TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA GARANTIA DOS DIREITOS DO IDOSO

Por:   •  8/4/2019  •  Monografia  •  18.213 Palavras (73 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 73

[pic 1][pic 2]

FACULDADE VALE DO SALGADO – FVS

CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

MANOEL MESSIAS DA SILVA GOMES

O ASSISTENTE SOCIAL E A GARANTIA DA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO IDOSO NO CRAS: UMA ANÁLISE NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO (CCI) NO MUNICÍPIO DE ORÓS-CEARÁ

ICÓ-CE

2014

MANOEL MESSIAS DA SILVA GOMES[pic 3]

O ASSISTENTE SOCIAL E A GARANTIA DA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO IDOSO NO CRAS: UMA ANÁLISE NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO (CCI) NO MUNICÍPIO DE ORÓS-CEARÁ

Monografia apresentada à coordenação do curso de Serviço Social da Faculdade Vale do Salgado – FVS, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social, sob orientação da professora Luciana Maria Lôbo Barbosa.

ICÓ-CE

2014

MANOEL MESSIAS DA SILVA GOMES[pic 4][pic 5]

O ASSISTENTE SOCIAL E A GARANTIA DA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO IDOSO NO CRAS: UMA ANÁLISE NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO (CCI) NO MUNICÍPIO DE ORÓS-CEARÁ

Monografia apresentada à banca examinadora da Faculdade Vale do Salgado, Curso de Serviço Social, como requisito parcial a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Aprovada em: 20/05/2014

BANCA EXAMINADORA:

__________________________________________________

Profª. Esp. Luciana Maria Lôbo Barbosa

(Orientadora)

_________________________________________________

Profª. Esp. Maria Maglinalda Figueiredo de Sousa

(1° Examinador)

________________________________________________

Prof°. Esp. Antônio Vileimar de Sousa

 (2° Examinador)

[pic 6]

Dedico este trabalho in memoriam a minha querida avó Joana, por ela ter sido minha fonte de inspiração, pois foi um exemplo de idosa que teve uma velhice digna e feliz, sem dúvida foi uma das grandes responsáveis por eu ter chegado até aqui, minha segunda mãe, obrigado vozinha, Te amo!

AGRADECIMENTOS[pic 7]

A Deus em primeiro lugar, por ser a grande razão da minha vida, sempre me iluminou e me fortificou nas dificuldades e me honrou nas minhas vitórias, para Ele é dada toda honra e glória hoje e  para sempre.

A minha mãe Adeusina, que me fez ser o que sou hoje, que sempre investiu na minha formação e educação e sempre acreditou em mim.

Aos meus tios Gilvan, Socorro, Toinha, meus primos Rogério e Thayanne, a minha avó Arlete e in memoriam a minha tia Tica, pelo apoio incondicional sempre, principalmente nessa etapa de formação profissional.

Ao meu Pai Marcones, meu Padrasto Francimar e aos familiares que me apoiaram e me ajudaram incessantemente nesse período de graduação.

A meus grandes amigos Marcus, Kátia, Kamila, Jennyfer, Carol, Nyrlley, Gilvanha, dentre outros, que foram também grandes colegas e fizeram por onde essa caminhada ter sido por caminhos melhores por intermédio da amizade verdadeira.

A toda turma do Serviço Social 2010.2 por toda amizade e companheirismo nesses 4 anos de graduação.

Aos meus amigos Dr. Aloísio Melo e Dra. Ana Rolim pela ajuda na minha condução de minha casa para a cidade.

Ao meus amigos Junior Silva, Túlio Custódio e Aurenir pelos grandes momentos e ajuda nos períodos mais decisivos da graduação.

Ao meu amigo Robson Nogueira pelo incentivo em todos os momentos da graduação, desde antes da escolha do curso até o presente momento.

A minha orientadora Luciana Maria Lôbo Barbosa, as professoras Maglinalda Figueiredo, Talita Lima da Silva, Sonilde Saraiva, ao professor Vileimar de Sousa, enfim a todos meus professores que me fizeram chegar até aqui, e por exercerem uma das mais belas e importantes profissões que podem existir.

A toda a equipe do CREAS e do CRAS I Dona Dazinha pela paciência, dedicação e competência em ensinar a prática do cotidiano do Assistente Social.

A toda a equipe do CCI em especial a minha amiga Kátia Rodrigues e principalmente aos idosos que contribuíram bastante com a pesquisa, de maneira muito carinhosa e especial.

E a todos e todas que contribuíram direta ou indiretamente para eu estar aqui aonde cheguei.

Muito obrigado!

[pic 8]

"O menino sonha, o adulto realiza, o idoso vive do que já realizou."

 (Paulo Roberto)

RESUMO[pic 9]

O presente estudo foi realizado através de dados sobre a atuação do assistente social na garantia dos direitos dos idosos no Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS I Dona Dazinha que se situam no Centro de Convivência do Idoso, do município de Orós, Estado do Ceará. O objetivo principal da presente pesquisa teve-se em iniciar uma análise com os idosos do Grupo de Convivência, para saber se os mesmos são conhecedores e/ou provedores dos direitos que lhes são garantidos perante o Estatuto. O estudo e a metodologia foram fundamentados através de orientações bibliográficas, com abordagem quantitativa, com o método dialético. Como instrumental foi usado um questionário aplicado para uma amostra de 20 idosos do CRAS que estavam no CCI. Na contextualização do presente estudo serão abordados dados históricos sobre os direitos da sociedade civil no período Pós-Constituição de 1988 até os presentes dias e naturalmente se dará ênfase aos direitos do idoso, mencionando a Política Nacional de 1994 e o Estatuto de 2003. O envelhecimento é algo natural na vida, e não deve ser considerado um fim, mas sim uma fase gloriosa em que todos desejam vivenciar dignamente. Constatou-se ao final das análises dos resultados que os idosos possuem certo conhecimento sobre os seus direitos ofertados e sabem da importância do Assistente Social para a orientação e garantia dos mesmos, entretanto como os resultados não foram totalmente unânimes, e, portanto o conhecimento sobre os direitos tem que ser trabalhado, desenvolvido e divulgado para os mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (115.2 Kb)   pdf (792.3 Kb)   docx (286.8 Kb)  
Continuar por mais 72 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com