TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre a evolução dos serviços e do setor comercial destinado ao curso de estudante de tecnologia em gestão comercial

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

O tema deste trabalho é apresentar a evolução dos setores de serviço e comércio, direcionado aos estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Comercial, onde ele será importante para ampliação dos assuntos desenvolvidos em sala de aula. Neste relatório estão descritas as informações levantadas na pesquisa efetuada pelo grupo no segmento de serviço e varejo e a pesquisa de campo realizada com uma empresa do segmento de serviços.

2. Relatório da Etapa 1

Analisando os sites indicados pelas Atividades Práticas Supervisionadas (ATPs) e demais sites relacionados com o setor terciário brasileiro, onde compreende o setor de prestação de serviço e comércio varejista.

Segundo o site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e comércio exterior - MDIC (http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=3123), “A relevância do setor terciário (que envolve as atividades de comércio e de serviços) vem ganhando a atenção de investidores e governos no Brasil e no mundo. A título de ilustração, em 2009 o setor de serviços correspondeu a 68,5% do PIB brasileiro (quando medido pelo valor adicionado).... O setor foi também o principal destino dos investimentos estrangeiros diretos no Brasil: 14,1 bilhões de dólares, ou 44,9% do total de IED no País, foram investidos no setor em 2009”.

Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/comercioeservico/pac/2009/coment2009.pdf), “O comércio varejista constitui-se por um número elevado de unidades locais com receita de revenda, em geral, de pequeno porte. A atividade de revenda, sem transformação significativa, de bens de consumo novos e usados, é destinada ao público em geral, principalmente para o consumidor final, seja para uso pessoal ou doméstico.”.

Ambos os setores são de extrema importância para economia nacional e de investimentos internacionais, devido ao seu franco crescimento no mercado interno. Estas questões estão ocorrendo, pois estes setores funcionam como uma ligação entre o setor secundário e os consumidores.

Uma questão importante que devemos salientar é a relação entre o crescimento destes segmentos e a qualificação dos profissionais envolvidos nestas atividades, onde as evoluções tecnológicas devem ser acompanhadas pelos profissionais envolvidos nesses setores. Como exemplos podem citar os setores de tecnologia da informação e cadeias de supermercados, onde a evolução do primeiro tem impacto no segundo.

Podemos salientar que a maior participação nos setores de comércio e serviço ocorre na região sudeste, impulsionados pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. No segmento de serviço, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (http://www.ibge.gov.br), “gráfico 9", o Sul se encontra com a segunda região de maior participação no segmento de serviço.

Com base nos resultados da pesquisa realizada, a equipe de trabalho acredita que a tendência para esses dois segmentos da economia brasileira, seja de grande crescimento nos próximos anos, sendo importante por parte dos governos a realização de incentivos e investimentos em infra-estrutura e pessoas, para estimular o empreendedorismo nestes mercados.

Entendemos também que algumas ações já estão sendo ocorrendo devido aos eventos de ordem mundial que nosso país estará recebendo, como a copa do mundo e as olimpíadas, mas ainda existem muitas coisas para serem feitas.

3. Relatório da Etapa 2

A empresa que será analisada nesta atividade prática é KR Chapeação e Pintura, que executa suas atividades no segmento de serviços para o setor automotivo e está localizado na Rua Lava Pés 3005, bairro Boqueirão, cidade de Passo Fundo/RS.

Fonte: http://maps.google.com.br/

A empresa atua no segmento de prestação de serviço para automóveis, entre suas atividades principais estão a chapeação e pintura de veículos, como atividades secundárias são desenvolvidos o espelhamento e polimento dos automóveis.

Atualmente ela mantém um sistema de parceria com algumas concessionárias na cidade de Passo Fundo/RS, este canal de vendas exige um tratamento diferenciado com estes clientes, podemos citar como exemplo, a busca e a entrega dos veículos no pátio do cliente, que para isso a empresa está localizada próximo das principais concessionárias que desenvolve esta parceria.

A escolha dessa empresa ocorreu devido ao fato dela ser uma microempresa, que não possui um planejamento estratégico em suas atividades desde sua fundação até os dias atuais, ela nasceu sem um plano de negócio definido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com