TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Por:   •  31/1/2016  •  Artigo  •  6.976 Palavras (28 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

INSTITUTO VALE DO CRICARÉ FACULDADE VALE DO CRICARÉ

Janete Inácio

Silândia Fernandes Oliveira

        

A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Porto Seguro – Bahia

Setembro - 2015

[pic 2]

INSTITUTO VALE DO CRICARÉ FACULDADE VALE DO CRICARÉ

Janete Inácio

Silândia Fernandes Oliveira

        

A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Artigo de conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão em Serviços Sociais e Políticas Públicas, oferecido pelo Instituto Vale do Cricaré, Faculdade do Vale do Cricaré.

Porto Seguro – Bahia

Setembro- 2015

RESUMO

“A ATUAÇÃO O PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL” refere-se ao tema retratado no presente trabalho, resultado de um estudo realizado para a conclusão do Curso de Pós Graduação em Gestão em Serviços Sociais e Políticas Públicas. Este qualifica- se através do objetivo geral de Identificar a relevância da relação entre a Política de Assistência Social e a Política da Educação. Ressalta os seguintes objetivos específicos: Contextualizar sobre a inserção do Assistente Social no contexto educacional; Caracterizar as contribuições do Assistente Social no bojo da educação; Relatar as demandas pertinentes ao Assistente Social nas escolas. Para isso procedeu-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Discute assuntos abrangentes como a presença da questão social e suas expressões no espaço escolar e a intersetorialidade entre a Política da Educação e a Política Nacional de Assistência Social. Apresenta uma reflexão sobre a atuação do profissional do Serviço Social que poderá contribuir com a busca de novos saberes e possibilitando às pessoas se tornarem sujeitos transformadores de sua história. Ao término deste estudo evidenciou-se a necessidade da inserção do Assistente Social na educação, pois no cotidiano escolar o Assistente Social é um profissional que pode contribuir com as ações que possibilita a educação como uma prática de inclusão social.

Palavras – Chave: Política da Educação; Assistente Social; Intersetorialidade; Contribuições.

ABSTRACT

"THE PERFORMANCE OF PROFESSIONAL SOCIAL SERVICE IN EDUCATIONAL FIELD" refers to the subject portrayed in this work, the result of a study carried out for the completion of the course, Post Graduate in Management of Social Services and Public Policy. This qualification is through the general objective to identify the relevance of the relationship between the Social Assistance Policy and Education Policy. Highlights the following specific objectives: To contextualize on the inclusion of the social worker in the educational context; Characterize the contribution of the social worker at the core of education; Report demands relevant to the social worker in schools. For it proceeded from an exploratory and bibliographic research. Discusses broad issues such as the presence of social issues and their expressions at school and the intersectionality between Education Policy and the National Policy for Social Assistance. It reflects on the professional practice of social work that can contribute to the search for new knowledge and enabling people to become subject transformers in its history. At the end of the study showed the need of inclusion of the social worker in education as in the daily school social worker is a professional who can help with the actions that enables education as a practice of social inclusion.

Key - words: Education Policy; Social worker; Intersectionality; Contributions.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO……………………………………………………………….…….……....05

1. UM BREVE HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO À POLÍTICA DA EDUCAÇÃO...............................................................................................................07

2.  A INTERSETORIALIDADE ENTRE A POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO.................................................................10

3. DEMANDAS PERTINENTES AO ASSISTENTE SOCIAL NO ESPAÇO ESCOLAR..................................................................................................................14

4. ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL NO ESPAÇO ESCOLAR................18

5. CONCLUSÃO........................................................................................................21

6. REFERÊNCIAS......................................................................................................23

05

INTRODUÇÃO

         

           A inserção do profissional do Serviço Social no espaço educacional vem se tornando cada vez mais necessário devido às demandas pertinentes ao assistente social dentro deste contexto. Esta temática tem se constituído nas últimas décadas em um importante objeto de estudo para várias áreas do conhecimento, assim como tem despertado também o interesse de alguns segmentos da sociedade, sendo comumente, um alvo focalizado das políticas públicas.

        A atuação do profissional na referida área requer além do enfrentamento das problemáticas postas, é preciso que este também se antecipe aos encaminhamentos e, neste sentido realize um trabalho de prevenção para que determinadas situações não se apresentem. Certamente as ações profissionais não trarão resultados imediatos no sentido de transformar a realidade, mas por meio da cooperação e articulação entre os profissionais e políticas sociais será possível. Após conhecer e analisar realidade social até modificar ou transformar a vida de alunos e famílias demanda um longo espaço de tempo, já que exige conhecimentos, habilidades e competência técnica de assistentes sociais. Nessa perspectiva, é que o Serviço Social busca construir um perfil profissional na política educacional, conquistando espaços, protagonizando ações que possibilitem intervenções profissionais criativas, propositivas, estratégicas, ousadas, destemidas e comprometidas com a transformação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (531.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com