TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO MARANHÃO – FACEMA

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO

DOCENTE: MARIANGELA SANTANA

GEYCIELE QUEZIA SILVA DOURADO

A CIÊNCIA COMO FORMA DE CONHECIMENTO

(RESUMO)

CAXIAS – MA

2017

Tanto a ciência quanto o conhecimento cientifico têm diferentes definições, sendo dadas pelos diversos autores que refletem sobre os tais. Essas definições são parecidas e outras diferentes. Porém, uma grande parte dos que buscam conceituar a ciência concordam, que o primeiro passo é diferenciar o conhecimento cientifico dos demais conhecimentos existentes.

        No processo de conhecer, o homem conhece a coisa, sendo conhecida torna-se objeto, fazendo parte da realidade; o dinamismo em direção ao objeto que é o processo de conhecer e os instrumentos usados nesse processo. O processo de conhecimento acontece na contrariedade.

        Sendo assim, soma-se os diferentes tipos de conhecimentos. A primeira forma é o senso comum, conhecimento empírico. É o saber que preenche o cotidiano sem o haver procurado ou estudado, sem a necessidade de aplicação de um método, é adquirido através da experiência.

        Uma outra forma de conhecimento é o teológico ou religioso, este é um dos mais antigos, que contém preposições sagradas valorativas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural, inspiracional e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis, indiscutíveis e exatas.

         A experiência artística consiste em uma forma de conhecimento subjetiva e não objetiva, o que não se propõe a ser a verdade universal. Constrói afirmações inexatas propositalmente imprecisas e indiretas.

        E por fim, o conhecimento cientifico, que é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para testar a veracidade ou falsidade de determinada teoria. Portanto, a razão deve estar atrelada a lógica da experimentação científica, caso contrário o pensamento se configura apenas como um conhecimento filosófico.

        A fundamentação do projeto de construção do conhecimento científico se deu então a partir do trabalho de três pensadores. Descartes (1596-1650) em algumas de suas obras, propôs como ponto de partida de todo conhecimento a busca da verdade primeira que não pudesse ser posta em dúvida em método: “ Se duvido, penso; se penso, existo”. Com isso, Descartes promove um “ questionamento radical do princípio de autoridade como forma de conhecimento”, pois sua atitude coloca em suspenso as verdades adquiridas por via as tradição e da revelação, isto é, do senso comum e da religião.

        A ciência, pois, é uma forma de conhecimento que, compreendida num sentido mais específico, surge historicamente no século XVI, dentro do processo da Modernidade de ruptura com o mundo feudal e eclesiástico, embasada filosoficamente pelo Iluminismo e originada com o Renascimento.

         Para Michel Foucault, a ciência pode ser vista como produto do desenvolvimento histórico e social dos processos de produção de conhecimento, sendo mais um elemento da realidade a ser estudado e descrito do que uma categoria “científica”. Ao colocar em suspensão a categoria “cientificamente”, o autor passa a compreendera ciência dentro de um aspecto teórico mais amplo e mais crítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com