TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Por:   •  11/6/2014  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 10

História da Contabilidade

A contabilidade surgiu no inicio da civilização, abolindo a caça o homem voltou-se para a agricultura, por causa do direito do uso do solo, acabou-se gerando separação na vida em comunidade, ou seja, cada um plantando e cuidando do que era seu, e cuidando da sua própria riqueza.

Quando o dono da terra morria, as suas posses eram passadas para seus filhos e parentes, herança recebida acabou sendo denominado patrimônio, com o tempo passou a ser chamado assim até mesmo para bens que não eram herdados.

À medida que o homem começa a possuir mais bens, surgia-se a necessidade de haver um controle sobre os seus, pois quando eram em menor quantidade era possível guardar em sua memoria, mas no instante em que esses bens passavam aumentar surgia a necessidade de registrar o que era de seu direito. Como naquele tempo não havia credito, pois todas as compras, vendas e trocas eram feitas a vista, usa-se ramos de arvores para comprovar a quitação da divida.

A evolução da contabilidade passou por quatrofases: CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO; CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL; CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO e CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTIFICO.

No período antigo a contabilidade empírica, já tinha como objeto de patrimônio, os seus rebanhos, as primeiras escritas contábeis são no termino da era da Pedra Polida, que é quando o homem começa a registrar seus primeiros desenhos.

O sistema contábil evoluiu, os registros se tornaram diários, e sofreram nova forma, agrupando vários períodos.

No período medievalfoi um dos períodos mais importante da a historia da humanidade, pois foi nessa era em que surgia o moinho de vento e o aperfeiçoamento da bussola, e foi por causa desses e outros feitos que esse período por volta do ano de 1202, que foi denominado a ERA TECNICA.

A evolução e o crescimento da contabilidade surgiram devido a necessidadegeradas pelo capitalismo nos séculos XII e XIII, o acumulo de capital acabou alterando as relações do trabalho, banindo assim o trabalho escravo e cedendo lugar para os assalariados.

O termo Capital surgiu no século XII, representados pelos recursos injetados nas companhias.

O Período Moderno foi considerado como a fase da Pré Ciência, sendo citados os três principais eventos dessa época : em 1453 os turcos tomam a Constantinopla, em 1492 é descoberta a américa e em 1517 ocorre a reforma religiosa,.

A contabilidade acaba tornando-se uma necessidade para que se possa estabelecer o controle das riquezas, a técnica contábil privada foi utilizada primeiramente pelos italianos me meados do século XII.

Em 1494 foi publicada a obra Contabilidade por Partidas Dobradas, escrita pelo FREI LUCA PACIOLI, o método das partidas dobradas, expos a terminologia adaptada

PER: se reconhece o devedor

A: se reconhece o credor,

Primeiro deve-se vir o devedor e depois o credor.

A obra de LUCA, além de sistematizar a contabilidade, abriu novos precedentespara que novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto.

O período cientifico apresenta dois grandes autores : FRANCESCO VILLA, e FABIO BÉSTA.

Os estudos sobre a contabilidade fez surgir três escolas contábeis: a primeira dirigida por FRANCESCO VILLA, a escola Lombarda; a segunda foi Escola Toscana, dirigida por Giusepe Cerboni e a terceira foi a escola Veneziana, por Fabio Bésta.

Embora o século XVII tenha sido o berço da era cientifica e calculadora já tivesse sido inventada a contabilidade ainda se confundia com a Administração. E o patrimônio se definia como um direito

Em 1923 Vincenzo Mazi, define o patrimônio como objeto da contabilidade, no entanto a escola Europeia teve papel fundamental na teoria, pois sem demonstrações e pesquisas, teóricas e o uso excessivo do método das partidas dobradas, para demonstrar que a contabilidade era uma ciência.

No Brasil a vinda da família real portuguesa incrementou a atividade colonial. Por isso foi constituído o Tesouro Nacional e Publico. Na atualidade as funções do contador não se restringem apenas no ambiente fiscal, por causa de uma economia complexa, a contabilidade é importante para a vida útil de uma empresa, nas tomadas de decisões, e para atrair novos investidores. 

O Modelo padrão de contabilidade mundial, ira servir de base nas negociações entre nações. Uma melhor qualidade da informação referente ao desempenho da empresa e sobre os fluxos de caixa permite reduzir custos de capital, e isso ira melhorar a vida de uma empresa, permitindo a sua expansão, com a criação direta de emprego e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com