TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSESSORIA, CONSULTORIA E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

Por:   •  10/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.903 Palavras (16 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 16

                    ASSESSORIA, CONSULTORIA E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

  1. Questão 1/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais

Existem vários autores que conceituam a terminologia Assessoria, de maneira geral, uma das primeiras compreensões que poderíamos fazer, nos é apresentada em nossa rota de aprendizagem, da seguinte forma:

A

Quando falamos de assessoria abordamos a prestação de um serviço profissional especializado em uma temática especifica.

R:  a) quando falamos de assessoria abordamos a prestação de um serviço profissional especializado em uma temática especifica. Tal como podemos exemplificar: Assessoria de imprensa, Assessoria Jurídica, Assessoria Contábil, dentre tantas outras modalidades.

  1. Questão 2/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais

Observamos que o conceito de Assessoria tem inúmeras definições apresentadas, algumas delas foram estudadas e qualificadas em nosso processo de aprendizagem. Tendo em vista nossos roteiros de estudos podemos compreender quais afirmativas como verdadeiras. 

(F ) Pode ser entendido como todo trabalho realizado por uma pessoa com graduação.

(V ) Prestação de um Serviço Profissional especializado em uma temática especifica. A oferta de um saber qualificado para apoiar o assessorando na realização de suas atividades profissionais ou projetos pessoais

(V ) Como uma ação que auxilia tecnicamente outras pessoas ou instituições, graças a conhecimentos especializados em determinado assunto, assim, o assessor é tido como um assistente, adjunto, auxiliar ou ajudante que detém conhecimentos que possam auxiliar a quem assessora. (Matos, 2010)

(F ) A prestação de um serviço desqualificado, sem exigência técnica ou especialização em uma área do conhecimento.

D

FVVF

R: d) FVVF

  1. Questão 3/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais

Na atualidade, a demanda por consultoria tem se ampliado, seja aplicada ao primeiro, segundo ou terceiro setor. Cada área especificamente precisa da prestação de serviço que contribua para qualificar, potencializar e implementar seu atendimento e seus serviços. Ao entendermos as demandas para consultoria, indique qual conceito assertivo de compreensão de Consultoria.

C

Serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas que digam respeito à política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações.

R: c) Serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas que digam respeito à política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações.

  1. Questão 4/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais

As demandas na área da Assessoria/Consultoria estão relacionadas a diversas frentes de trabalho, no que tange a assessoria na área social, podemos tratar de três grandes frentes de trabalho, sendo elas: As de políticas públicas; a mobilização; e os projetos sociais da iniciativa privada. Com base no conteúdo estudado qual das alternativas abaixo representa a compreensão de Assessoria em políticas públicas.

C

A assessoria em políticas públicas se refere ao campo de operacionalização das atividades do poder executivo, é recorrente a demanda por assessorias, tanto internas quanto externas. A assessoria é prestada a Gestores; Secretarias e equipes, prestando serviço em capacitação e suporte de profissional especializado.

  1. Questão 5/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais

Tendo por base o conteúdo estudado, podemos evidenciar uma confusão acerca do entendimento sobre Assessoria e Consultoria. Observe com atenção as afirmativas abaixo e interprete a relação entre as duas. (Difícil)

I - Vale ressaltar, contudo, que a maioria dos elementos que estudaremos acerca da assessoria cabem também para a consultoria. Ambas se diferenciam pela frequência/ peridiocidade da intervenção, mas estão alinhadas no que se refere ás demandas que atendem, ao perfil do profissional e à necessidade de aprimoramento técnico e teórico constante.

II - A Assessoria desenvolve-se como um processo, com certa periodicidade, ao passo que a Consultoria está mais relacionada à intervenção pontual de um profissional especializado, que possa analisar e emitir uma opinião acerca de uma situação específica. (Matos, 2010)

B

A afirmativa inicial é verdadeira e tem sua complementaridade na segunda afirmação, por isso, ambas estão corretas.

  1. Questão 1/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais

Dentro da processualidade do trabalho social voltado para Assessoria e Consultoria, precisamos de constante qualificação e aprendizado significativo, neste sentido um dos processos mais importante na intervenção de um profissional é a Avaliação de Políticas, programas e projetos sociais, isso, por entender que não basta criar e implementar ações, precisamos avalia lá para realizarmos o aprimoramento. Com base no texto e nos estudos realizados, como podemos compreender o significado de AVALIAÇÃO, quando a qualificamos, direcionando essa avaliação voltada para um projeto, programa e/ou política pública e social.

B

 A utilização de ferramentas de avaliação permite identificar de forma mais precisa, tanto os projetos com maior efetividade quanto aqueles capazes de gerar amplos resultados com investimentos de baixo custo.

R: A utilização de ferramentas de avaliação permite identificar de forma mais precisa, tanto os projetos com maior efetividade quanto aqueles capazes de gerar amplos resultados com investimentos de baixo custo.

  1. Questão 2/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais

Ao longo da terceira rota de aprendizagem estudamos que existem diferentes formas de avaliação, classificadas de acordo com seus distintos objetivos, métodos e momentos de aplicação. Assinale nas alternativas mensuradas abaixo com (V) para verdadeiro e (F) para falso. Devem identificar as alternativas que expliquem o significado de: avaliações de processo, resultados e impactos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (271.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com