TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  1/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Aldenira Soares de Oliveira

Cageane Vieira Pereira

Jussara dos Santos Alves

Rosa Maria Santana de Souza

 Produção Textual

[pic 3]

Barreira-BA

2014

Aldenira Soares de Oliveira

Cageane Vieira Pereira

Jussara dos Santos Alves

Rosa Maria Santana de Souza

Produção Textual

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social como requisio  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, parcial da disciplina  de Atividades Interdisciplinares

Orientação dos professores Amnada Bozza, Rodrigo Zambon, Clarice Kernkamp.

        

Barreiras-BA

2014

Sumário

  1. Introdução..............................................................................................1.1
  2. Desenvolvimento....................................................................................2.6
  3. Conclusão..............................................................................................7.7
  4. Referencias Bibliográficas.....................................................................8.8

1. Introdução

No Brasil, o tema “indicadores sócias “, se configura em uma discussão recente, porem, torna-se cada vez mais evidente a sua importância para o processo de gestão.

A atualização de indicadores sociais torna-se imprescindível, uma vez que se configura em “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de politicas publicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução avaliação dos programas, projetos, serviços sociais.

Dada a relevância dos indicadores sociais para o processo de gerir o social, surge a necessidade de verificar qual é a importância dos indicadores para os assistentes sociais, atuantes no planejamento, execução e avaliação de serviço social.

Essa produção textual busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais no processo de gestão. A discursão acerca da utilização de indicadores sociais, toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma, na busca pela garantia de direitos sociais.

Fica evidente a necessidade do uso dos indicadores sociais como um recurso metodológico para a leitura e monitoramento da realidade, com fins a mudança da realidade social. O trabalho revela que a atualização profissional é imprescindível para a atuação e deve esta articulada com o compromisso ético –politico da profissão e a real intenção de oferecer serviços sociais com qualidade, pautados no aprimoramento intelectual e no desafio de superar as dificuldades constantes apresentadas pela própria realidade social.

O indicador social tem importante função exploratória no diagnostico de situações concretas, na definição de metas prioritárias e no direcionamento das ações continuas, na medida em que, com o uso constante de indicadores adequados, estes oferecem informações concretas para o conhecimento da realidade e orientam as ações, dando sustentação ao processo de gestão. Com a falta desse trabalho, ou do uso adequado dos indicadores, corre-se o risco de ignorar ou encobrir as projeções ideológicas e as ambições politicas subjacentes a muitos tipos de planejamento.

2. Desenvolvimento

A) Qual o objetivo e metodologia que a autor utiliza para produção do texto?

 Este estudo busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais no processo de gestão. Objetivou identificar se os assistentes sociais que atuam em projetos sociais, voltados ao idoso e à criança e adolescente no município de Presidente Prudente, utilizam os indicadores sociais no processo de gestão. O recurso metodológico utilizado foi: a de campo, tipo qualitativa de analise teórico empírica por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica.

 B) De acordo com os conceitos e definições apresentados na disciplina de estatística e indicadores sociais, desenvolver uma analise descritiva:

A estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo. A evidencia dos métodos estatísticos são pertinentes e aplicadas na maioria das áreas do conhecimento, pois todas as vezes que necessitamos realizar coletas de dados, seja para conhecer uma determinada instituição, território, do município, é pertinente o levantamento dos “dados estatísticos”, ou seja, tudo o que envolve a coleta e analise de dados torna evidente a utilização dessa ferramenta denominada método estatístico.

Os indicadores sociais são ferramentas que demonstram as disparidades de cada região, de um determinado espaço gráfico, e possibilitam mapear as regiões mais ou menos desenvolvidas em diversos aspectos, como: econômico, politico, geográfico, sociais et..., e frente aos indicadores pode-se delimitar quais são as áreas de vulnerabilidade social.

Os indicadores sociais são constituídos em uma base de dados validados e com referencias de confiabilidade, os quais propiciam a analise do contexto pertinente a determinado território, evidenciando as prioridades de tomada de decisões diante das politicas publicas especificas ao público-alvo.

  • Quais os tipos de gráfico que são utilizados no artigo? E sua importância.

Gráfico I : Setor ou Pizza, Dados que estejam organizados apenas em uma coluna ou linha em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de pizza. Mostra o tamanho de itens em uma serie de dados, de modo proporcional a soma dos itens.

Grafico II: Setor ou Pizza, Os pontos de dados em um gráfico de pizza são exibidos como percentual de toda pizza.

Grafico III: Histograma, É composto por um conjunto de retângulos justapostos, em que suas bases localizam-se sobre o eixo das abscissas, de formas que seus pontos médios coincidam com os pontos médios dos intervalos de classe.(comportamento de seus dados)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com