TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  13/1/2020  •  Monografia  •  10.432 Palavras (42 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 42

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

JANETE DA SILVA PEDROSO DE ALMEIDA

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


[pic 10][pic 11]


AGRADECIMENTOS[pic 12]

Primeiramente agradeço a Deus que permitiu que tudo isso acontecesse; A minha mãe Maria (in memorian) pelo amor e apoio incondicional; Aos meus filhos Raquel e Rafael pelo qual fizeram os momentos difíceis mais brandos e ao meu marido Neemias (Pedroso) que me deu apoio, paciência e atenção nas horas difíceis, de desânimo e cansaço que apesar de todas as dificuldades se desdobrou junto a mim, me fortalecendo para continuar perseverando e exigindo de mim muito mais do que imaginava ser capaz de fazer e hoje servem de alicerce para as minhas realizações.

A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigada.

ALMEIDA, Janete da Silva Pedroso de. ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO ÀS PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS. 36 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social. Sistema de Ensino Presencial Conectado. Universidade Pitágoras – UNOPAR, Sinop, 2019.[pic 13]

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo demostrar a importância do serviço social na politica publica atuando junto à demanda da patologia HIV/AIDS no âmbito da saúde. Portanto, expor a grande importância do serviço social junto às pessoas com HIV/AIDS na politica de saúde no que tange a respeito da operacionalidade do serviço social, que este trabalho vem analisar o serviço social na politica de saúde e levantar um prevê histórico do HIV/AIDS e compreender os fenômenos sociais existentes junto a esse publico. E que ao analisar essa politicas com resultados positivos no que diz ao tocante do HIV/AIDS houve uma grande evolução na criação de politicas publicas e que este trabalho vem apresentar a comunidade acadêmica um grande avanço na politica de saúde. Para os resultados, entendeu se a práxis do profissional de Serviço Social na execução de políticas públicas que viabiliza os direitos da população ligados a referida demanda. Os procedimentos metodológicos percorridos neste estudo foi por meio de pesquisa bibliográfica, através de pesquisas on line, artigos, revistas, livros, como abordagem qualitativa e descritiva.

Palavras-Chave: HIV. Serviço Social. Políticas Públicas.

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS[pic 14]

HIV - Vírus da Imunodeficiência Humana.

AIDS -  Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

CFESS - Conselho Federal de Serviço Social.

SUS - Sistema Único De Saúde

CTA - Centro de testagem e aconselhamento

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        7

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        10

REFERÊNCIAS        33


  1. INTRODUÇÃO[pic 15]

O HIV/AIDS se tornou um fenômeno mundial atingindo indiscriminadamente todas as classes sociais.

Os primeiros casos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) doença que se manifesta em pessoas que contraíram o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), foram identificados no Brasil na década de 1980 em São Paulo e, posteriormente no Rio de Janeiro. Com forte resistência de ações governamentais no enfrentamento da doença, o vírus rapidamente se propaga, tornando-se uma epidemia a nível nacional e, exigindo ações de controle e tratamento das manifestações da Aids.

Envolvendo questões de ordem política, econômica e social, o controle e tratamento do HIV/AIDS requisita um trabalho multidisciplinar e interdisciplinar no qual está inserido o/a assistente social, profissionais de capacidade técnico-operativa, ético-política e teórico-metodológica, que na saúde, atua sobre o processo saúde/doença da população.

No enfrentamento do HIV/AIDS, a atuação profissional envolve questões complexas, com destaque para a aceitação, as dificuldades de adesão ao tratamento, as necessidades sociais, resultando em demandas, que requer a atuação desse tipo de especialização profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.8 Kb)   pdf (306.2 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com