TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  2/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

POLO: CAMPO LIMPO

2ª SÉRIE

RAFAEL PERRONE KAUER        RA 5013428968

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA  EM  GESTÃO COMERCIAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, PROCESSOS GERENCIAIS, DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO  E  RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTORA A DISTÂNCIA: ADRIANA BARBOSA GONÇALVES

SÃO PAULO/SP

2016

LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).

  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo foi realizado com o escopo em verificar quais são os impactos ambientais  que uma empresa pode gerar ao meio ambiente, bem como quais são as políticas cabíveis para diminuir os riscos ambientais gerados por ela, se há viabilidade para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental

Na ocasião, a análise foi efetuada com base na pesquisa realizada em campo e entrevistas com funcionários da empresa.

A empresa utilizada no presente estudo foi a multinacional HPE, empresa americana com sede Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos. Sendo que a mesma possui escritórios no mundo inteiro, porém, a pesquisa foi realizada na fábrica da empresa localizada na cidade de Campinas/SP e no escritório da capital.

Durante a análise, foi verificado atividades  danosas ao meio ambiente realizadas pela empresa, no entanto, esta pesquisa tem por finalidade encontrar e sugerir soluções e melhorias para a redução destes danos o que será apresentado no decorrer do presente estudo.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A  empresa HP - Hewllet Packard teve seu nome originado da combinação do nome de seus fundadores, os engenheiros David Packard e Bill Hewlett.

 Fundada oficialmente em 1939 por Bill Hewlett e David Packard, dois estudantes da Stanford University, que haviam se tornado amigos em um acampamento de 3 semanas no Colorado em 1934. Bill continuou os estudos em Stanford e no MIT, enquanto David começou a trabalhar na GE – General Eletric. Morando em Palo Alto, Califórnia, fizeram um investimento inicial de U$ 538 Dólares para abrir a empresa que até então funcionava numa garagem.

Antes disso, os dois amigos inventaram uma série de produtos, mas a grande mudança de nível foi a criação de um oscilador de áudio, um instrumento muito usado por engenheiros de som para fazer testes. Um de seus primeiros clientes foi a Walt Disney Studios que adquiriu 8 destes osciladores Modelo 200B (uma versão melhorada, criando assim a primeira linha de produtos). A aquisição pela Walt Disney foi para poderem desenvolver e testar o som do filme de animação "Fantasia", de 1943. Com esse negócio bem sucedido é que eles levantaram o valor de U$ 538,00 e, assim, em 1 de Janeiro de 1939 formalizam oficialmente a Hewlett-Packard, cujo nome foi definido em um sorteio.

Em 1983, a HP introduz a impressora a jato de tinta e a laser. Juntamente com a sua linha de scanners, mais tarde foram agrupadas numa linha bem sucedida de produtos multifunções, podendo uma única máquina servir como impressora/scanner/copiadora/fax[1].

Importante destacar, que na Segunda Guerra Mundial a HP era especialista em gerador de sinal e incorporou muitas de suas ideias e produtos à indústria naval americana.

No ano de 1963 lançou sua primeira calculadora e computador e em 1973 fez a primeira calculadora de mão, pequena ao ponto de caber num bolso de camisa e o primeiro computador de uso geral, introduzindo a era de processamento de dados distribuído, uma vez que serve tanto à engenharia de alta tecnologia como as operações quotidianas de processamento de dados administrativos.

Em 2002 ocorreu a fusão entre HP e a Compaq Computer Corporation formando a HPQ. Recentemente, em 2015, ocorre a separação da HP gerando novas duas empresas, quais sejam, Hewlett Packard Enterprise e HP Inc[2].

Um dos grandes valores empregados por David e Bill na fundação da empresa é o conceito de portas abertas, onde todos funcionários tem as mesmas acomodações, acessos e liberdade de comunicação com qualquer posição do colaborador, seja ele o operário ou o CEO da empresa.

Cumpre destacar que o espírito colaborativo pregado pelos fundadores é fielmente vivenciado pelos funcionários da empresa até hoje, o que torna a HP uma empresa ágil para solucionar problemas, inovadora e extremamente funcional. Apesar da integração entre as áreas ser extremamente efetiva dentro da empresa, ainda existem pontos como a gestão do lixo gerado pelo escritório que podem ser melhorados.

A Hewlett Packard tem sido uma empresa inovadora por mais de 75 anos. O seu vasto portfólio de propriedade intelectual e os recursos de pesquisa e desenvolvimento globais fazem parte de um roteiro de inovação projetado para ajudar organizações de todos os portes, de multinacionais a startups locais, a migrar das plataformas tecnológicas tradicionais para os sistemas de TI do futuro.

A empresa tem por escopo ajudar os clientes a usar a tecnologia para reduzir o tempo de transformação de ideias em valor. Por sua vez, eles transformam indústrias, mercados e vidas.

Ademais, a empresa oferece produtos, consultoria e serviços de suporte de alta qualidade e valor em um único pacote, sendo este um de seus principais diferenciais, com estratégias e soluções financeiras personalizadas, oferecendo, ainda, as soluções tecnológicas certas e personalizadas para cada cliente.

  1. PRODUTO/SERVIÇO:

Com o resultado da separação da Hewlett Packard, surge a Hewlett Packard Enterprise que  tem como principal produto os servidores que são computadores de alta disponibilidade e performance voltados para o processamento de grande volumes de dados em datacenters. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com