TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE A POLITICA

Por:   •  9/9/2021  •  Ensaio  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDAE A1 POLITICA

A Lei n.º 10.639, de 2003 foi criada com o propósito de levar para as salas de aulas mais sobre a história e valores da cultura afro-brasileira, no seu conteúdo programático vai estar o estudo da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição nas áreas social, econômica e política pertinente á história do Brasil, esses conteúdos serão ministrados no âmbito de todo currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira.

Apesar de ser uma lei bastante antiga ela ainda é pouco aplicada nos campos de ensino, em toda minha jornada escolar não recordo quantas vezes esses assuntos foram abordados e como seria relevante se aplicado na minha educação e no meu conhecimento.

A lei ressalta uma extrema importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira eliminando preconceitos e discriminação racial, os professores também desempenham um papel importante criando ações e projetos que possam fazer com que os alunos conheçam sua cultura, sua origem e principalmente que eles aprendam a valorizar e respeitar desde os primeiros anos.

ATIVIDADE A1 MATRIZES SOCIOLOGICAS

Para o pensador Karl Marx, a sociedade herdou do capitalismo a divisão em classes sociais, o que resultou numa profunda desigualdade social. Para ele existem duas classes sociais: a burguesia e o proletariado, a divisão social do trabalho nada mais é que a exploração do trabalhador por parte da classe burguesa. Marx avaliava que a vitória da classe operária levaria ao fim do capitalismo e à construção de uma sociedade igualitária.

Marx contribuiu para uma nova abordagem do conflito, da relação entre consciência e realidade, e da dinâmica histórica.

O sociólogo alemão Max Weber, visou compreender a sociedade como um todo complexo de várias ações sociais diferentes. Para ele a ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais, para Weber cada indivíduo é dotado de vontade e tem a capacidade de assumir uma posição consciente no mundo. 

Max Weber deu uma contribuição importante para o desenvolvimento do que hoje chamamos de sociologia organizacional por meio de pesquisas preliminares sobre burocracia e formas de dominação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (23.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com