TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais.

Por:   •  21/8/2021  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

CURSOS EXTRACURRICULARES: Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais.

Resumo:

É nítido e de suma importância a contribuição da realização do estudo do curso para a vida do profissional dos assistentes sociais, quando se refere sobre a avaliação de impacto de programas e políticas sociais.

A atuação do profissional nesse contexto, submeter-se garantias relacionadas ao método de decisão, gestão, avaliação das políticas sociais e de seus desdobros nos programas, serviços e projeto sociais. Uma reflexão importante do curso para a vida profissional, foi que a prática do profissional do serviço social, neste âmbito discutido, tem marcado um caminho de limites e possibilidades no referente significado e colaboração da profissão no que se diz a respeito de implementação da política de social no que se diz ao direito de todos e dever do estado. Toda essa ação da assistência social, tem se aliado a diversas áreas para que sua luta seja multidimensional, isto é, que tenham resultados múltiplos com determinações e condições que envolve a vida de todas as pessoas.

Uma reflexão que a atividade contribuiu para minha formação profissional, é que se entende que há uma imprescindibilidade de progresso nos estudos da avaliação de políticas sociais para afora dos padrões “gerencialistas” ou de observação de analise que evidencie apenas as questões políticas. É preciso que mude essa visão, e que empreguem critérios que corroborem possibilidades das políticas sociais, ampliando os direitos e cooperam no desenvolvimento do modelo civilizatório da defesa social.

Concluo que, a contribuição da atividade foi de suma importância. A área da atuação do profissional de Serviço Social no nosso país, é um verdadeiro leque de possibilidades de inclusão profissional, levando sempre em conta as políticas sociais e públicas. O estudo sobre a avaliação de impacto de programas e políticas sociais, em todo o seu contexto, nos leva a entender que toda essa mediação do Assistente Social, se dá através de uma sociedade extraordinariamente desigual, onde que as políticas públicas, tem a natureza compensatório no tocante a debito social que te escavado um profundo fortalecimento do processo de acumulação capitalista. Destaco que é, o que permite aos profissionais, seja no campo do planejamento e da gestão, ou na execução clara e sobretudo na avaliação, um parecer crítico e empenho político com as ações sociais que pleiteiam a sua intervenção na rotina profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com