TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivencias, Gerência, Motivação e Liderança, Saúde e Segurança do Trabalho

Por:   •  27/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL

Trabalho de Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos das matérias: Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivencias, Gerência, Motivação e Liderança, Saúde e Segurança do Trabalho.

Seminário IV

 

Professores: Claudiane Balan, Edinei H. Suzuki, Henry T. Nonaka, Marilucia Ricieri

 


SUMÁRIO[pic 12][pic 13]

INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------------3

DESENVOLVIMENTO --------------------------------------------------------------------------------3

CONCLUSÃO------------------- -----------------------------------------------------------------------8

REFERÊNCIAS----------------------------------------------------------------------------------------6


Introdução

 Este trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos desenvolvidos nas disciplinas do semestre por meio de uma revisão bibliográfica sobre os principais temas abordados, no seu escopo trará definições sobre treinamento e desenvolvimento, programas de saúde e segurança no trabalho e liderança, além dos pontos positivos dos mesmos.

Desenvolvimento

1) Defina Treinamento e Desenvolvimento.

Treinamento é o preparo do funcionário para o cargo, já desenvolvimento pode ser considerado como a educação daquele que já está na função, o preparo da pessoa “da vida, para a vida e pela vida” (Chiavenato 1999, p.20), ou seja, o primeiro é uma ação da área de RH pontual, objetiva-se a adir conhecimentos de sua atual área de atuação, é voltado para a realização das atividades, e desenvolvimento visa o futuro do profissional na organização, é uma ação que tenta melhorar as competências e motivações dos trabalhadores, para tentar fazer deles membros valiosos da empresa, é voltado para o crescimento pessoal, no que diz respeito a conhecimentos, habilidade, ação e atitude.

2) Descreva quais são as etapas a serem realizadas no planejamento de um programa de treinamento e desenvolvimento.

São 4 etapas dos processos de treinamento e desenvolvimento:

1ª Etapa- LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES, busca analisar qual a melhor estratégia de treinamento visando suprir as necessidades encontradas na organização, procurando apoiar o desenvolvimento do treinado. Pode ser realizados, por meio de entrevistas com os superiores da empresa, questionários, avaliações de desempenho, teste de conhecimentos, entre outros.

2ª Etapa- PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO, fase em que é preparado e analisado os recursos, metas e como será realizado o treinamento. É preciso calcular os gastos, pois é uma forma de saída de caixa, alterando o orçamento da empresa. Necessita-se saber quais os objetivos do treinamento e qual a duração do mesmo, assim como o desempenho do pessoal a serviço da organização que será treinado.

3ª Etapa- EXECUÇÃO DO TREINAMENTO, essa etapa é a prática do que se foi programado, é a aplicação do treinamento, as vezes acontece de que o que foi planejado não ser executado exatamente como foi colocado no papel, assim seria necessário uma adequação.

4ª Etapa – AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE TREINAMENTO, nesta última fase, é onde ocorre a avaliação do aproveitamento dos participantes, sabe-se que pode ocorrer confronto, entre o que foi esperado e o resultado final, pois pode acontecer de o treinado não atingir os objetivos propostos, assim, fica a cargo do treinador, decidir se precisa ou não de outro treinamento.

3) Quais os tipos de treinamento que podem ser utilizados por uma empresa.

São 4 diferentes tipos de treinamento, treinamento no trabalho, formal interno, formal externo e à distância:

-Treinamento no trabalho ou on-the-job, este ocorre diariamente, no próprio emprego, por meio de tarefas e orientação do chefe.

-Treinamento formal interno, é ministrado por meio de curso, palestra, entre outros, realizadas fora do trabalho, sendo exclusivo apenas aos funcionários, mas para um grande grupo, para que minimize-se as perdas em investimento.

-Treinamento formal externo, este é aberto ao público, e traz como vantagem, experiências extras, pois há contato com funcionários de outras organizações, realizando networking.

-Treinamento à distância, com a ascensão da internet, este tipo de treinamento vem ganhando o mercado de trabalho, visto que, possibilita as pessoas flexibilidade no horário.

4) Diferencie dinâmicas de grupo e jogos aplicados em treinamentos.

O objetivo dos jogos são os processos empresariais que intervém de forma direta nos resultados da organização, tais como, planejamento, dinâmicas, entre outros, é um meio efetivo no quesito desenvolvimento, permitindo aos jogadores possibilidade de reflexão sobre o alcance da excelência.

Já a dinâmica, auxilia o desenvolvimento do funcionário e dos negócios, por fim, um é auxiliar do outro.

5) Descreva as vantagens da aplicação de dinâmicas de grupo e jogos em treinamentos empresariais.

Ambos oferecem aos funcionários ma nova visão da empresa ou de sua função, elas visam o comportamento e as atitudes em grupo, com eles podem os gestores identificar faltas de competência, diagnosticar áreas problemáticas, formando assim um banco de dados sobre o potencial de seus funcionários.

6) Como pode ser realizada a avaliação dos resultados de um treinamento.

Podem ser avaliados de 4 modos: avaliação do nível de conhecimento, avaliação de habilidades, avaliação de atitudes, avaliação de Resultados Organizacionais, o primeiro trata-se da avaliação dos conhecimentos adquiridos como treinamento, o segundo é a avaliação das habilidades pós treinamento, o terceiro é a avaliação do comportamento do funcionário na empresa e o quarto e último e avaliação do custo-benefício, onde o gestor vai medir os custos do treinamento com as capacidades adquiridas pelos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com