TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacion

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 5

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Economia

Nome

 Érica de Lourdes da Silva

RA

1299125527

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Economia

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 4]

INTRODUÇÃO

O Grupo dos 20 ou G20 como é popularmente conhecido é um grupo de países criado em 1999, após várias crises financeiras na década de 1990. O grupo reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, que juntos reúnem 85% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços da população mundial. O G20 é um fórum de cooperação e de consulta sobre assuntos relativos ao sistema financeiro internacional. Trabalha sobre estudos, opiniões, e promove a discussão entre os principais países emergentes no mercado industrial e questões políticas relacionadas com a estabilidade financeira internacional, e pretende abordar questões que vão além das responsabilidades de qualquer organização. Estuda, avalia e promove a discussão entre os principais países emergentes e industriais. Composto pelos ministros de finanças e presidentes dos bancos centrais do G7 e de outros 12 países chaves, além do Banco Central Europeu.

 G20 e a Teoria Macroeconômica

A macroeconomia estuda a economia como um todo analisando a determinação e o comportamento dos grandes conjuntos como renda e produtos, graus de preços, emprego e desemprego, cúmulo de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O aspecto macroeconômico pode excluir fatores muito importantes, mas também situa relações entre grandes conjuntos e permite a compreensão de algumas interações relevantes.

E o g20 com mais de 100 milhões de pessoas ainda desempregadas, e 447 milhões de trabalhadores vivendo com menos de US$ 2 por dia em economias emergentes do G20, o fraco desempenho do mercado de trabalho também ameaça a recuperação econômica, por limitar consumo e investimentos. A comprovação é de que o mundo sentirá a crise nos empregos pelo menos até 2018, ano em que o número de pessoas empregadas voltaria a crise de 2008.

 A macroeconomia tem a preocupação com aspectos em curto prazo como, por exemplo o desemprego.

A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior à sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.                                                            

G20 e a Politica Macroeconômica

Os instrumentos da política macroeconômica são variáveis que se movimentam para alcançar os objetivos de expansão do produto e o emprego, a estabilidade dos preços e o equilíbrio em transações externas. Dividem-se em três grupos:

Política fiscal- Se trata ao governo com relação a seus gastos e receitas. Se o objetivo da política tributária for obter maior crescimento e emprego, as medidas fiscais utilizadas serão o aumento do gasto público e ou a redução da carga tributária, com a finalidade de estimular o consumo e o investimento. Se o objetivo for o de reduzir a inflação, as medidas fiscais serão a de diminuir os gastos governamentais, e aumentar a carga tributária, com a finalidade de inibir o consumo e o investimento, diminuindo, assim, a demanda agregada da economia. 
Política monetária- Definida como o conjunto de medidas adotadas pelo governo com o objetivo de controlar a oferta de moeda, nos níveis das taxas de juros e o crédito, de forma a assegurar a liquidez do sistema econômico. 
Política cambial- Baseia –se na administração da taxa ( ou taxas ) de câmbio e no controle de operações cambiais. Apesar de estar indiretamente ligada à política monetária, destaca-se desta por atuar mais diretamente sobre todas as variáveis relacionadas às transações econômicas com o exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (343.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com