TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO DE CERES-GO CURSO

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.463 Palavras (14 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO DE CERES-GO

CURSO

Serviço Social

1º Período

UNIDADE DIDÁTICA

Serviço Social Contenporâneo

TUTORA À DISTÂNCIA

Débora Nepomuceno de Souza

TUTOR PRESENCIAL:

Nádia Oliveira

ACADÊMICOS:

Ana Paula Santos Xavier RA: 407624

Arcenia Teixeira Duarte RA: 442204

Flavia Duarte Tavares de Oliveira RA: 442205

Marli Leila de Oliveira Pereira RA: 149169

Walquíria Vieira Custódio Ruiz RA: 418318

Junho - 2013

Concepção da Leitura


             A concepção da leitura variam conforme a visão da línguagem, de texto e de sentido.              A concepção é aquela em que o texto é resultado da sua representação mental. Cabe ao leitor “captar” os sentidos do que o autor pretende informar, ao leitor tem a função de interpretar o sentido do texto.
           E muito importante a leitura em nossas vidas, a necessidade de cultivar o hábito de leitura, entre crianças e jovem,  o auxilio da escola na formação de um ser e essencial, alfabetizando e propondo a importância de tornar leitores competentes. Capaz de identificar diferentes modos, na concepção de uma leitura.

              Nessa concepção de língua como representação do pensamento e de sujeito como senhor absoluto de suas ações e de seu dizer, o texto e visto como um produto,a leitura assim é entendida como atividade de captação das idéias, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. O foco de atenção é, suas intenções, e o sentido.  
       O texto e visto como um simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando conhecer o código utilizado. O papel do leitor que, em interação com o texto, constrói-lhe o sentido, considerando não só as informações explicitamente construídas, como também o que é implicitamente sugerido. A leitura de um texto exige do leitor bem mais que o conhecimento do código lingüístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.
           A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto.  A leitura em sua concepção tem como finalidade aproximar as pessoas dos livros, onde podemos ampliar a nossa capacidade de manifestar sentimentos e opiniões. Construindo uma representação mental para captar pelo entendimento da maneira como foi passada.

Estratégia da Leitura

 No que diz respeito  nas estratégias da leitura, e tudo que podemos captar com os sentidos na forma da escrita, são necessários clareza, objetividade, argumentos, inicio, meio e fim em todos os textos elaborados. É fundamental em tudo e a informação no que quer passar. A clareza de idéias ao passar uma informação no sentido imediato, como expressão da idéia e forma. O poder da palavra que tanto pode sensibilizar, provocar choros, risos, salvar ou condenar vidas.

Cito acima detalhes adicional: uso da virgula; Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro por sua procura. Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro por sua procura. Uma estratégia de leitura clara em uma simples forma de leitura.

Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura, o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.   É claro que não devemos nos esquecer de que a constante interação entre o conteúdo do texto e o leitor é regulada também pela intenção com que lemos o texto.

São os objetivos do leitor que norteiam o modo de leitura, em mais tempo ou menos tempo; com mais atenção ou menos atenção; com maior interação ou menos interação.

Leitura e Produção de Sentidos

É como tornar interessante a leitura, tornar agradável com clareza e passar um bom entendimentos aos leitores, com informações, fatos, dados, datas, musicas, imagens, mensagens, podendo qualquer material ser adaptado transmitido exposto executado através de idéias ou ideais, ou em qualquer mídia ou em qualquer parte do mundo.

A compreensão de um texto e de um bom atendimento pode levar a leitura como um refugio, diversão, instrução, companheirismo, alimento, inspiração enfim a leitura é prazer.

 
                A compreensão e interpretação do leitor em cima de um texto escrito, uma imagem ou propaganda  é através do gênero textual que compreendemos e damos sentidos ao texto.
            Devemos considerar os diferentes conhecimentos de um leitor para o outro, pois é através destes conhecimentos que os leitores produzem vários sentidos diferentes.
             A leitura é o caminho para a descoberta de novos conhecimentos. Desde a infância desenvolvemos a mente, através da leitura, lendo desde gibis a livros de histórias infantis. Ler não significa identificar as palavras, mas fazê-lo ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for relevante.
              A leitura não é uma atividade receptiva, é um processo no qual o leitor desempenha papel ativo, através da mobilização de seus conhecimentos, trazendo-os a um nível consciente e de desenvolvimento de estratégias e habilidades de leitura (Monteiro & Melo 2003).
          Em nosso dia a dia, nos deparamos com uma enorme diversidade de textos. Basta sairmos às ruas que tão logo está confirmada esta ocorrência. São panfletos, outdoors, cartazes, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (88.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com