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MUSICALIZAÇÃO EM GRUPO: UM INSTRUMENTO FACILITADOR PARA INCLUSÃO SOCIAL

Por:   •  31/10/2016  •  Bibliografia  •  4.772 Palavras (20 Páginas)  •  370 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

EDGARD ALVEZ DE OLIVEIRA NETO

MUSICALIZAÇÃO EM GRUPO:

UM INSTRUMENTO FACILITADOR PARA INCLUSÃO SOCIAL

São Carlos

2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CENTRO DE EDUCAÇÂO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

EDGARD ALVEZ DE OLIVEIRA NETO

MUSICALIZAÇÃO EM GRUPO:

UM INSTRUMENTO FACILITADOR PARA INCLUSÃO SOCIAL

Monografia apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Educação Musical do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos.

Orientador: Prof. Dr. Adriano C. Giesteira

Coorientador: Prof. Dr. Glauber Santiago

São Carlos

2016

EDGARD ALVEZ DE OLIVEIRA NETO

MUSICALIZAÇÃO EM GRUPO:

UM INSTRUMENTO FACILITADOR PARA INCLUSÃO SOCIAL

Monografia apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Educação Musical do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, __ de_____ de 2016.

Orientador(a):

______________________________________

Prof. Dr. Adriano C. Giesteira

Orientador do curso de Educação Musical da UFSCar

Examinador 1:

______________________________________

Dr. Glauber Santiago

Universidade Federal de São Carlos

Examinador(a) 2:

________________________________________

Titulação Nome e Sobrenome do examinador(a)

Instituição a que pertence


DEDICATÓRIA

[Item opcional. Homenagem a alguém. Tem um caráter mais emocional.]


AGRADECIMENTO

[Item opcional no qual o autor agradece a entidades e pessoas que colaboraram na realização do TCC.]


RESUMO

Este é um item obrigatório e não pode ter mais que 500 palavras. É uma apresentação breve contendo um pouco de cada parte do trabalho (contextualização, problema, metodologia e resultados).

Palavras-chave: Separadas. Por ponto.


LISTA DE FIGURAS

LISTA DE QUADROS


SUMÁRIO

1. Apresentação        

1.1 Justificativa        

1.2 Objetivos        

1.2.1 Objetivo geral        

1.2.2 Objetivos específicos        

1.3 Metodologia        

2. Revisão da literatura (ou, se desejar, o tema do que se trata)        

3. Conclusão        

3.1 Análise        

3.2        Considerações finais        

3.3. Propostas para desenvolvimento futuro        

Referências        

Apêndice (Opcional)        

Anexo (Opcional)        


1. Apresentação

Nos últimos anos, autores da área de música têm mostrado que a Educação Musical pode contribuir para incluir socialmente todas as idades e classes sociais, ao dar às pessoas de baixa renda ou às minorias excluídas da sociedade nova perspectiva de vida. Sobre esse assunto, Muchow (1968, p. 110) afirma que os jovens “sentem através da música alguma coisa que não podem explicar nem exprimir: uma possibilidade de reencontrar o sentido”.

Nas aulas de contrabaixo elétrico que ofereço, atendo crianças adolescentes, jovens e adultos em aulas individuais e deparei-me com os desafios de se trabalhar a musicalização em grupo, pois acredito ser esse um trabalho muito amplo, que abraça desde grupos de musicalização infantil até grupos de terceira idade.

No entanto, trabalhar a música em grupo tem algumas diferenças em relação às aulas individuais. Em grupo, o aluno aprende que ele depende do outro para alcançar o sucesso, o que melhora o desenvolvimento da socialização e da autoestima, uma vez que facilita a integração entre os alunos. Na prática coletiva, o fator principal que ajuda no desenvolvimento dos alunos é a motivação e a convivência entre os alunos, assim promovendo o ensino da música. A prática musical, principalmente quando em grupo, além de desenvolver a musicalidade, autocontrole, autoestima e tantas outras potencialidades, é um propiciador de relações sociais harmonizadoras em vários níveis (MARTINEZ, 2012).

Sendo assim, surgiu a seguinte pergunta de pesquisa: como a musicalização em grupo possibilita a inclusão de jovens e adultos na sociedade?  A hipótese do trabalho é que o processo de musicalização em grupo promove a socialização entre as pessoas, diminui os impactos do preconceito e exclusão social, além de ensinar elementos musicais que podem ser extrapolados para outras áreas do conhecimento.

Dessa forma, este estudo objetiva discutir o ensino de música a partir do recorte da musicalização em grupo por meio de uma pesquisa bibliográfica.

1.1 Justificativa

A musicalização em grupo traz uma proposta de coletividade, sem discriminação de pessoas, em busca da igualdade social. Isso permite que o aluno conheça a si mesmo, ao facilitar a comunicação com o próximo e o desenvolvimento de sua própria noção corporal. Além disso, a musicalização favorece as práticas coletivas com o intuito do desenvolvimento social, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação em grupo.

Além disso, há estudos específicos que apontam o impacto no processo de recuperação da identidade e da autoestima dos envolvidos nos projetos de inclusão que utilizam a música como eixo condutor (SALLES, 2004 apud OLIVEIRA, 2006, p. 19).

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