TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPOLOGIA - O DARWINISMO SOCIAL E O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  7/2/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

A ANTROPOLOGIA, O DARWINISMO SOCIAL E O SERVIÇO SOCIAL.

“A natureza fez o homem bom e feliz, mas a sociedade o deprava e o faz com que ele se torne miserável” ( O Contrato Social, 1762.).

A antropologia é um estudo relacionado ao homem, estuda tudo o que esta relacionada a ele, estudar o homem é bem complexo, pois temos que observa o homem como um todo, como por exemplo, a cultura que esse homem esta inserido e como ela interfere na relação desse homem com a sociedade, a cultura é o modo em que o homem vive, é uma coisa que ele aprende ao longo da vida, os filósofos ao longo da historia estudava o homem, porem eles tinham opiniões diferentes sobre o homem, Rousseau por exemplo defendia que o “homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”, trata-se da ideia do “bom selvagem”, isso que dizer que na inicio da civilização o homem vivia de forma natural e tinha poucas necessidades e essas necessidades eram facilmente satisfeitas. Essa pode ser considerada a época de ouro para a sociedade, onde não havia desigualdade entre os homens e havia paz e liberdade, porem quando o homem começa a possui as coisas para si e esquece-se dos outros começa então a serem criados homens gananciosos e invejosos, estabelecendo assim a desigualdade entre os homens e desfigurando a naturalidade humana e a sua bondade.

Com a imagem de bom homem desfeita pela ganancia e pela a inveja os homens começaram a serem criados grupos que separavam esses homens entre ricos e pobres, fortes e fracos. Com essa mudança do homem que compartilhava tudo, agora passa a ser homem privado, que prioriza apenas as suas necessidades.

O que diferencia a Antropologia das outras Ciências Sociais é a sua abordagem. Uma das características importantes da Antropologia é a prioridade dada à experiência de campo ou à observação direta dos comportamentos sociais. Essa experiência de campo serve para estuda o grupo onde o estudioso foi inserido, nessa experiência de campo o participante tem uma integração direta com aquele lugar, então a partir dessa experiência de ter o contato com uma cultura diferente e do diálogo com ela, ele questionará sua própria identidade cultural. A antropologia não se prende em fenômenos sociais não escritos, não formalizados, mas naquilo que é cotidiano no nosso comportamento e que nem ao menos nos damos conta.

Os objetos de estudos da antropologia são amplos, para esse estudo é importante investigar a totalidade do grupo que esta sendo estudado. Para poder fazer uma abordagem completa e eficaz é preciso que o pesquisador se desprenda do que habitual para ele.

“Essa preservação de diferenças individuais favoráveis que sejam prejudiciais, chamei de Seleção Natural ou Sobrevivência do mais apto” (DARWIN, 1875, pag 63.)

Uma das tarefas da antropologia junto com outras áreas científicas é traçar a trajetória que trouxe o homem até aqui. Vemos que ao longo da evolução humana o homem teve que ir se adaptado e se moldando para que pudesse sobreviver.

No ano de 1859, Charles Darwin transformou sua longa pesquisa no livro “A origem das espécies”, nesse livro ele defendia que os organismos vivos evoluíam em um processo de “seleção natural”, e que os seres vivos mais adaptados ao meio, possuíam mais chances de sobreviver em relação aos menos adaptados, “ Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente , mas o que melhor se adapta a mudança”, aqueles que conseguisse se adaptar


conseguiriam também continuar a ter descendentes “Assim, estes transmitem, à descendência, as características relacionadas a essa adaptação” (DARWIN, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com