decidir? E se somos que liberdade é essa?”

Três possíveis respostas: 1 Somos determinados e a liberdade não existe. 2 Somos sempre livres. 3 Somos em partes livres e outras determinados.

Liberdade de movimento; de expressão; de pensamento; de ação.

Imoral = Contrário a regra (Liberdade).

Moral = de acordo com a regra (Liberdade).

Amoral = não possui regra a nenhum valor.

Determinismo: Impossibilitado de fazer algo diferente (sem opção).
Onipotência: pode tudo / Onipresença: esta em todos lugares / Onisciência: Sabe tudo

  • Aula 03 – Dia 14 de Setembro de 2015

Influência da moral clássica grega: Grécia é o berço da moralidade, eles que discutiam sobre “Quem é o Homem”

Um homem ético é um homem de virtudes no cristianismo um homem que nega a si mesmo.

Os sofistas são mestres viajantes que iam de cidade a cidade realizando discursos e cobrando taxas para oferecer educação. O foco central era estratégias de argumentação e concentrada nos diálogos ou discursos. Para eles um homem é aquele que fala bem. E ser moral é não voltar atrás na sua palavra.

Sócrates e o racionalismo ético: a ética socrática reside no conhecimento e em deslumbrar na felicidade e o fim da ação tem por objetivo preparar o homem para conhecer – se. Para Sócrates é possível pela razão se chegar a uma verdade que vale para todo mundo. Já para os filósofos quem pensa é a razão. O homem feliz para Sócrates é aquele que conhece a si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com