TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  1/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Aldenira Soares de Oliveira

Cageane Vieira Pereira

Jussara dos Santos Alves

Rosa Maria Santana de Souza

 Produção Textual

[pic 3]

Barreira-BA

2014

Aldenira Soares de Oliveira

Cageane Vieira Pereira

Jussara dos Santos Alves

Rosa Maria Santana de Souza

Produção Textual

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social como requisio  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, parcial da disciplina  de Atividades Interdisciplinares

Orientação dos professores Amnada Bozza, Rodrigo Zambon, Clarice Kernkamp.

        

Barreiras-BA

2014

Sumário

  1. Introdução..............................................................................................1.1
  2. Desenvolvimento....................................................................................2.6
  3. Conclusão..............................................................................................7.7
  4. Referencias Bibliográficas.....................................................................8.8

1. Introdução

No Brasil, o tema “indicadores sócias “, se configura em uma discussão recente, porem, torna-se cada vez mais evidente a sua importância para o processo de gestão.

A atualização de indicadores sociais torna-se imprescindível, uma vez que se configura em “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de politicas publicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução avaliação dos programas, projetos, serviços sociais.

Dada a relevância dos indicadores sociais para o processo de gerir o social, surge a necessidade de verificar qual é a importância dos indicadores para os assistentes sociais, atuantes no planejamento, execução e avaliação de serviço social.

Essa produção textual busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais no processo de gestão. A discursão acerca da utilização de indicadores sociais, toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma, na busca pela garantia de direitos sociais.

Fica evidente a necessidade do uso dos indicadores sociais como um recurso metodológico para a leitura e monitoramento da realidade, com fins a mudança da realidade social. O trabalho revela que a atualização profissional é imprescindível para a atuação e deve esta articulada com o compromisso ético –politico da profissão e a real intenção de oferecer serviços sociais com qualidade, pautados no aprimoramento intelectual e no desafio de superar as dificuldades constantes apresentadas pela própria realidade social.

O indicador social tem importante função exploratória no diagnostico de situações concretas, na definição de metas prioritárias e no direcionamento das ações continuas, na medida em que, com o uso constante de indicadores adequados, estes oferecem informações concretas para o conhecimento da realidade e orientam as ações, dando sustentação ao processo de gestão. Com a falta desse trabalho, ou do uso adequado dos indicadores, corre-se o risco de ignorar ou encobrir as projeções ideológicas e as ambições politicas subjacentes a muitos tipos de planejamento.

2. Desenvolvimento

A) Qual o objetivo e metodologia que a autor utiliza para produção do texto?

 Este estudo busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais no processo de gestão. Objetivou identificar se os assistentes sociais que atuam em projetos sociais, voltados ao idoso e à criança e adolescente no município de Presidente Prudente, utilizam os indicadores sociais no processo de gestão. O recurso metodológico utilizado foi: a de campo, tipo qualitativa de analise teórico empírica por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com