TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de um portfólio reflexivo que resume o relatório do grupo sobre suas pesquisas sobre o tema "Assessoria e consulta no trabalho social"

Por:   •  4/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.819 Palavras (12 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 12

APRESENTAÇÃO

O presente desafio consiste na elaboração de um portfólio reflexivo, que componha o registro da equipe acerca de suas pesquisas sobre o tema Assessoria e Consultoria em Serviço Social. Tal atividade tem por objetivo formar o profissional com vistas à possibilidade de realizar assessoria e consultoria em Serviço Social, problematizando estratégias de atuação profissional nas áreas da assistência social, saúde, envelhecimento, criança e adolescente, organização política da profissão, meio ambiente e sociojurídico.

INTRODUÇÃO

A trajetória das práticas de assessoria e consultoria no Serviço Social teve suas raízes no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 (período de ditadura militar) e acompanhou os movimentos sociais e, consequentemente, o processo de renovação da profissão.

Na época, os movimentos sociais lutavam por melhoria das condições de vida da classe trabalhadora e mobilizavam grandes contingentes de trabalhadores na luta por direitos sociais, tais como: saúde, habitação, educação, saneamento, cultura e outros. Ao longo deste trabalho iremos discorrer sobre a Reforma Política que defendemos a importânciados movimentos sociais neste contexto e o papel do assistente social atualizado junto à valorização da assessoria aos setores da profissão ou outras áreas de intervenção. Observando a prática do Serviço Social, nos últimos anos vimos com frequência, referências ao exercício profissional no campo da assessoria/consultoria. É de grande importância, mas como toda temática emergente deve ser tratada com cuidado para que não se caia em um modismo, tão querido pela onda pós- moderna na sua busca frenética de novas “teorias” e “metodologias”. Acreditamos que a temática da assessoria/consultoria é importante para a profissão, mas não pode ser tratada de forma independente do rico debate teórico que o Serviço Social vem acumulando nas últimas décadas. Podemos observar que uma temática só é emergente em uma profissão quando há a incidência de pelo menos duas variáveis. Uma é a conjuntura, que passa a uma categoria profissional um conjunto de demandas que até então eram inexistentes ou inexpressivas. É a demanda da realidade e a capacidade de resposta dos profissionais que fazem a emersão, ou não, da citada demanda. Outra variável é que, ao mesmo tempo em que conectados com a realidade, os profissionais de uma categoria, podem estimular a realização de ações até bem pouco tempo não priorizadas ou mesmo não realizadas. Obviamente, que a segunda variável só se efetiva se houver uma ressonância da demanda narealidade, ou seja, o que está colocado é a capacidade de alguns profissionais de perceberem uma demanda em potencial e provocá-la para que esta se efetive. Parece-nos que o vulto da temática assessoria/consultoria no Serviço Social na atualidade é uma confluência das duas incidências. Tanto há demandas explícitas para esse trabalho para os (as) assistentes sociais; como também os(as) assistentes sociais, notadamente os(as) envolvidos(as) na docência, vêm buscando espaços de assessoria. Em ambos, o que está em cena é a capacidade intelectiva que os(as) assistentes sociais vêm tendo. Os que requisitam os profissionais de Serviço Social para assessoria/consultoria vêem neste sujeito uma capacidade de conhecimentos a serem disponibilizados, em geral sobre políticas sociais e na área de mobilização social. E os profissionais de Serviço Social que buscam a assessoria/consultoria, identificam esse espaço como propício para a efetivação do atual projeto de formação profissional do assistente social ou como uma alternativa de trabalho.

ASSESSORIA

A assessoria é vista como instrumento exordial de trabalho em que o Assistente social estará entre outras funções acompanhando processos de trabalho da organização de grupos, mostrando as possibilidades, balize, alternativas no projeto pretendido. Ao fazer o planejamento deve se interpretar a realidade para melhor alcançar os objetivospropostos. A assessoria é um novo espaço de intervenção do Serviço Social sendo primordial como instrumento da categoria profissional contribuindo no trabalho especializado na coleta e análise de dados técnicos, estatísticos ou científicos. Assessorar é servir de assessor a; assistir; auxiliar, tecnicamente, graças a conhecimentos especializados em dado assunto. Considera assessor como um adjunto, auxiliar, assistente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com