TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

Por:   •  7/4/2021  •  Abstract  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 5

MODELO DE MAPA[pic 1]

UNICESUMAR - EAD

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE MAPA – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

NOME COMPLETO

Felipe Cromack de Barros Correia

RA

18074845

Orientações para a realização da atividade

- A atividade MAPA é composta por duas tarefas. A primeira está presente nesse arquivo. A segunda é o envio do link do vídeo conforme proposta da atividade.

- Todas as atividades são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta em algum desconto na nota.

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

- A atividade deverá ser realizada individualmente;

- Siga todas as orientações contidas neste documento;

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.

 - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio deste MODELO DE MAPA (preencha no computador os campos em destaque).

 - Utilize o livro (PDF), as aulas conceituais e a Live disponibilizada na atividade, como principais fontes de apoio.

 - Atividades que apresentem cópias parciais ou total serão zeradas.

- Não se esqueça de realizar a segunda tarefa da atividade MAPA.

Boa atividade!

MAPA – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

Imagine que você foi contratado para ser o mais novo professor de Educação Física da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) na cidade em que reside, mas nunca teve experiência com alunos que apresentam deficiência Intelectual.  Sua diretora, muito feliz com a sua chegada pede que você trabalhe com os alunos uma coreografia de forró, considerando que anualmente eles participam de festivais de Dança para alunos de escolas especializadas.
Sabendo que o deficiente intelectual apresenta problemas de atenção e apatia para aprender, problemas de comunicação e de linguagem, e problemas generalizados de compreensão de conceitos e que esses problemas poderão gerar insegurança nos alunos, você futuro professor deverá utilizar abordagens que facilitem o processo de aprendizagem do conteúdo a ser trabalhado.


Considerando que a coreografia deverá ser ensinada para uma turma de 8 alunos que apresentam apenas deficiência intelectual, sem qualquer problema visual ou motor você deve seguir os seguintes e executar as duas tarefas a seguir:

 


O MAPA SERÁ REALIZADO EM DUAS ETAPAS (não finalize a atividade antes de postar as duas partes da atividade)

Plano de aula Educação Especial

Aluno:Felipe Cromack de Barros Correia

Ra- 18074845

Instituição: APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Disciplina: Educação Física                    

Duração da aula: 1 hora

Turma: Alunos do Ensino Médio de 14 a 17 anos 

Conteúdo: Ensino da Dança: Forró - passos básicos e giro

OBJETIVO GERAL:

Os objetivos sempre devem começar por um verbo no infinitivo. Está relacionado ao que os alunos irão atingir com esse trabalho; com a prática dessa atividade. Devem estar pautados nas ações dos alunos e não do professor.

Compreender os passos básicos do forró e giro através de uma sequência pedagógica. Ver e discutir vídeos que mostram os passos do forró e giro. Elaborar uma apresentação de 1 min contendo os principais passos ensinados na aula

ABORDAGENS UTILIZADAS:

(Assistência física; Brailling; Orientação verbal; Demonstração)

Demonstração; Assistência Física

DESENVOLVIMENTO:

Atividade 1: Aqui você deverá descrever detalhadamente a atividade que desenvolverá para o ensino dos PASSOS BÁSICOS utilizando a 1ª abordagem escolhida por você.

No primeiro momento da aula será usada a demonstração em 3 frentes diferentes. Caso exista a possibilidade de convidar um professor de dança para aula será demonstrada a ação (os passos básicos do forró) pelo professor. Posteriormente assistiremos um vídeo de profissionais dançando forró, a fim de assimilar o conteúdo através da visão. Por último demonstrarei, caso não seja possível a presença de profissionais da dança os passos do forró.

Atividade 2: Aqui você deverá descrever detalhadamente a atividade que desenvolverá para o ensino dos PASSOS BÁSICOS utilizando a 2ª abordagem escolhida por você.

A segunda abordagem será através da assistência física, na qual eu e outro professor – caso haja a possibilidade de convidarmos outro professor que ajude- ajudaremos os alunos a performar a dança do forró, seus passos básicos. Assim, os passos básicos serão subdivididos dos mais fáceis aos mais complexos, em virtude de lecionar através de uma sequência pedagógica. Logo, oferecerei auxílio físico ou guiarei o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (93.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com