TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL PROINTER III

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

PÓLO PORTO ALEGRE - COLÉGIO ADVENTISTA MARECHAL RONDON

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

INTEGRANTES DO GRUPO:

ANA PAULA DA SILVA DOS SANTOS 8526962566

EMERSON ZALAMENA MIERES 8742134178

IDELMO TOMÉ DAM SILVA - RA 8745146620

JÚLIA MAINO CEZAR - RA 8742152415

ROSINALDO PUREZA

CARLOS EDUARDO DE AZEVEDO

RAQUEL DE OLIVEIRA HENRIQUE

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER III)

MAIO 2015

INTRODUÇÃO

        Foi realizada uma Análise Crítica sobre inserção de nova marca no mercado de empresa já existente, além disso, foi solicitado aos entrevistados que respondam as questões abaixo, como forma de embasamento teórico ao PROINTER III - A Importância do gerenciamento de custos e preços, da pesquisa de mercado, e do comportamento do consumidor para o Planejamento de Vendas.

Entrevistados

Entrevistado A – Gilnei Fontoura – Gerente de Vendas na ONIX Distribuidora de Alimentos

Entrevistado B – Renata Marinho – Gerente Comercial na NSF Bioensaios

QUESTÕES PERTINENTES

  1. Qual a importância na organização da área de vendas e do Planejamento de Vendas?

A - Determinar quantos profissionais de vendas a organização deve possuir, determinar o tempo de visitas, definir quantas visitas/mês serão necessárias.

B – O planejamento de vendas é imprescindível, sem ele a empresa não evolui, não cresce, pois é necessário que se discrimine número de profissionais necessários, funções, força de vendas interna ou externa, estratégias comerciais agressivas.

  1. Como utilizar os conhecimentos de Gestão de Custos e Preços, Análise de Mercado e Comportamento do Consumidor para desenvolver um excelente Planejamento de Vendas ?

A - O Planejamento de custos ajuda na elaboração de preços e custos de produção, buscando preços competitivos e saúde financeira da empresa.

B – É necessário primeiramente que se conheça a concorrência, preços que praticam e forma de trabalho, fazendo uma investigação, além de assegurar que a marca trabalhada atende ao mercado em que se está introduzindo o produto/serviço.

  1. Como realizar e utilizar a pesquisa de mercado para assegurar decisões estratégicas?

A - Pode ser feito em institutos especializados ou na própria empresa, de posse das informações a área de planejamento pode tomar decisões.

B – A pesquisa pode ser feita mediante entrevistas com clientes pelo banco de dados, com questões simples e investigatórias, ou mesmo assegurando que a equipe externa levante determinado tipo de informação. Também, em casos mais complexos, pode-se contratar empresas especializadas em pesquisas de mercado.

  1. Como elaborar o planejamento de vendas para a maximização de resultado?

A - Banco de dados com informações de mercado, conhecimento dos custos de matéria-prima, conhecimento do mercado de atuação e plano de marketing.

B – Primeiramente verificar como a concorrência está trabalhando, após isso, verificar o que o mercado está pedindo, sempre pensando em diferenciais competitivos para que a nossa marca possa se sobressair. Além disso, em determinados momentos, focar a equipe interna e externa de vendas em prospecção e atendimento personalizado.

  1. De que maneira pode-se otimizar as análises de custos e preços para avaliar alternativas de mudanças na empresa e planejar estratégias empresariais.

A - O objeto principal de investigação da análise de custos e preços concentra-se na formulação de um modelo conceitual de decisão do preço de venda, reconhecendo as limitações de aplicabilidade e contribuições das abordagens existentes, que são: a teoria econômica; os custos; e o marketing.

B - O processo de decisão de preço envolve a coleta, ordenação e avaliação de diferentes variáveis complexas e interligadas que podem ser melhor entendidas e equacionadas através de um modelo de decisão empresarial, a ser utilizado como instrumento da gestão.

A empresa Master Foods, uma holding consolidada no mercado da América Latina e Europa esta em expansão com foco no mercado brasileiro, para isso adquiriu mais uma marca que contém alguns produtos já comercializados por ela.

Para começar a por em prática seu plano de expansão a empresa necessita pesquisar o mercado consumidor para entender onde posicionar esta marca sem prejudicar seu negócio atual e precisa reestruturar sua força de vendas para não haver conflito entre as marcas comercializadas aumentando seu market share.

A empresa conta hoje com 3200 colaboradores entre funcionários fixos e temporários, distribuídos entre a fábrica e os pontos de vendas, com a reestruturação esta força de trabalho aumentará aumentando também os custos de produção.

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

A empresa utilizará a segmentação de mercado psicográfica e comportamental, baseada no estilo de vida e perfil de compra da classe C. Com esta estratégia a empresa prevê conquistar a regularidade no consumo deste público mais jovem, assim promovendo o crescimento e estabilização da marca no mercado.

ANALISE SWOT

FORÇA:

- Expertise na área do segmento

- Força de vendas bastante qualificada

AMEAÇAS:

- Intraconcorrência

- Interconcorrência forte

FRAQUEZA:

- Mais custos de produção

- Conquista de novo mercado consumidor

OPORTUNIDADES:

- Classe Consumidora em expansão

- Fidelização de cliente

Forças

A Master Foods tem todo expertise no seguimento alimentício e esta é sua maior força para o novo mercado consumidor, pois já tem possui maquinário/linha de produção estabelecidos, custos atrelados a produção calculados, e canais de distribuição montados em todo o território nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com