TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do Assistente Social na Saúde

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 6

A Atuação do Assistente Social na Saúde

Análise Bibliográfica[pic 1]

                                   Nome do Professor Tutor Presencial ou

                                   Nome do Professor Tutor à Distância-

     (Guarulhos)

[pic 2][pic 3]

2017


Análise Bibliográfica

Bibliografia

Justificativa

Serviço Social e saúde / Ana Elizabete Mota...[et. al.] , (orgs), - 4. ed – São Paulo : Cortez ; Brasília< DF : OPAS, OMS, Ministério de Saúde, 2009.

Outros organizadores: Maria Inês de Souza Bravo, Roberta Uchôa, Vera Nogueira, Regina Marsiglia, Luciano Gomes, Marlene Teixeira.

Bibliografia.

ISBN 978-85-249-1266-5

1. Política médica – Brasil 2. Sáude pública – Brasil  3. Serviço social – Brasil 4.Serviço social como profissão  I. Mota, Ana  Elizabete. II. Bravo, Maria Inês de Souza, III. Uchôa, Roberta. IV. Nogueira, Vera V. Marsiglia, Regina. VI. Gomes, Luciano. VII. Teixeira, Marlene.

06-8468                                         CDD – 361.610981

Nesta coletânea Serviço Social e Saúde os autores relatam temas atuais alinhados às políticas sociais no Brasil, apontando o surgimento da saúde pública como questão social no início do século XX.

A Política Nacional de Saúde, que se ilustrava desde 1930, foi consolidada no período de 1945-1950. A partir deste momento a situação da Saúde pública apresentou vários processos, e em 1988 passou a contar com um novo sistema de proteção social pautado na concepção de Seguridade Social, concebendo a Saúde, a Assistência Social e a Previdência como questão pública, de responsabilidade do Estado.

Todos esses artigos serão favoráveis para o desenvolvimento do assunto em questão, uma vez que apresentam fundamentos teóricos, políticos e operativos para a reflexão da importância do profissional Assistente social atuando como elo entre o serviço social e saúde.

 

Saúde e serviço social / Maria Inês Souza Bravo...[et al], (organizadoras). – 5. ed. – São Paulo : Cortez ; Rio de Janeiro : UERJ, 2012

Outros autores: Ana Maria de Vasconcelos, Andréa de Sousa Gama, Giselle Lavinas Monnerat.

Vários autores.

Bibliografia.

ISBN 978-85-249-1889-6 (Cortez)

1. Assistência social – Brasil 2. Brasil – Política social 3. Política médica – Brasil 4. Seguridade Social – Brasil 5. Serviço social – Brasil I. Bravo, Maria Inês Souza, II. Vasconcelos, Ana Maria de III. Gama, Andréa de Sousa. IV. Monnerat, Giselle Lavinas.

12-01819                                        CDD – 362.0981

Neste livro os autores discorrem tópicos sobre o envelhecimento, saúde mental, dependência a drogas, gravidez na adolescência, gênero e sexualidade, saúde e trabalho.

Fazem reflexões críticas sobre as contradições entre o público e o privado, a saúde coletiva e clínica, entre outras situações sociais.

O Programa Saúde da Família (PSF) configurou-se como estratégia prioritária para estruturação dos sistemas municipais de saúde, no entanto, há muito a se esforçar para que este programa atenda as demandas de forma eficiente e eficaz.

Este material será muito útil para ampliar o conhecimento e dilatar uma atuação mais engajada do assistente social na saúde.


[pic 4]

S258e

SARRETA, Fernanda de Oliveira

Educação permanente em saúde para os trabalhadores do SUS / Fernanda de Oliveira Sarreta. - São Paulo : Cultura Acadêmica, 2009.

Inclui bibliografia

ISBN 978-85-7983-009-9

1. Pessoal da área médica - Treinamento - Brasil. 2. Educação permanente - Brasil. 3. Sistema Único de Saúde (Brasil). 4. Política de saúde - Brasil. 5. Política de educação médica - Brasil. I. Título.

09-6055.                                             CDD: 610.70981

                                                         CDU: 614.25(81)

Nesta obra a autora relata que a educação permanente em saúde desempenha sua função, quando está compreendida em uma prática de transformação que exprime o processo do conhecimento.

Um método dialético de criação e recriação, desenvolvendo a reflexão crítica sobre a prática / trabalho.

Tendo como objetivo central a mutação do procedimento de trabalho, orientando-o para uma constante melhoria da qualidade das ações e serviços de saúde.

O conteúdo citado nesta obra será benéfico para a compreensão da questão social reconhecida como direito do povo e dever do Estado, bem como a atuação do assistente social no SUS.

S491 Serviço social, residência multiprofissional e pós-graduação : a excelência na formação do assistente social [recurso eletrônico] / org. Maria Isabel Barros Bellini, Thaísa Teixeira Closs. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : EdiPUCRS, 2012. 191 p.

Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader

Modo de Acesso:

ISBN 978-85-397-0192-6 (on-line)

1. Serviço Social – Ensino. 2. Assistentes Sociais –

Formação Profissional. 3. Residência Multiprofissional em Saúde. 4. Pós-Graduação – Ensino. I. Bellini, Maria IsabelBarros. II. Closs, Thaísa Teixeira.

                                                                    CDD 361

Nesta publicação, as autoras enfoca na temática do exercício profissional do assistente social na atenção primária em saúde, que teve sua origem na técnica de instauração em Atenção Básica em Saúde Coletiva através do Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS), ofertado anualmente pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP) na capital do estado, Porto Alegre.

Em contrapartida se depara com a não garantia a absorção dos profissionais assistentes sociais no espaço sócio-ocupacional da atenção básica, principal campo de inserção dos residentes em Atenção Básica em Saúde Coletiva.

O assistente social fica na dependência da solicitação do gestor municipal para atuar.

Este material será de suma importância para abarcarmos a questão do assistente social não ocupar plenamente o espaço que deveria no SUS.

Empreendedorismo, Trabalho e Qualidade de Vida na Terceira Idade / organizador Juarez Correia Barros Júnior – 1.ed - São Paulo: Editora Edicon, 2009,

500 p.

Inclui Bibliografia

ISBN 978-85-290-0509-6

1. Velhice - Aspectos sociais. 2. Idosos - Educação. 3. Idosos - Emprego. 4. Idosos - Saúde e higiene. 5. Empreendedores idosos. 6. Integração social. 7. Idosos - Condições sociais. I. Barros Júnior, Juarez Correia.

CDU 316.346.32-053.9                            CDD 305.26

Neste livro o organizador relata posições do idoso no domínio social como empreendedor, trabalhador e também fala sobre os aspectos da qualidade de vida na terceira idade.

Apesar das políticas sociais de atenção às pessoas idosas brasileiras retratarem o envelhecimento populacional brasileiro e assegurarem as necessidades básicas e a proteção dos direitos humanos, ainda está distante da realidade atual, restando um longo caminho para viabilizar a cidadania do idoso.

Esta bibliografia auxiliará no trabalho do assistente social no desenvolvimento de ações em benefício ao idoso junto ao SUS.

[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com