TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação No Serviço Social

Por:   •  3/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 5

1° A base de dados que constitui os indicadores sociais deve estar fundamentada em dados verdadeiros e referência de confiabilidade que ofereçam uma análise da realidade de um território ou determinada região, através das demandas prioritárias. Os indicadores são constituídos através de referências de dados estatísticos. Estes dados podem ser retirados de fontes secundárias. Sobre essas fontes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

( ) Ministérios e Secretarias do Governo Federal.

( ) Datasus, de instituições de ensino, organizações governamentais e não governamentais, entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A ) V - V - V.

2º A estatística busca auxiliar o profissional da área social, objetivando identificar situações, através de levantamentos e análises de dados, mapeados em uma pesquisa, necessitando de diagnóstico estatístico nas situações de vulnerabilidade, para atuar nas ações profissionais no processo de superação e desenvolvimento da população envolvida. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:

A ) A estatística não se restringe a um conjunto de elementos numéricos referentes a situações sociais, nem a números, tabelas e gráficos usados para resumo na organização e exposição dos dados de uma pesquisa.

3º A indicação de uma política pública, independente da área de concentração, necessita de dados que forneçam indicadores com a possibilidade de situar, desempenhar e propor resultado final para a sua efetivação. Os indicadores sociais estão em todas as fases do processo de execução das políticas públicas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os processos das políticas públicas:

A) Implementação, execução, monitoramento, avaliação.

4° Temos pleno conhecimento de que as pesquisas, quando bem elaboradas e aplicadas, exercem um papel importante e contribuem para avanços expressivos em diferentes campos da ação profissional, no contexto das políticas públicas para o enfrentamento das questões sociais. Assinale a alternativa CORRETA:

C ) A pesquisa se apresenta como expressivo potencial para o Serviço Social, apresentado-se como desafio na construção de articulações orgânicas entre a produção de conhecimento e a prática profissional.

5° No âmbito social e demográfico, a estatística se destaca por levantamentos, tendo como base a coleta de informações junto às famílias e à realidade social vivenciada, contribuindo para o entendimento da dinâmica da população, a fim de propor ações referentes a gastos no âmbito da saúde e assistência social. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) No cenário nacional, podemos contar o índice de Amostragem de Domicílios, o qual identifica as condições de habitação da população.

( ) Para ampliar o universo social, o índice de pesquisa identifica as condições de empregabilidade da população, contudo, esse índice desconsidera a empregabilidade feminina.

( ) Como fonte de informações sociodemográficas, as pesquisas são fundamentadas em registros administrativos, no Registro Civil, de Assistência Médico-Sanitária e a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico.

( ) A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), de periodicidade quinquenal, não apresenta conteúdo a fim de ter maior conhecimento da estrutura de rendimentos e da despesa das famílias.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

B ) V - F - V - F.

6° Produto Interno Bruto (PIB) representa toda a produção anual de bens e serviços, que ocorre em um território nacional. Para calcular o PIB de uma região, é necessário utilizar a seguinte fórmula: PIB = C+I+G+X - M. Sobre o que significa cada letra apresentada na fórmula, assinale a alternativa CORRETA:

B ) C= consumo privado; I= a totalidade de investimento realizado no período; G= gasto do governo; X = volume de exportações; M = volume de importações.

7° A ação de pesquisar pode ser definida como uma atividade ordenada, que investiga a realidade notada. Esta tem o objetivo de transpor o entendimento imediato. A pesquisa passa a ter uma finalidade fundamental para instrumentalizar o profissional na construção do conhecimento, que visa a contribuir na qualidade de vida dos sujeitos. Analise as sentenças a seguir:

I- O Serviço Social utiliza a pesquisa como forma de construir conhecimentos para auxiliar na resolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com