TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E SUA PARCERIA COM O ASSISTENTE SOCIAL NAS UBSF

Por:   •  8/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CIMAR DAS GRAÇAS DE REZENDE SILVA

A ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E SUA PARCERIA COM O ASSISTENTE SOCIAL NAS UBSF

[pic 2]

Uberlândia – MG

2017


CIMAR DAS GRAÇAS DE REZENDE SILVA

A ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E SUA PARCERIA COM O ASSISTENTE SOCIAL NAS UBSF

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito básico para a conclusão do Curso de Graduação em Serviço Social.

Prof. Orientador (a): Letícia Alves Carvalho

[pic 3]

Uberlândia – MG

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO ................................................ 3

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA............................................. 5

3 OBJETIVOS ............................................................................................................ 6

3.1 GERAL................................................................................................................. 6

3.2 ESPECÍFICOS..................................................................................................... 6

4JUSTIFICATIVA ...................................................................................................... 7

5 METODOLOGIA..................................................................................................... 8

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ................................................................................... 9

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA .......................................................................... 11

8 ORÇAMENTO ....................................................................................................... 12

9 RESULTADOS ESPERADOS .............................................................................. 13

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 14


1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição Federal de 1988, buscou a mudança do modelo assistencial e desenvolveu ações de saúde, caracterizada por princípios como a universalidade, a integralidade, a descentralização e a participação popular. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um modelo de reorientação do modelo assistencial, que busca realizar uma assistência centrada na pessoa ao invés de centralizar nas doenças e procedimentos, sendo voltada à expansão e à qualificação da Atenção Primária à saúde.

Na atenção primária à saúde, essa nova reestruturação, representou investimentos em ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, que levaram a investigações nos territórios e cotidiano daquele local, buscando uma mudança de hábitos ou comportamentos da comunidade (SODRÉ, 2014).

A atenção básica é a porta de entrada dos indivíduos, das famílias e da comunidade no sistema de saúde, e está atenta aos problemas mais comuns da comunidade, devendo pautar-se no princípio da integralidade (COSTA et al, 2008).

Inserido na Atenção Básica à Saúde, está o Agente Comunitário de Saúde (ACS), que vem se tornando um elo entre as famílias e as equipes profissionais de saúde, desenvolvendo, conforme Tolentin e Andrade (2008), ações em três dimensões: a técnica, pois opera com saberes de epidemiologia e clínica; a política, pois utiliza saberes da saúde coletiva; e de assistência social, pois possibilita aos usuários, o acesso com equidade aos serviços de saúde. Silva e Dalmaso (2002) propõe duas dimensões principais na atuação do ACS, a técnica, que relaciona-se ao atendimento, monitoramento e intervenção às famílias; e a política, no sentido de transformação das condições de vida da comunidade. Do mesmo modo que Tolentin e Andrade, Silva e Dalmaso também propõe a dimensão da assistência social, que não se relaciona às atribuições do ACS, mas que é bastante encontrada na prática dos agentes, pois além de tentar resolver questões de acesso a serviços de saúde, também integram as dimensões de exclusão e cidadania.

O ACS faz parte da equipe básica da ESF, sendo o profissional um importante ator na mudança do modelo assistencial e na organização da atenção básica de saúde, e por residir na comunidade, possui facilidade para estabelecer vínculos e contatos, tornando-se um mediador e facilitador entre a comunidade e os serviços de saúde (WAIDMAN; PAIANO, 2012).

Nesse contexto, a principal proposta deste é uma análise e compreensão da atuação do ACS na esfera da proteção social, já que desempenha funções que, na prática, se encaixam na assistência social, pois buscam integrar as famílias e indivíduos à comunidade, garantindo-lhes direitos básicos de inclusão e cidadania.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

De que forma o ACS se faz a parceria com o Assistente Social na UBSF?

O ACS, por possuir forte vínculo com a comunidade onde trabalha, devido ao fato de pertencer àquela comunidade, consegue visualizar a fundo as necessidades da família ou indivíduo, o qual atende, identificando muitas vezes, situações de vulnerabilidade. Dessa forma, suas atribuições vão além do que o seu cargo demanda, atuando muitas vezes, no campo da proteção social.


3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

Identificar a atuação do ACS no âmbito do Serviço Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com