TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CLASSIFICAÇÃO DOS VOCÁBULOS SEGUNDO UM CRITÉRIO MORFOLÓGICO

Por:   •  21/4/2018  •  Artigo  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 7

TENTATIVA DE CLASSIFICAÇÃO DOS VOCÁBULOS SEGUNDO UM CRITÉRIO MORFOLÓGICO

Cristina Schneider

Introdução

1."Classificação de vocábulos" é um tema que ainda se encontra numa fase elementar, porque os estudiosos de nossa língua costumam dar preferência a outros tópicos - principalmente da sintaxe - julgados de maior interesse. No entanto, o estudo da estrutura de uma língua não pode prescindir desta etapa: o agrupamento de vocábulos que tenham características estruturais em comum. Este trabalho é uma tentativa de dar o passo inicial para o preenchimento dessa lacuna no estudo do Português.

1.1 As gramáticas do português apresentam o seguinte quadro de classificação dos vocábulos:

 

1. substantivo

2. adjetivo

3. artigo

4. pronome

5. numeral

6. verbo

7. advérbio            

8. preposição          

9. conjunção

10. interjeição

Se compararmos as características atribuídas a cada uma dessas classes, logo ficar demonstrada a multiplicidade de critérios que nos levam a considerar os vocábulos como pertencentes a tal ou qual classe.

Por exemplo:

a) substantivo - "Substantivo é a palavra com que designamos ou nomeamos os seres em geral" (Celso Cunha).

b) adjetivo - "O adjetivo é a espécie de palavra que serve para caracterizar os seres ou os objetos nomeados pelo substantivo" (Celso Cunha).

"Adjetivo é a expressão modificadora que denota qualidade, condição ou estado de um ser" (E. Bechara).

c) numeral - "É a palavra que denota nome de número" (E. Bechara).

d) verbo - É a palavra que exprimindo ação ou apresentando estado ou mudança de um estado a outro, pode fazer indicação de pessoa, número, tempo, modo e voz" (E. Bechara).

e) preposição - "Chamam-se preposições as palavras invariáveis que relacionam dois termos de uma oração, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou complementado pelo segundo (consequente) " (C. Cunha).

Reconhecemos nessas definições a utilização três tipos de critérios, sendo o Semântico a exemplo do numeral, funcional a exemplo da preposição e o critério mórfico  no caso dos verbos, ou até mesmo a mistura de tais critérios. Estes fatos levam-nos a suspeitar que o quadro tradicional constitui uma adaptação de trabalho antigo e feito para outra língua.

1.2 Tais observações nos colocam diante de duas tarefas:

1) estabelecer um critério (mórfico) orientador para a distribuição dos vocábulos em classes; a escolha do critério mórfico dentre os demais justifica-se pelo fato de estarmos tratando e não de sintaxe ou semântica.

2) reestruturar o esquema tradicional segundo o critério estabelecido no ítem 1).

 

CLASSIFICAÇÃO DOS VOCÁBULOS

 

2. A heterogeneidade de critérios utilizados para a classificação dos vocábulos deixa dúvidas quanto a uma série de casos, daí a tentativa de agrupá-los segundo um critério exclusivamente morfológico.

2.1 Assumiremos em primeiro lugar que as classes gramaticais podem ser definidas por seus paradigmas e estes, por sua vez, são caracterizados por sufixos. Observando os vocábulos da língua portuguesa constatamos a existência de dois tipos de sufixos: sufixos flexionais e sufixos derivacionais

2.1.1 Os sufixos flexionais são elementos mórficos cujo significado está relacionado com a gramática pois, presos aos vocábulos, indicam as flexões gramaticais desse mesmo vocábulo.

 

2.1.1 Os sufixos derivacionais são formas presas a uma forma básica para formar um novo vocábulo.

2.2 Inicialmente faremos uma distinção entre os vocábulos que têm sufixo flexional (vocábulos variáveis) e os vocábulos que não têm tal sufixo (vocábulos invariáveis). Adotando a nomenclatura tradicional, distinguimos em dois grupos:

GRUPO A - representa os vocábulos com flexão: substantivo, adjetivo, numeral, pronome e verbo.

GRUPO B - representa os vocábulos sem flexão: advérbio, preposição e conjunção.

2.2.1 Observamos a princípio os vocábulos do grupo A. As categorias expressas por flexão nos vocábulos dessas classes são:

substantivo

número: livro, livros

gênero: professor, professora

adjetivo

número: esperto, espertos

gênero : cru, crua

pronome

número: meu, meus

gênero : nosso, nossa

numeral

número: primeiro, primeiros

gênero segundo, segunda

verbo

número ou pessoa: canta, cantamos

tempo ou modo: cantava , cantasse

Esquematizando: de acordo com as classes, em quais categorias estas se fazem presentes:

Substantivo: gênero e número.

Adjetivo: gênero e número.

Numeral: gênero e número.

Pronome: gênero, número e pessoa/ número.

Verbo: pessoa/ número, tempo e modo.

O esquema acima nos permite chegar a uma série de conclusões:

l . Podemos agrupar substantivo, adjetivo e numeral como mebros de uma única classe

que se caracteriza por ter as categorias de gênero e número expressas pelo mesmo mecanismo flexional. Esta classe será chamada de classe dos NOMES.

2. A classes dos PRONOMES permanece individualizada porque se diferencia dos nomes pelas categorias de número/pessoa, embora também tenha o mesmo mecanismo flexional para a expressão das categorias de gênero e número. Outra grande diferença entre as duas classes é a seguinte: a classe dos nomes é uma classe aberta, enquanto que a dos pronomes é uma classe fechada.

CITAÇÃO EM INGLÊS:

"Word classes may be open or closed in membership: all language have open classes, and most have some closed ones as well. An open class is one whose membership is in principle unlimited, varying from time to time and between one speaker and another. ( ... ) Closed classes contain a fixed and usually small number of number words, which are the same for all the speakers of the language, or the dialect, and which do not lose or add members without a structural alteration in the grammar of the language as a whole"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com